Páginas

domingo, 7 de novembro de 2021

RECUSA DE CARGOS

RECUSA DE CARGOS
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Juliano Francisco dos Santos Braga, Secretário da Loja Liberdade e Justiça, nº 41, GOB, Oriente de Bom Sucesso, Estado de Minas Gerais. juliano.agro@ig.com.br

Prezado Irmão Pedro Juk, assino a revista Trolha e este mês vi seu e mail no canto esquerdo inferior da pagina de perguntas e respostas. Tenho uma duvida a respeito dos cargos em Loja que quando estamos numa reunião onde têm poucos obreiros para trabalhar ou não foram os titulares, o Mestre de Cerimonia começa distribuir as joias e noto que alguns Irmãos não querem ou ficam se esquivando de assumir o cargo naquela reunião. A questão é a seguinte: o Irmão pode recusar cargo oferecido pelo Mestre de Cerimônia naquela reunião?

CONSIDERAÇÕES:

A questão é sempre de bom senso. Sem a presença de titulares de certos cargos o Mestre de Cerimônias deve solicitar auxílio para o preenchimento preferencialmente de outros Mestres do quadro da Loja. 

É possível solicitar também auxílio de visitantes se estes se fizerem presentes, desde que sejam da Obediência a que pertença a Loja.

Também o Mestre de Cerimônias deve ter o discernimento de não revestir uma autoridade presente, salvo se ela própria se colocar a disposição, já que determinados cargos no caso do Grande Oriente do Brasil obedecem a um protocolo de recepção exarado pelo Regulamento Geral da Federação.

Quanto à pergunta propriamente dita, os cargos em Loja são ocupados por Mestres Maçons e em sendo eles Mestres devem obrigatoriamente saber o ofício dos diversos cargos. Assim é consuetudinário em Maçonaria que ninguém deve se recusar a ocupar um cargo quando solicitado pelo Mestre de Cerimônias. A recusa normalmente é sinônima de despreparo.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 616, Florianópolis (SC) 05 de Maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário