(republicação)
O Respeitável Irmão Aécio S. Neves, Secretário Adjunto da Loja Nereu de Oliveira Ramos, 2.744, REAA, GOB, Oriente de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, formula a questão seguinte:
aeciospeckneves@hotmail.com
No Ritual de Companheiro Maçom, do GOB, ano de 2009, à página 29, quando o Venerável Mestre diz "Em pé e à Ordem, meus irmãos”, segue-se a explicação "Todos nas Colunas e no Oriente levantam-se, ficam à Ordem e voltam-se para o Oriente". A pergunta é: O Venerável Mestre deve virar-se para a parede? A mim parece que não, mas tem quem diga que sim. Pode, por favor, esclarecer a dúvida?
CONSIDERAÇÕES:
Existe um provável equívoco de impressão no Ritual do Segundo Grau. Os que se levantam e ficam de frente para o Oriente são apenas os que se posicionam no Ocidente na oportunidade da verificação pelos Vigilantes. O procedimento correto está no Ritual do Terceiro Grau e que deve ser corrigido no do Segundo Grau.
No Oriente não existe telhamento, pois nele tomam assentos apenas Mestres. Note que o Venerável profere que é o “responsável pelos do Oriente”. Ademais, nenhum Vigilante ingressa no Oriente para proceder ao telhamento.
Esse costume equivocado no que se refere ao Oriente poluiu há muito tempo os rituais escoceses no Brasil sem qualquer explicação lógica. Hoje felizmente no GOB ele está banido, porém carece ser arrumado no Ritual de Companheiro.
Em se tratando do Segundo Grau, há que se notar que o Venerável ao comandar que todos tomem assento nesse período ritualístico, profere o termo “sentai-vos” e não “sentemo-nos”, fato que demonstra a contradição, porém reafirma que os que se levantam e voltam-se para o Oriente são apenas os integrantes do Oriente.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 782 Florianópolis(AC) – 17 de outubro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário