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segunda-feira, 26 de junho de 2023

QUESTÕES SOBRE O REAA NO RITUAL DO GOB

(republicação)
Em 04/12/2017 o Respeitável Irmão Enéas Dourado, Loja Irmão Valdez Pereira, 4.077, REAA. GOB-PA, Oriente de Paragominas, Estado do Pará, solicitas informações abaixo:

QUESTÕES SOBRE O REAA - GOB

Gostaria de merecer sua ajuda no entendimento da ritualística do Rito Escocês Antigo e Aceito jurisdicionado ao GOB.

Fui recentemente nomeado presidente de ritualística de minha Loja.

São muitas dúvidas, se houver um manual com passo eu agradeceria receber, vou citar algumas duvidas expostas pelos irmãos:

Como proceder com a entrada do pavilhão nacional? Posição para segurar a bandeira? Fica entre colunas até acabar o hino ou segue caminhando com o hino acontecendo? Ou entra segue ate o oriente e lá se toca o hino? Quando chegar ao oriente, qual a posição das mãos e braços e da bandeira? A guarda sobe no oriente? E a saída do pavilhão?

Quando se pede a palavra, existe o comando do venerável "podeis ficar sem estar à ordem" ou o obreiro tem que falar a ordem não podendo desfazer ate o final de sua fala?

Quando é solicitado que as colunas fiquem a ordem por ocasião de verificar se são maçons, ficam à Ordem voltados para a Câmara do Meio ou voltados para o Oriente?

Temos muitas duvidas que muitas vezes não estão em letras azuis no ritual para deixar clara sua execução, se houver um material com informações nesse modelo iria nos ajudar muito a compreender a ritualística de forma correta e não correr o risco de transferir a informação de forma errada aos aprendizes.

CONSIDERAÇÕES:

Ingresso do Pavilhão Nacional
a) A Bandeira é conduzida pelo Porta-Bandeira na posição vertical à frente do corpo empunhando o mastro com as duas mãos - à direita logo acima da esquerda. Braços e antebraços respectivos são mantidos horizontalmente na condução.

O Porta-Bandeira ao ingressar no Templo coloca o Pavilhão sobre o seu ombro direito inclinando o mastro para trás e mantendo as mãos na mesma forma da empunhadura da condução. Esse procedimento se dá para que a Bandeira não se choque com a verga da porta na passagem. Passando pela mesma, o condutor volta a posicioná-la na vertical.

b) Ingressando, o Porta-Bandeira, seguido pela Guarda de Honra, para próximo à porta entre Colunas com o Pavilhão empunhado pelo mastro à frente do seu corpo na vertical. A Guarda também com as espadas em ombro-arma (na vertical pelo lado direito do corpo) para ao mesmo tempo na retaguarda do Pavilhão.

c) Assim que o Porta-Bandeira esteja posicionado entre Colunas, dá-se o canto do Hino Nacional. A Comissão de Recepção posicionada no Norte e no Sul abate espadas. A Guarda de Honra permanece com as espadas em ombro-arma. Dá-se então o canto do Hino.

d) Encerrado o canto do Hino Nacional o Porta-Bandeira acompanhado da Guarda de Honra se desloca para o Oriente passando todos pela Coluna do Norte.

e) O Porta-Bandeira ingressa no Oriente enquanto que a Guarda de Honra para no Ocidente próximo à entrada do Oriente se mantendo com as espadas em ombro-arma.

f) O condutor do Pavilhão então coloca o mesmo no lugar devido e se posiciona no seu lugar enquanto que o Venerável Mestre ordena ao Mestre de Cerimônias que desfaça a Guarda de Honra e a Comissão de Recepção.

g) Sugere-se também consultar o Decreto nº 1476 do GOB, datado de 17/05/2016 em vigência e que dispõe sobre o Cerimonial para a Bandeira Nacional, inclusive a sua retirada do Templo.

Em Loja aberta no REAA∴ todo o obreiro que fizer o uso da palavra e estiver em pé, se posiciona à Ordem. Antes de usar a mesma propriamente dita, ele protocolarmente se dirige genericamente (sem a necessidade de individualizar nomes) às Luzes da Loja (Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes), autoridades presentes e demais Irmãos – isso não é saudação.

Feita a menção protocolar, em casos esporádicos, o Venerável Mestre pode autorizar o usuário da palavra a falar a vontade, isto é, desfazendo o Sinal. Num caso desses, que não deve ser usualmente utilizado, o obreiro desfaz o Sinal e respeitosamente se posta para usar a palavra. Terminando a sua fala ele volta imediatamente a compor o Sinal e, antes de tomar assento, desfaz o mesmo na forma de costume.

É de péssima geometria o que fazem alguns Veneráveis ao dispensar corriqueiramente a composição do Sinal. Essa é uma atitude permitida, porém somente em casos que realmente mereçam esse procedimento. É ilegal também o obreiro pedir para falar à vontade.

É oportuno mencionar que o obreiro estando à Ordem fala objetivamente devido ao desconforto de se posicionar com o Sinal composto. Com essa atitude evitam-se pronunciamentos extensos e providos de rançoso lirismo que mais servem para esgotar a paciência dos demais. Obreiro à Ordem fala pouco e somente o necessário, poupando inclusive o Secretário de ficar anotando verborragias que serão repetidas quando da leitura da ata.

Nem uma coisa e nem outra. Os obreiros ficam sim à Ordem tendo como referencia o assento à sua retaguarda. Conforme estiver disposta a sua cadeira o Obreiro simplesmente dela se levanta. Nesse caso não existem outras recomendações. Em síntese cada Irmão fica em pé conforme o seu lugar em Loja. Não existem movimentos de se voltar para esse ou para aquele lado.

A propósito, o centro da sala da Loja (Templo) não é a Câmara do Meio. A Câmara do Meio é toda a Loja de Mestre e não um lugar específico do Templo. Assim, ficaria mais apropriado o termo “voltados para o eixo do Templo”.

Na realidade um bom ritual, em nome do sigilo, não traz explicativos detalhados. Isso na mão de um não iniciado daria oportunidade para ele conhecer por completo uma Sessão Maçônica. 

O que me parece que está faltando é instrução por parte de ritualistas que verdadeiramente entendam da liturgia maçônica. 

A maioria das questões é elementar e é inadmissível que muitos Mestres não as conheçam. De qualquer modo, espera-se futuramente do GOB um Manual de Dinâmica que possa pelo menos homogeneizar as práticas ritualísticas. Por enquanto no GOB, todos os manuais encontram-se suspensos conforme os Decretos de 2009 do Grão-Mestre Geral que institui os rituais. Aguardam-se providências nesse sentido.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

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