Páginas

quinta-feira, 8 de junho de 2023

NOSSOS SÍMBOLOS

Ir∴ Anatoli Oliynik
Academia Paranaense de Letras Maçônicas
Curitiba - Paraná

A composição do esquadro e do compasso ficou sendo conhecida, mais nas Américas do que na Europa, a partir do início do século XIX...

A tradicional composição cruzada do compasso e do esquadro tendo ao centro a letra “G”, é o mais conhecido símbolo da Fraternidade Maçônica, tanto entre os Maçons como entre os profanos.

Para os Maçons Operativos o compasso e o esquadro, juntamente com o nível e o prumo, sempre foram os instrumentos profissionais da sua arte de construir e com o correr do tempo passaram a simbolizar, além da perfeição de suas catedrais e de outras obras materiais, também a retidão e a perfeição de seus atos morais.

Também para eles - os operativos - a letra “G” significava Geometria e era sinônimo da Arte de Construir. Sendo Geometria uma palavra que em todas as línguas da Europa Ocidental tem o mesmo radical lingüístico e a mesma inicial, passou o “G” a simbolizar indistintamente Geometria, Arte de Construir e Maçonaria.

Na Maçonaria moderna, ou na Maçonaria Especulativa, aqueles quatro instrumentos tiveram seu sentido sublimado e passaram a simbolizar a retidão e a perfeição com que devemos realizar os nossos trabalhos e as nossas tarefas da arte interior de construir a retidão do nosso caráter e a letra “G” tornou-se o símbolo do Ser Supremo, do Grande Arquiteto do Universo, ou como quer que o concebamos.

A composição do esquadro e do compasso ficou sendo conhecida, mais nas Américas do que na Europa, a partir do início do século XIX, porque joalheiros americanos, pretendendo criar uma jóia artística que agradasse aos Maçons, desenharam um “G” no centro do Esquadro e Compasso cruzados. Este conjunto foi-nos legado pelos Maçons Operativos, sem a letra.

Logo, concluímos que a letra “G”, em Maçonaria, significa única e exclusivamente GEOMETRIA tal como era o seu significado para os Maçons Operativos.

A fertilidade dos maçons “inventores” deturpou esse significado.

Fonte: S. Brent Morris - Massonic Philanthropies, Lexington (USA), 1997. - 
JBNews - Informativo nº 0161 - 04/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário