Páginas

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

ORDEM DO DIA

ORDEM DO DIA 
(republicação)

Em 13/04/2016 o Respeitável Irmão José Guido Teixeira Júnior, Loja Fraternidade Castrense, 0366, REAA, GOB-PR, Oriente de Castro, Estado do Paraná, formula a questão que segue: guidoteixeira@uol.com.br 

Através desse canal, posso fazer pergunta na Revista a Trolha, para o Irmão Pedro Juk, sobre dúvida no ritual do REAA? Caso possível à pergunta é a seguinte: 

Na ordem do dia, do REAA, somente podem ser discutidos assuntos ou propostas de interesse da Loja ou da Ordem? A ordem do dia deve ter o caráter deliberativo? Assuntos relacionados a conselhos municipais de segurança ou saúde, observatório social e político sem envolver questão partidária, podem ser incluídos na Ordem do Dia? 

CONSIDERAÇÕES:

A Ordem do Dia é um período para debates que demandam de votações sobre assuntos eminentemente maçônicos. 

Obviamente o período possui sim o caráter deliberativo, até porque dele existem decisões após o exame e discussão das matérias de pauta. 

O que deve haver, entretanto, é o bom senso para a discussão da matéria, já que se dela exararem discussões e debates prolongados, seria de bom alvitre que a Loja preliminarmente colocasse o assunto numa Sessão Administrativa, sem a ritualística acentuada do giro da palavra em acordo com as regras ritualísticas de uma Sessão Ordinária maçônica. 

Assim, o debate ganharia mais consistência, cujo resultado prévio do mesmo seria então levado para votação formal por ocasião da realização de uma Sessão Ordinária da Loja. 

Devo salientar que durante a Ordem do Dia de uma Sessão Ordinária, o uso da palavra segue rigorosamente o giro formal da mesma, dai sugere-se uma prévia avaliação do debate e ver se não é o caso de antes levar o assunto para uma Sessão Administrativa visando à praticidade e objetividade. 

Quanto à última parte da vossa questão, entendo que apenas assuntos esmiuçados e previamente debatidos deverão ir para a Ordem do Dia, desde que o assunto realmente mereça tratamento maçônico dado às conclusões do Orador. 

Devo salientar que os trabalhos de uma Loja primeiramente devem primar pelo aperfeiçoamento do Homem, justamente pelo método iniciático e dialético da Ordem. Obviamente que assuntos da ordem social e política da comunidade também são de interesse da Maçonaria, todavia discussões e debates nesse sentido não carecem obrigatoriamente de uma sessão ritualística para tal. 

Penso que a Loja que possui esse perfil de modo acentuado, pode adequar o seu calendário de trabalho também para esses afins. Desse modo haveria tempo para os trabalhos litúrgicos específicos, assim como haveria tempo apropriado para discussões de temas abrangentes que envolvam aspectos exteriorizados (fora dos umbrais do Templo). 

Obviamente que antes deve haver ponderação sobre os fatos que antecedem aos debates, de tal modo que eles não enveredem para discussões político-partidárias e nem religiosas. 

Essas são as minhas ponderações. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.231– Florianópolis (SC) – quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário