Páginas

sexta-feira, 12 de maio de 2023

CIRCULAÇÃO PARA COLETA

(republicação)
O Respeitável Irmão Teodoro R. Freitas Silveira, Tesoureiro da Loja Apóstolos da Galileia, 2.412, REAA, GOB, sem declinar o nome do Oriente (cidade) e o Estado, apresenta a dúvida que segue: teodorofreitas19@gmail.com 

Quando estão presentes em uma sessão o Eminente Grão Mestre e um Deputado Federal, e eles estão compondo o Altar juntamente com o Venerável Mestre, a circulação correta é: 1 - “Na circulação deve seguir-se a ordem: Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, Secretário, Cobridor Interno, Mestres do Oriente, (Eminente Grão Mestre e Deputado Federal), Mestres das Colunas do Sul e do Norte, Companheiros e Aprendizes, ou 2 - “Na circulação deve seguir-se a ordem: Venerável Mestre,(Eminente Grão Mestre e Deputado Federal), Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, Secretário, Cobridor Interno, Mestres do Oriente, Mestres das Colunas do Sul e do Norte, Companheiros e Aprendizes. Pelo Ritual, na página 42, não traz claramente esta situação, gostaria de merecer seus esclarecimentos para repasse à Loja.

CONSIDERAÇÕES:

Primeiro gostaria de fazer a seguinte ponderação. No Altar ocupado pelo Venerável Mestre pelo que consta no Ritual de Aprendiz em vigor de maneira clara e sucinta é que quem toma assento ao lado do Venerável na sua direita (só existe uma cadeira) é o Grão-Mestre Geral, ou o seu Adjunto, ou o Delegado do Grão-Mestre Geral nas Lojas dessa jurisdição – na ausência deles, a cadeira fica vazia. 

No seu lado esquerdo (também só existe uma cadeira) para o Grão-Mestre Estadual, ou o seu Adjunto. Na ausência destes, pode ocupar o lugar o ex-Venerável mais recente – ainda na ausência destes três, a cadeira fica vazia. 

Então não entendi bem o Deputado Federal ocupando lugar ao lado do Venerável. 

Dadas essas assertivas, a circulação no caso da bolsa de propostas ou de beneficência, o Oficial circulante aborda primeiro por ordem hierárquica os detentores dos respectivos malhetes que são as Luzes da Loja. Ato seguido as Dignidades do Orador e do Secretário e por fim nessa primeira etapa o Cobridor Interno. Essa é uma regra tradicional do rito. 

Dando sequência, indistintamente os Mestres do Oriente (inclusive os que ocupam cargo e nesses também se incluem as autoridades presentes), indistintamente os Mestres da Coluna do Sul (inclusive os que ocupam cargo), indistintamente os Mestres da Coluna do Norte (inclusive os que ocupam cargo), Companheiros e Aprendizes. Por fim, o próprio Oficial no exercício do seu ofício auxiliado pelo Cobridor Interno. 

Ainda um esclarecimento. No uso acima do termo “indistintamente” este se refere em não existir prioridade para os demais ocupantes de cargo. Na prática do bom senso, estando presente alguém de direito ao lado do Venerável, após a abordagem dos seis primeiros cargos, o Oficial de retorno ao Oriente no cumprimento da sua missão, a ele(s) se dirige por primeiro e na ordem hierárquica, se for o caso. 

T.F.A. PEDRO JUK -
jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0890 Florianópolis (SC) 09 de Fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário