Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2024

A SUMA DO GRAU DE APRENDIZ

Ir∴Manoel Messias do Nascimento 
C∴M∴A∴R∴L∴S∴ Antônio Zabulon Filho, Nº 27 GOIRJ-COMAB - CIM: 2230

Primeiro grau, ou do Aprendiz, destina-se a sua significação simbólica para fornecer uma representação de apenas jovens sobre as lutas, as provações e deveres de um e responsável existência terrena. Em sua primeira admissão naLoja, o candidato é lembrado de que o Estado fraco e impotente do homem sobre a sua entrada no mundo; despreparados para as exigências do presente, ignorante das vicissitudes do futuro, e depende, para sua segurança e muito existência em que Deus, em quem unicamente, em todas as provações e dificuldades, há alguma confiança certa e permanente.

E como o jovem é preparado por um virtuoso da educação e úteis para sua jornada pela vida, então o aprendiz obtém neste Grau whereon as primeiras instruções para construir seu futuro e maçônico Edifice moral. Ele agora recebe os dados elementares de que a linguagem universal em que a seguir ele é conversar com seus irmãos de todas as naturezas, de modo a compreender e ser compreendido pelos maçons de todas as línguas e dialetos sob o sol.

Ele é direcionado para assumir, como uma equipe e alforjes para a viagem, um conhecimento de todas as virtudes que ampliam o coração e dignificar a alma. Sigilo, humildade, obediência, confiança em Deus, a pureza de consciência, a economia de tempo, são todos incutida por cerimônias simbólicas muito impressionante em seu personagem para ser esquecido. E, por último, como a caridade a pedra angular de todas as virtudes maçônicas, a beleza e a santidade do atributo são representados em modos emblemático que nenhuma língua falada poderia igualar.

O Grau de Aprendiz é, em suma, um de estágio e preparação para uma posição mais avançada, e mais exaltados privilégios e deveres. Na ciência simbólica da Maçonaria, a Loja é freqüentemente representado como um símbolo da vida. Neste caso, o trabalho Lodge se torna o símbolo da mão de obra de vida, suas funções, provações e tentações, e Mason é o tipo do trabalhador e do ator em que a vida. A pousada, em seguida, é, no momento da recepção de um Aprendiz, um símbolo do mundo, e o início é um tipo de vida nova em que o candidato está prestes a entrar.

Lá, ele fica sem os nossos portais, no limiar da vida maçônica novo, no escuro, desamparo e ignorância. Tendo andado em meio a erros e coberto com as corrupções do mundo exterior e profano, ele vem interrogativamente a nossas portas, em busca do novo nascimento, e pedindo a retirada do véu que esconde a verdade divina de sua vista não iniciados. E aqui, como Moisés na sarça ardente, a admoestação solene é dada, "Tira as sandálias dos pés, por que tu estás whereon lugar é terra santa".

Há muito analogia entre a preparação do candidato na Maçonaria e na preparação para entrar no templo, tal como é praticada entre os antigos israelitas. O tratado talmúdico intitulado "Beracoth" prescreve o regulamento com estas palavras: "Nenhum homem entra em casa do Senhor com o seu pessoal [uma arma ofensiva], nem com seu vestuário, nem com sapatos nos pés, nem com o dinheiro em sua bolsa. "

Nos Mistérios Antigos do aspirante foi sempre mantida por um determinado período de tempo em uma condição de escuridão. Daí a escuridão se tornou um símbolo de iniciação. Aplicado ao simbolismo maçônico, destina-se a lembrar o candidato da sua ignorância, que a Maçonaria é a de esclarecer, de sua natureza maligna, que a Maçonaria é purificar; do mundo, em cuja obscuridade, ele se tornou um andarilho, e de que a Maçonaria é resgatá-lo.

Cerimonial Preparações rodeiam, todas de caráter significativo, para indicar-lhe que alguma grande mudança está para acontecer em sua condição moral e intelectual. Há de ser, não simplesmente uma mudança para o futuro, mas também a extinção do passado, para a iniciação é, por assim dizer, uma morte para o mundo e uma ressurreição para uma vida nova.

Nas iniciações antigas o candidato nunca foi autorizado a entrar no limiar do templo ou caverna sagrada onde as cerimônias eram para ser realizadas, até pelo mais solene advertência que ele tinha ficado impressionado com a necessidade de sigilo, cautela e coragem. Pelo simbolismo do choque da entrada, o mundo fica para trás. É um símbolo do rompimento do candidato a partir dos laços do mundo, e sua introdução na vida da Maçonaria. É o símbolo da agonia da primeira morte e as dores do novo nascimento.

Como os maçons, somos ensinados a nunca iniciar qualquer empresa grande ou importante sem primeiro invocar a bênção da Divindade. No início de um candidato é, portanto, que o habitual para fazer uso de uma oração. A crença em Deus, constitui o único credo de um maçom - pelo menos, o credo apenas que ele é obrigado a professar.

Os Ritos da circunvolução é o nome dado a esse respeito em todas as cerimônias religiosas da antiguidade, que consistia em uma procissão ao redor do altar ou algum objeto sagrado. Assim, na Grécia, os sacerdotes e as pessoas, quando envolvidas em seus ritos de sacrifício, sempre andou três voltas ao redor do altar, enquanto cantando um hino sagrado. Macróbio diz-nos que esta cerimônia tem uma referência para o movimento dos corpos celestes. Portanto, ao fazer esta procissão ao redor do altar, um grande cuidado foi tomado para movimentar na imitação do curso aparente do sol.

A Loja representa o mundo, os três principais oficiais representam o sol em seus três posições principais: Ao crescer, a meridiano, e se pôr. A circunvolução, portanto, é uma alusão ao curso aparente do astro solar, através desses pontos, ao redor do mundo.

Durante a circunvolução Salmo 133 é lido. O grande ensinamento deste Salmo é o amor fraternal, que a virtude que é o princípio mais importante da ordem maçônica. Percebe-se que o Salmo 133 é a intenção de representar a exultação dos Sacerdotes e levitas retornando do cativeiro na Babilônia e novamente unidos no serviço de Deus no Santuário.

Falha foi encontrado com o Rito da Maçonaria, porque perpetua o erro de mobiliário do Templo de Salomão, com três portas ... um no sul, um no oeste e outro no leste. Embora, na verdade, havia apenas uma porta de entrada para oTemplo, e que estava na varanda no lado leste.

Não é pretendido, ou porque a Maçonaria adoptou o templo em Jerusalém, como as bases ou forma elementar de todos os seus símbolos, uma loja é, portanto, já esperado, exceto em um sentido simbólico, a ser uma representação do Templo. Pelo contrário, a própria situação de uma Loja é exatamente o contrário do que a do Templo. A entrada dos primeiros é a oeste, de que o último foi no leste. O lugar mais sagrado em uma Loja é o seu extremo leste, a do Templo foi sua extremidade ocidental.

A circunvolução e os três portões supostamente simbolizam o progresso de cada homem em sua jornada em busca da verdade, o grande objetivo de todo o trabalho maçônico, e dos embaraços e obstruções que ele deve se reunir com a sua busca.

O dever de um Aprendiz é abraçada pelas virtudes do silêncio e em segredo.

Em todos os Mistérios Antigos, a mesma relutância em comprometer as instruções esotéricas dos Hierofantes de escrever é aparente e, portanto, o conhecimento secreto ensinado em suas iniciações foi preservada em símbolos, o verdadeiro significado do que estava escondido perto do profano.

O material de luz que surgiu à tona na fiat (ordem) do Grande Arquiteto, que a escuridão e o caos foram dispersos, nunca foi, na Maçonaria, um símbolo favorito do que a iluminação intelectual, que é o objeto da ordem de criar no mentes de seus discípulos. Esta iluminação mental - esta luz espiritual, que, após seu novo nascimento, é o primeiro pedido do candidato, é apenas outro nome para a Divina Verdade - a Verdade de Deus e da alma - que constituem o principal desígnio de todos os ensinamentos maçônicos.

Fonte: JBNews - Informativo nº 239 - 24.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário