Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2022

SAUDAÇÃO ÀS AUTORIDADES

(republicação)
Questão que faz o Respeitável Irmão Carlos Alberto de Souza Santos, Secretário Estadual de Orientação Ritualística, Adjunto para o REAA, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro.
carlossantos1309@yahoo.com.br

Gostaria de saber qual a ordem de saudação em Loja estando presente o Grão Mestre e ou outras autoridades. Existe esse procedimento em algum documento? Preciso dessa resposta com certa urgência.

CONSIDERAÇÕES:

Entendo que esse procedimento não é uma saudação, porém uma maneira protocolar e respeitosa de se dirigir para uma assembleia. Até porque em Maçonaria a saudação, ou cumprimento, é feita pelo Sinal individual para aquele que alguém estiver saudando. Um exemplo desse procedimento está na saudação às Luzes da Loja após a Marcha do Grau e ao Venerável Mestre durante a entrada e saída do Oriente da Loja.

Dadas essas premissas, a locução protocolar é sempre por primeiro e na ordem hierárquica para aqueles que estiverem no momento de posse dos respectivos malhetes, mesmo estando presente o Grão-Mestre. 

Em assim sendo, após as Luzes, segue-se normalmente o pronunciamento nominal por ordem hierárquica das autoridades presentes, no caso estando presente o Grão-Mestre, começa-se por ele.

Assim e em linhas gerais o usuário da palavra se posiciona à Ordem compondo o Sinal Penal do Grau em trabalho, menciona os respectivos nomes sem desfazer a cada um o Sinal, faz o pronunciamento desejado e ao final desfaz o Sinal pela pena simbólica tomando assento novamente. 

Em sendo uma Dignidade, exceto o Tesoureiro e o Chanceler, este pode falar sentado, todavia se preferir falar em pé compõe o Sinal e procede como anteriormente explicado.

Essa anomalia de considerar o Chanceler e o Tesoureiro com dignidade é equivoco do GOB que confunde cargos eletivos com Dignidades. As Dignidades de uma Loja são tradicionalmente cinco, compostos pelas Luzes, mais o Orador e o Secretário.

Ainda sobre a nominação de autoridades. É de boa geometria, portanto de bom senso, o usuário da palavra não exagerar na nominação. É bastante elegante citar apenas o nome da mais alta autoridade, informando que em seu nome ficam nominados os demais presentes.

Se estiver escrito ou não, depende muito da fonte consultada e a sua veracidade, já que assuntos dessa natureza assumem um caráter espontâneo, imemorial e universalmente aceito. Se a questão é de onde está escrito, poder-se-ia também questionar onde está escrito o contrário.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0842 Florianópolis (SC) 16 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário