MÃO DIREITA OU MÃO ESQUERDA
Sérgio Quirino Guimarães
ARLS Presidente Roosevelt 025
Saudações estimado Irmão,
para fazer caridade não importa se é com
MÃO DIREITA
OU MÃO ESQUERDA
Com o passar dos anos alguns aspectos religiosos são incorporados aos Rituais Maçônicos o que leva alguns Irmãos a praticarem uma Maçonaria Religiosa.
Nossos Rituais, Lendas e Instruções foram criados para o desenvolvimento moral, ético, intelectual, fraternal e libertário dos Maçons, ninguém deve entrar para a Sublime Ordem para conseguir um lugar no Céu ou evitar uma estadia no Inferno.
MAÇONARIA NÃO É RELIGIÃO
É importantíssimo que os Irmão saiba distinguir “ilustração” de “instrução. Em alguns Rituais a instrução vem acompanhada de um exemplo (ilustração) e os Irmãos se apegam mais ao exemplo que propriamente ao ensinamento (instrução).
Também é importante ressaltar que Ritos e Rituais são uma coisa e Maçonaria é outra coisa. Parece complicado, mas Maçonaria é um conjunto de valores e Ritos e Rituais são criações de grupos para promover o desenvolvimento da prática dos valores maçônicos, dentro de uma linguagem e o contexto históricos culturais da sociedade ao qual pertence o grupo.
Um exemplo muito triste é a pretensa salva-guarda dos que nada fazem em prol da caridade e se “protegem” usando o ensinamento Cristão “Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita” (Mateus, cap. VI, vv. 1 a 4).
Este é um PRECEITO CRISTÃO, não é PRECEITO MAÇÔNICO, quando muito é uma ilustração de um ensinamento de um Rito Maçônico. Lógico que como cristão eu o pratico, mas é importante diferenciar o indivíduo da instituição.
O Preceito Maçônico referente a caridade é bem claro: TODA A OPORTUNIDADE QUE PERDER EM PRESTAR AJUDA, SERÁ CONSIDERADO PERJÚRIO.
O interessante que a caridade maçônica está mais para o Islamismo que para o Cristianismo. O Zakat ou “caridade compulsória” (terceiro pilar do Islã), não é apenas recomendada pelo Islã, mas é requerida de todo muçulmano financeiramente estável.
O Islã encoraja o compartilhamento de bens com outros e ajuda as pessoas a se estabelecerem e serem membros produtivos da sociedade.
O Individuo não deve fazer “propaganda” do que faz, mas a Instituição deve propagar suas ações. As Lojas devem criar atividades junto à comunidade, as Grandes Lojas e Grandes Orientes devem mostrar às Lojas suas ações libertárias, igualitárias e fraternais junto à sociedade. Estas prestações de contas garantem credibilidade e comparecimento dos Irmãos nas próximas campanhas.
Para os Irmãos que não “digeriram” bem o artigo, acreditando até em algo perto de uma profanação ao cristianismo, eu peço que continuem lendo o Livro de Mateus e encontrem a passagem da cura do leproso. Após curá-lo o Grande Mestre lhe instruiu que não falasse com ninguém, mas que fosse se mostrar aos sacerdotes e oferece o dom prescrito por Moisés, a fim de que lhe sirva de prova.
Entendo que o silêncio solicitado foi para evitar a propaganda individual, mas apresentar-se aos sacerdotes (sociedade) era para propagar o bem recebido.
Nossas Instituições devem sim nos informar e também à sociedade nossa atuação como construtores sociais.
CUIDADO: PRECONIZAR A DISCRIÇÃO MUITA DAS VEZES INCENTIVA A OMISSÃO!
Aos Irmãos que ainda insistirem no “Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita” eu peço que estudem e verifiquem que mão não deve saber o que a outra deu para o Tronco de Solidariedade.
Nada é tão simples como parece, instruções maçônicas não são explicadas com inserções de Dogmas.
A intenção deste pequeno artigo é despertar em você a vontade de saber um pouco mais sobre o assunto, fazer uma Prancha de Arquitetura e quando ela estiver pronta, levar para sua Loja enriquecendo nosso Quarto de Hora de Estudos. Lembrem-se que todos nós, independente do Grau ou do Cargo, somos responsáveis pela qualidade das Sessões Maçônicas.
De acordo com o PROMAÇOM cujo programa visa à integração das Lojas Maçônicas, segue em anexo, o quadro com as atividades das Lojas que se reúnem na avenida Brasil 478 e, de algumas situadas fora do Palácio Maçônico.
HOMENAGEM aos queridos Maçons Muçulmanos: O Islã enfatizam a Sadaqah, ou caridade voluntária, para os necessitados. O Alcorão prescreve que se deve alimentar o faminto, vestir o despido, ajudar o necessitado, e que quanto mais alguém ajuda, mais Deus ajuda a essa pessoa, e que quanto mais se dá, mais Deus dá à pessoa. A pessoa sente que está cuidando dos outros e que Deus está cuidando dela. A estes Irmãos, Salam Aleikum.
Fonte: JBNews - Informativo nº 0164 - 07/02/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário