Páginas

terça-feira, 22 de março de 2016

POR QUE AS LOJAS MORREM?

Por qué mueren las Logias?
Tradução:  ir.´. Laurindo R. Gutierrez- Loja Pesquisas Maçônicas Brasil –Londrina-Pr 

01- Por no asistir a lãs tenidas.   Por não assistir as reuniões. 
02- Por falta de energía del Venerable.   Por falta de energia do veneravel. 
03- Por la falta de atividade do Secretário.     Por falta de atividade do Secretário. 
04- Por falta de empeño del Tesorero.     Por falta de empenho do Tesoureiro. 
05- Por no concurrir nunca a la hora reglamentária.     Por não obedecer nunca a hora. 
06- Por no querer aceptarse cargos.    Por não querer aceitar cargos. 
07- Por estar siempre dispuesto a criticar y nunca dispuesto a obrar. Por estar sempre disposto a criticar e nunca a trabalhar. 

08- Por tratar de encontrar siempre um defecto em el trabajo de los funcionarios y oficiales.  Por procurar sempre um defeito nos trabalhos dos funcionários e dos oficias. 
09- Por disgustarse si no hacen a uno, miembro de alguna comisión.   Por desgostar-se se não o fazem membro de alguma comissão. 
10- Por no desempeñar nunca so cometido si acepta, “por negarse” algun cargo em Logia.    Por não desempenhar nunca sua obrigação. “Por não negar-se algun cargo”  em Loja.  
11- Por no emitir franca y leal opinión, em los los asuntos em que és consultado, y decir después  que las cosas debieron hacerse de tal y qual manera.   Por não emitir franca e leal opinião , nos assuntos em que é consultado e depois dizer que as coisas deveriam ser feitas desta ou daquela maneira. 
12- Por pensar y decir que la Logia está manejada por uma “camarilla”, quando los funcionários y oficiales trabajam no cumprimento de su deber Por pensar e dizer que a Loja é comandada por uma “camarilha”, quando os funcionários trabalham no cumprimento de seu dever. 
13- Por ser intemperante, áspero, vaidoso y mui lleno de amor próprio para no reconocer sus propios errores.Por ser intempestivo, áspero, vaidoso e muito cheio de amor próprio para reconhecer seus erros. 
14- Por hacer uso de la palabra para agredir o tratar de asuntos políticos o religiosos que son proibidos. Para fazer uso da palavra para agredir, ou tratar de assuntos políticos ou religiosos, que são proibidos. 
15- Por creerse perfecto, infalible y superior a los damás. Por crer ser perfeito, infalível e superior aos demais. 
16- Por aspirar a todos los derechos y no cumplir  jamás com ninguno de los deberes. Por aspirar todos os direitos e não cumprir jamais com nenhum dos deveres. 
17- Por no observar em nuestra vida civil, la conducta que debemos observar com los hermanos. Por não observar na vida civil, a conduta que devemos observar com os irmãos. 
18- Por no respetar las opiniones ni los derechos masónicos, civiles, econômicos y sociales de todos los hermanos. Por não respeitar todos os direitos maçônicos , civis, econômicos e sociais de todos os irmãos. 
19- Por creer que solo nuestro Hermano tiene obligacionnes, y nosotros solo tenemos derechos. Por crer que só nosso irmão tem obrigação, e nós só temos direitos.  
20- Por sembrar resentimientos entre los miembros. Por semear ressentimentos entre os membros. 
21- Por halagar la vanidad  de um hermano com perjuicio de outro hermano. Por bajular a vaidade de um irmão com prejuizo de outro irmão. 
22- Por discutir sin ilustrar.  Por discutir sem esclarecer. 
23- Por trabajar siempre em família. Por trabalhar sempre em família. ( ? ) 
24- Por hacer monótonas las Tenidas. Por fazer monótonas as sessões. 
25- Por negarse sistematicamente todo esfuerzo en bien de La Logia.  Por negar sistematicamente todo esforço para o Bem da Loja. 
26- Por falta de disciplina.  Por falta de disciplina. 
27- Por convertir la Logia en uma Tertúlia, después de abierto los trabajos . Por transformar a Loja numa Sala de Bate Papo, após abertos os trabalhos.  
28- Por hacermos eco de versiones contrarias a um Hermano em vez de defenderlo. Por fazer eco de versões contrárias a um irmão em vez de defende-lo. 
29- Por convertir em semillero de rivalidades y ódios lo que debe ser un surco compacto de Fraternidad. y perene armonia. Por transformar em semeadura de rivalidades e ódios o que deve ser um Sulco de Fraternidade e Perene harmonia. 
30- Por decir hipocritamente en Logia “El querido Hermano fulano” y decir malamente en la calle “ El pícaro fulano” . Por dizer hipocritamente em Loja “o querido irmão fulano” e na rua dizer “  aquele irmão patife” 
31- Por ser intransigente em todo, hasta em pagar la cuota. Ser intransigente em tudo, até para pagar a mensalidade.  
32- Por querer ser siempre Venerable de la Logia, o pelo menos Vigilante, pero  nunca ser Secretário o Tesorero o guarda Del Templo.  Por querer sempre ser o Venerável da Loja, porém nunca ser Tesoureiro, Secretário ou Guarda do Templo. 
33- Por apatia y falta de lealtad a lo Jurado. Por apatia e falta de lealdade ao Juramento.
                
Extraído de:  Prontuário Dialogado de la Masoneria
Autor -  Luis Umbert Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário