Páginas

domingo, 9 de julho de 2023

SAUDAÇÃO E BASTÃO

(republicação)
Consulta que faz o Irmão Marcius Valerius G. Dalibera, sem declinar o Grau, Loja, e Obediência, Oriente de Jandaia do Sul, Estado do Paraná. mv_gd@yahoo.com.br

Gostaria de saber como procede o Diácono andando em Loja? Se deve parar e prestar reverência ao DELTA LUMINOSO, ou ao Venerável? E quanto ao Mestre de Cerimônias, se este com seu bastão/cajado deve segurar e a cada parada movimentá-lo da direita para a esquerda?

CONSIDERAÇÕES:

Como não houve o apontamento da Loja, do Rito e da Obediência vou prestar uma consideração genérica para o Rito Escocês Antigo e Aceito no tocante a sua prática verdadeira, salientando, porém que não há aqui qualquer intenção de incentivar desrespeito aos rituais legalmente aprovados e em vigência.

No caso da questão, é imperioso salientar que no verdadeiro Rito Escocês, Diáconos não portam bastão e não existe pálio. Quem porta bastão é apenas o Mestre de Cerimônias.

Um Diácono em circulação antes da abertura da Loja na transmissão da Palavra, não faz saudação alguma. A Loja está apenas em procedimento de abertura.

Já no encerramento, o Primeiro Diácono ao sair e ingressar no Oriente saúda o Venerável Mestre pelo Sinal de costume (com a mão, ou mãos, se for o caso – ele não porta bastão).

Quanto ao Mestre de Cerimônias portando o bastão (seu objeto original de trabalho), somente faz uma parada rápida e formal sem maneios de cabeça em Loja aberta quando entrar e sair do Oriente.

Sem portar o bastão ele faz o sinal com a mão, ou mãos - se for o caso. Também a saudação executada pelo Mestre de Cerimônias é ao Venerável Mestre.

Esse movimento ao que o Irmão se refere com o bastão não é sinal, porém uma forma que hoje está em desuso de se estar a rigor. Particularmente ela não existe mais.

Saudações ao Venerável são feitas somente quando da entrada e saída do Oriente em Loja aberta e às Luzes da Loja por ocasião da Marcha do Grau.

Saudação ao Delta é inexistente no Rito que é deísta. Houve tempo em que se apregoava saudação ao Delta todas as vezes que se cruzasse a linha do equador. Essa norma está em desuso e não é mais praticada, salvo se algum ritual em vigência assim o determinar.

O Mestre de Cerimônias porta mesmo é o “bastão” e não “cajado”.

T.F.A.
PEDRO JUK - contato: jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0960, Piombino Dese – sábado, 20 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário