Páginas

terça-feira, 1 de março de 2022

TÍTULO DISTINTIVO DE LOJA BENFEITORA

TÍTULO DISTINTIVO DE LOJA BENFEITORA
(republicação)

Em 02/07/2017 o Respeitável Irmão Marco Scarparo, Loja Cedros do Líbano II, Rito Brasileiro, Oriente de Valinhos, Estado de São Paulo, pede esclarecimentos:

Conhecemo-nos da Academia Campinense Maçônica de Letras por ocasião do nosso penúltimo simpósio. Tenho uma duvida, pois encontro em lugares diferentes de diferentes formas: qual seria a correta e por quê?

Por exemplo; uma loja que é benfeitora, como seria sua abreviação: A.R.L.S.B. ou A.B.R.L.S.? Ou nenhuma delas Por quê?

CONSIDERAÇÕES:

Títulos honoríficos conquistados pela Loja devem ser mencionados após o número que a identifica na Obediência. É comum assim se proceder tomando como exemplo o nome da minha Loja mãe: A⸫ R⸫ L⸫ S⸫ Estrela de Morretes, 3159, Benfeitora da Ordem (o grifo é meu). 

A razão dessa sequência é porque em primeiro lugar vem o título distintivo (nome da Loja), cujo qual se mantém fiel ao registro documental de nascimento da Oficina. Em segundo, seguindo a ordem, vem o número do seu brevê constitutivo na Obediência e que consta na sua Carta Constitutiva. Assim, somente após o número da Loja é que vai o título honorífico se ele existir, podendo ser o mesmo alterado conforme o Regimento de Recompensas. 

De fato isso significa que a Loja poderá receber outras condecorações ou comendas indicando sempre a de mais alta distinção, sem que com isso se altere a sua identificação principal que é o seu nome de registro. 

A razão pela qual o nome de registro da Loja não pode ser alterado ou intercalado por um título honorífico é porque a designação mencionada na ata da sua fundação gera os indicativos legais que constituem sua vida jurídica tais como, o CNPJ da Loja, o registro nos Títulos e Documentos, etc. Em síntese é o nome que consta no registro de nascimento da Loja.

Dado a esses comentários é que as distinções honoríficas ou condecorações da Loja quando mencionadas, somente devem aparecer após o seu número de registro na Obediência como pode ser conferido no exemplo mencionado no primeiro parágrafo dessas considerações logo acima.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário