Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

O BASTÃO E O MESTRE DE CERIMÔNIAS

(republicação)
Consulta que faz o Respeitável Irmão Thiers Antônio Penalva Ribeiro, que recebeu uma consulta do Respeitável Irmão Sérgio Augusto Moreira Bastos que pede auxílio. Não foi declinado o nome da Loja e Oriente.
t.penalva@uol.com.br

Quero que me auxilie numa dúvida. Quando o Mestre de Cerimônias estiver conduzindo pessoas na Loja (por exemplo, levando Irmãos que tiverem o Templo coberto, ainda que temporariamente, por algum motivo) ele tem que portar o bastão? Necessário acrescentar da necessidade do Mestre de Cerimônias acompanhar esses Irmãos fora do ambiente da reunião. Quando é dispensável a condução do bastão pelo Mestre de Cerimônias? Oriente-me informando-me onde está essa informação.

CONSIDERAÇÕES:

O Mestre de Cerimônias é um oficial que auxilia a condução dos trabalhos. Dentre seus deveres de ofício está o de conduzir Irmãos na Loja incluindo-se às vezes até no átrio.

Como dito, o Mestre de Cerimônias conduz e não acompanha. Isso significa que ele sempre vai à frente de alguém até o destino. Sempre que esse Oficial estiver conduzindo alguém ele estará munido do seu principal instrumento de trabalho que é o bastão.

Conduzindo Irmãos que por alguma necessidade devam ter o Templo coberto, ele o fará até a porta que do átrio dá acesso à Sala dos Passos Perdidos, retornando em seguida para os trabalhos da Loja. 

Se a cobertura for temporária, no momento adequado do retorno aos trabalhos, por ordem do Venerável ele irá reconduzir os Irmãos que tiveram o Templo coberto.

Assim, a praxe é de que quando o Mestre de Cerimônias estiver conduzindo alguém, ele sempre estará munido do bastão que é empunhado pela sua mão direita. 

Também essa condução não se restringe apenas aos casos de se conduzir alguém de dentro para fora ou de fora para dentro do Templo. Exemplo: Ele conduz o Irmão responsável pela abertura do Livro da Lei, quando ele vai à frente até o Altar e posteriormente se posiciona atrás do que vai proceder a abertura.

Nas suas outras obrigações de ofício, o bastão é dispensado. Por exemplo, conduzir o livro ata (balaústre), fazer circular a bolsa de Propostas e Informações, expor o Painel do Grau, etc.

Como toda regra tem as suas exceções existem momentos na liturgia do Rito em que o Mestre de Cerimônias conduz e auxilia sem o uso do bastão, como é o caso de certas passagens nas cerimônias de Iniciação, Elevação e Exaltação.

Há que se considerar também o Ritual aprovado pela Obediência no que ele exara no tocante ao Mestre de Cerimônias. 

Então as minhas considerações são para o verdadeiro Rito Escocês Antigo e Aceito onde não existe a formação do pálio, por exemplo. 

Se porventura algum ritual aprovado e em vigor prever a tal formação de pálio e tendo como participante o Mestre de Cerimônias, então ele usará obrigatoriamente o bastão nessa oportunidade.

Quanto às informações a respeito estas provavelmente estarão nos Manuais de Procedimentos e Rituais em vigência. 

Por outro lado, existem costumes que são espontâneos e universalmente aceitos. Assim em tradição, usos e costumes nem tudo necessariamente precisa estar escrito.

T.F.A.
PEDRO JUK -mjukirm@hotmail.com
Fonte: JBNews n. 834, 08/12/2012

7 comentários:

  1. Prezados IIr.'. . - Já que estamos falando de dúvidas quanto à função do M.'. CC.'. np R.'.E.'.A.'.A.'., no meu singelo entendimento, o Mestre de Cerimônias conduz os AAp.'. E os CCp.'. sendo que os Mestres ele apenas acompanha, pois estes já tem todo o conhecimento e não precisam mais serem conduzidos. Neste caso o Ir.'. que abrirá o Livro da Lei será acompanhado, e não conduzido. Este é o meu entendimento nesta questão. Ovidio Fagundes. Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  2. Ovidio Fagundes de Macedo14 de janeiro de 2020 às 13:45

    Prezados IIr.'. . - Já que estamos falando de dúvidas quanto à função do M.'. CC.'. np R.'.E.'.A.'.A.'., no meu singelo entendimento, o Mestre de Cerimônias conduz os AAp.'. E os CCp.'. sendo que os Mestres ele apenas acompanha, pois estes já tem todo o conhecimento e não precisam mais serem conduzidos. Neste caso o Ir.'. que abrirá o Livro da Lei será acompanhado, e não conduzido. Este é o meu entendimento nesta questão. Ovidio Fagundes de Macedo - Mestre de Cerimônias da Loja 20 de Setembro nº 119. Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  3. O Mestre de Cerimônias é um cargo criado pela Maçonaria Francesa, não confundir com o Diretor de Cerimônias do CRAFT. Esse oficial é um condutor e não há separação para esse ofício. Nos protocolos de recepção ele conduz todas as autoridades quando o ritual assim exarar. Não há separação. Como condutor ele conduz os Irmãos em Loja. Não confundir "condutor" com um "guia", que no caso geralmente é o Experto nos procedimentos iniciáticos. - T.F.A. PEDRO JUK

    ResponderExcluir
  4. Boa noite meu irmão. No caso de uma sessão de mais iniciação, o mestre de cerimônia pode substituir o bastão por um menor. Tfa.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Meu irmão Juk, em uma sessão de iniciação, o mestre de cerimônia pode substituir o bastão por um menor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Por favor, antes de iniciar os trabalhos, na sala dos passos perdidos, a Loja está fechada. O MCC deve estar portando o bastão? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formule sua pergunta conforme o cabeçalho da página. Grato pela visita.

      Excluir