Páginas

sábado, 21 de novembro de 2020

VIGILANTE AO LADO DO VENERÁVEL

VIGILANTE AO LADO DO VENERÁVEL
(republicação)

Em 23/08/2016 o Respeitável Irmão Carlos Toledo, Venerável Mestre da Loja Trabalho, Cultura e Perfeição, REAA, GOB, Oriente de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, faz a seguinte pergunta em caráter de urgência:

Na intenção de melhorar os conhecimentos da Loja, gostaria de saber se me é permitido colocar ao meu lado o Segundo Vigilante por ocasião de uma Sessão de Instrução aos Aprendizes e o Primeiro Vigilante na Sessão de Instrução dos Companheiros.

CONSIDERAÇÕES:

Em sendo uma Sessão normal (das previstas no RGF) isso não é possível, até porque existe um Decreto sob o nº 1469 de fevereiro de 2.016 do Grão-Mestre Geral que ordena e disciplina a ocupação das duas cadeiras de honra que vão colocadas à direita e à esquerda do Venerável Mestre. Assim, sob a óptica da legalidade, no Decreto mencionado não está prevista a ocupação dessas cadeiras pelos Vigilantes durante a Sessão.

Penso que se essa prática for destinada à instrução, então o Venerável pode convocar uma instrução simulando uma sessão maçônica, isto é, não abrindo oficialmente a Loja (fora do calendário), senão como uma espécie de ensaio (treinamento) que objetiva dar experiência aos ocupantes de cargos em Loja.

Nesse sentido, sem que seja uma Loja oficialmente aberta, vejo existir a possibilidade para esse tipo de treinamento para os Vigilantes.

Agora reitero que isso não é possível numa Sessão Ordinária, justamente pelo fato de não haver previsão legal para o fato. Temo que uma orientação nesse sentido possa comprometer o andamento correto dos trabalhos, lembrando que numa sessão normal, Luzes, Dignidades e Oficiais ocupam cada qual o seu lugar previsto no Ritual.

Finalizando, deixo então a opção de que apenas se simule uma sessão para treinamento, cujo objetivo é mesmo a instrução, se esse for o desejo da Loja.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.316– Florianópolis (SC), quarta-feira, 1º de fevereiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário