(republicação)
O Respeitável Irmão José Aparecido dos Santos, Lojas Frederico Chalbaud Biscaia, 119 – Rito Moderno ou Francês e Justiça n° 12 – REAA, Grande Oriente do Paraná (COMAB) Oriente de Maringá, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:
aparecido14@gmail.com ou cido_ipora@yahoo.com
A minha dúvida é a seguinte: Tenho um Irmão que foi Venerável Mestre do Rito R∴E∴A∴A∴ e agora sendo Mestre Instalado neste Rito e pertencente ao Grande Oriente do Paraná - GOP, se filiou a uma Loja do Rito Adonhiramita e nesta filiação mandou confeccionar todos os paramentos (avental, faixa, joias) de Mestre Instalado para o Rito que se filiou (Adonhiramita). Minha dúvida é que ele não foi Venerável Mestre neste Rito Adonhiramita que fez a sua filiação. Pode ele usar um avental de um Rito que não foi Venerável Mestre e sim foi do Rito R∴E∴A∴A∴? Não deveria usar o Avental, Faixa, Joias de Mestre Maçom para o Rito Adonhiramita?
CONSIDERAÇÕES:
Embora Ritos de origem francesa verdadeiramente não possuam esse título de Mestre Instalado, porém na Maçonaria Brasileira o fato é consuetudinário, em linhas gerais “instalação” significa posse.
Assim Mestre Instalado não é grau, porém um título distintivo daquele que um dia foi eleito Venerável Mestre e tomara posse como dirigente maior de uma Loja Maçônica.
Quando no exercício do seu mandato ele é o Venerável Mestre. Cumprido o seu tempo ele é um Ex-Venerável que aqui, por existir uma cerimônia copiada da Maçonaria Inglesa, ele é um Mestre Instalado.
Como dito, Mestre Instalado não é grau de um Rito, porém é aquele que foi um dia Venerável Mestre de uma Loja sem qualquer distinção de Rito.
Por extensão não importa se o Obreiro foi “instalado” neste ou naquele Rito. Em tendo ele sido Venerável, ele é um Mestre Instalado.
Quanto aos paramentos eles podem até se diferirem conforme o Rito, mas a ordem dos fatores não altera o produto.
T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 424 Florianópolis (SC) 27 de outubro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário