Páginas

sábado, 20 de novembro de 2021

AUMENTO DE SALÁRIO

AUMENTO DE SALÁRIO
(republicação) 

O Respeitável Irmão José Amaro Lopes Pereira, Venerável Mestre da Loja Fidelidade e Virtude, 0044, REAA, GOB, Oriente de São João da Barra, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte questão: jamarolopespereira@hotmail.com

Tenho uma dúvida, os Irmãos Vigilantes são os “responsáveis” pelos Irmãos das suas Colunas. O Aprendiz e o Companheiro pedirá aumento de salário à quais dos Irmãos Vigilantes? Estou para perguntar ao Irmão Secretário de Ritualística (REAA), foi oportuna a leitura do  JBNEWS.

CONSIDERAÇÕES: 

Os Vigilantes ajudam o Venerável Mestre a dirigir os trabalhos da Loja cujo auxílio se dá de acordo com as Colunas do Norte e do Sul. Assim o responsável pelos trabalhos de uma Loja é o Venerável Mestre, sendo que uma Loja aberta compreende o Oriente, o Ocidente, o Norte e o Sul. É completamente equivocada a conclusão de que os Vigilantes dirigem de maneira autônoma as respectivas Colunas. Estes auxiliam o Venerável Mestre na direção dos trabalhos.

No caso do Grande Oriente do Brasil, embora o Artigo 120 do RGF∴ preconize o ato de “direção”, a sua redação é clara no tocante ao termo “conforme determina o respectivo Ritual”.

Assim, em uma análise mais crítica do “respectivo Ritual” podemos observar que em toda a dialética entre as Luzes da Loja para as atitudes de trabalho, sempre é o Venerável que dá a ordem por primeiro para os Vigilantes. 

Assim evidentemente existe um gerenciamento de direção nas Colunas pelos Vigilantes, porém nunca sem que antes qualquer ato tenha partido do Venerável Mestre. Note, por exemplo, que é o Venerável Mestre que põe a Palavra nas Colunas através dos Vigilantes. Se a Palavra estiver em uma respectiva Coluna, o Obreiro que quiser falar pede ao Vigilante, entretanto não devemos esquecer que o giro da Palavra lá está porque fora antes anunciado pelo Venerável através dos Vigilantes. Assim todos os atos partem do Venerável Mestre.

Outro pormenor, porém não menos importante é que o Aprendiz ou o Companheiro não pede aumento de salário. Quem verifica a qualidade e pede procedimentos para a possível mudança de Grau são os responsáveis pelas instruções – o Segundo Vigilante para os Aprendizes e o Primeiro Vigilante para os Companheiros – Artigo 35 e 36 com seus respectivos parágrafos do Regulamento Geral da Federação. 

Assim, também nos mesmos Artigos está preconizado o procedimento, dando-se aqui destaque que, depois de cumpridas as obrigações emanadas pelo diploma legal, o assunto é colocado pelo Venerável em votação para aprovação pela Loja.

Não menos importante é também se salientar que no Rito Escocês Antigo e Aceito os Aprendizes tomam assento no Topo da Coluna do Norte e o Segundo Vigilante ao Sul, ou Meio-Dia, enquanto que os Companheiros assentam-se no Topo da Coluna do Sul e o Primeiro Vigilante no extremo do Ocidente na Coluna do Norte. 

Isso não implica em “direção de Coluna”, todavia na antiga tradição de que os Aprendizes eram recebidos para admissão na Ordem pelo Segundo Vigilante, fato que remonta sobre a hierarquia – o Segundo Vigilante para os Aprendizes e os Companheiros pelo Primeiro Vigilante, independente da posição topográfica desses elementos no Canteiro. 

O Grande Oriente do Brasil, preservando esse costume coloca no Ritual em vigor essa disposição e orientação instrutiva, muito embora a justificativa emanada do Ritual seja ainda um tanto quanto pobre.

Finalizando, se faz cogente compreender esses aspectos usando-se uma análise mais apurada dos fatos, notando-se nas entrelinhas o que deriva do Regulamento Geral e do Ritual, dado que embora ainda haja a carência de alguns consertos e ajustes, o GOB tem procurado induzir suas leis constitucionais de acordo com o que emanam os rituais em vigência. Daí é comum se encontrar atualmente textos dos Artigos do RGF acompanhados da expressão “conforme o Ritual”. 

No GOB há a existência de pluralidade de Ritos, porém suas leis são regidas obviamente por uma única Constituição regulamentada por um Regulamento Geral que tem procurado no máximo respeitar as particularidades dos Ritos adotados.

E.T. – Sugere-se que em consulta ao Regulamento Geral da Federação tenha-se a atenção de observar a sua atualização de acordo com destaques aprovados por lei ao longo do exercício e publicados em Boletim.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmai.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 645, Florianópolis (SC) 02 de Junho de 2012.

Um comentário:

  1. sr pedro contacto correo electrónico / whatsapp +18632310632 detalles, pedroloanss@gmail.com. eso me ayudó con un préstamo de 200,000.00 euros para iniciar mi negocio y estoy muy agradecido, fue muy difícil para mí aquí tratar de abrirme camino como madre soltera, las cosas no han sido fáciles para mí, pero con la ayuda del Sr. Pedro poner una sonrisa en mi cara mientras veo que mi negocio se fortalece y se expande también. Sé que te sorprenderá por qué pongo cosas como esta aquí, pero realmente tengo que expresar mi gratitud para que cualquier persona que busque ayuda financiera o esté pasando por dificultades con su negocio o quiera iniciar un proyecto empresarial pueda ver esto y tener la esperanza de salir de la dificultad .. gracias.

    ResponderExcluir