Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

SINAL NA MARCHA

SINAL NA MARCHA
(republicação)

Em 24/05/2016 o Respeitável Irmão Valmir Pratas Guimarães, Orador da Loja Luz e Caridade, 0525, REAA, GOB-MG, Oriente de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, formula a seguinte questão: valmir.guimaraes@uol.com.br

Ontem tivemos uma sessão de Grau 3 para instruções aos novos Mestres. Na página 40 do ritual do 3º Grau, assim descreve como deve ser feita a Marcha de Mestre Maçom: “Inicia-se com o Sinal de Aprendiz e dá-se os passos de Aprendiz; passa-se DIRETAMENTE (grifo meu) para o Sinal de Companheiro e executa-se os Passos de Companheiro...”

Ai nesse DIRETAMENTE ficou a duvida, alguns Irmãos entendem que passar diretamente para o Sinal de Companheiro deve ser feito sem desfazer o Sinal de Aprendiz pelo Sinal Penal.

Eu entendo que para passar para o Sinal de Companheiro é necessário desfazer pelo Sinal Penal, o Sinal de Aprendiz e depois logo em seguida (diretamente) fazer o Sinal de Companheiro.

Gostaria de seus préstimos para nos orientar qual o procedimento correto.

CONSIDERAÇÕES:

O Irmão está coberto de razão. Infelizmente, ainda existe a turma que busca a complicação – esses geralmente ficam a inventar procedimentos. Ora, obviamente que quando se compõe um Sinal é necessário desfazê-lo antes de compor outro, ou mesmo antes de sentar. O ato de desfazer o Sinal está diretamente ligado ao seu título (Gut∴, Cord∴ ou Ventr∴).

É regra consuetudinária que ao se desfazer um Sinal do Grau, o fazemos pela pena simbólica (vide o juramento). Não se vai diretamente de um para outro sem que antes o anterior esteja finalizado.

Assim, no caso da Marcha (única situação que se anda com o Sinal), o termo “diretamente” é para que não se faça saudação às Luzes, já que esta só acontece ao final dos passos do Grau. A regra é por primeiro se desfazer um Sinal para em seguida se compor outro.

Outro aspecto para se considerar é que nem sempre o gesto de se desfazer um Sinal significa que se esteja saudando alguém. O que existe realmente é a saudação pelo Sinal e isso denota em Maçonaria que quando cumprimentamos alguém em Loja o fazemos pelo Sinal, todavia nem sempre fazer o Sinal significa saudar. Afinal, o significado de um Sinal maçônico é muito mais profundo do que um gesto de cumprimento.

Finalizando, o termo “diretamente” vem do adjetivo “direto” que, nesse caso, significa “de imediato”, isto é, muda-se o Sinal de imediato para outro Sinal (desfaz primeiro um e de imediato compõe outro).

T.F.A.
Pedro Juk - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.290 – Florianópolis (SC), sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário