Páginas

domingo, 1 de agosto de 2021

ACESSO AO ORIENTE - BALAUSTRADA

ACESSO AO ORIENTE - BALAUSTRADA
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Aristides Prado, Mestre Maçom, Loja Dario Veloso, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná. 

A minha dúvida é sobre se a entrada, ao Oriente, mais próximo à Balaustrada (mais ao canto Nordeste), e a saída pelo canto Sudeste

RESPOSTA:

O acesso ao Oriente em Loja aberta se faz entre a porção que divide o eixo do Templo e o canto esquerdo (de quem entra). Nesse sentido o recomendável é que se entre no quadrante oriental pelo Nordeste, evitando-se o deslize de se ultrapassar o eixo e acessar o lado contrário. 

Da mesma forma é também recomendável que o obreiro em deslocamento ao sair do Oriente o faça pelo canto Sudeste para ter acesso à Coluna do Sul.

A entrada e saída pelo eixo não estaria completamente errada, todavia existe a possibilidade do obreiro errar no cálculo e entrar ou sair pelo lado contrário. 

Daí ratificamos a recomendação que se entre pelo lado esquerdo, de frente e mais próximo à balaustrada, assim como em retirada, de frente para o Sul, o mais próximo da abertura pela balaustrada – entrada pelo Nordeste, retirada pelo Sudeste.

O obreiro em circulação no Oriente não obedece à padronização de circulação, obedecendo apenas à regra de entrada e saída do mesmo conforme especificação acima.

No Ocidente - Aproveitamos o ensejo para orientar que a entrada em Loja aberta se faz pelo eixo da porta de entrada e o batente Norte, assim como a sua saída pelo eixo ou batente Sul. Em resumo: entra-se pelo Norte e se sai pelo Sul. Esse procedimento se reporta ao modo de circular em sentido horário no Ocidente da Loja.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 505 Florianópolis (SC) 15 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário