Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 23 de julho de 2020

CRISE DE IDENTIDADE

CRISE DE IDENTIDADE
Ir∴ Ricardo Martinez

A identidade maçônica esta , envolta em representações que enfatizam ora o político, chamando o maçom ao exercício da cidadania; ora o psíquico, quando ele se volta para o desenvolvimento de sua pessoa (corpo e mente). Mas como essa instituição produtora de um sentido para seus adeptos encontra-se em crise identidaria, esse processo se torna algo conflituoso .

No caso da maçonaria, diante do sentimento de alguns maçons de que não há sentido algum no mundo privado maçônico e o efeito de estranhamento, têm-se diversas reações,reveladas em suas trajetórias como maçons.

O estranhamento de alguns maçons em relação à instituição, isto é, em relação às questões: o que é a maçonaria, para que serve a maçonaria, qual o objetivo da maçonaria, etc. é conseqüência da crise de representação da instituição e isso tem conseqüências práticas nas trajetórias desses maçons que se inquietaram com a instituição, esperando o resgate de uma maçonaria que procura recuperar o aspecto do sagrado na maçonaria.

O aspecto místico da maçonaria foi ressaltado sobretudo em seus graus filosóficos.

A valoração do simbolismo (Conhecimento) da Ordem passou assim a delimitar um espaço e uma identidade maçônica. Outro depoimento de um Ir. que ingressara na maçonaria ,e que depois rompera com essa maçonaria, em busca por uma maçonaria mística. Diante da pergunta sobre o que esse maçom buscava na maçonaria, ele respondeu:

.. Uma busca que já estava latente em mim desde criança...uma busca pelo desconhecido... uma busca por aquilo que eu não via mas que eu sentia dentro de mim...alguma coisa que estava além do meu conhecimento e que eu queria ir mais além...a eterna busca do ser humano... e isso encontrei na Rosa Cruz e na maçonaria aonde prevalecia sua Essencia. A maçonaria significa tudo: conhecimento...sabedoria...ordem...perfeição.

“Não devereis combater somente as vossas paixões, mas ainda a outros inimigos da Humanidade, como sejam: os hipócritas que a enganam: os pérfidos, que a defraudam; os fanáticos, que a oprimem; os ambiciosos que a usurpam; e os corruptos e sem princípios, que abusam da confiança das massas”.

URGE QUE SEJA REPENSADA A AÇÃO MAÇÔNICA, QUEM SOMOS???

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário