Páginas

terça-feira, 30 de maio de 2023

TRATAMENTO DE VENERÁVEL MESTRE

(republicação)
Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Tiago Ravazzi, Loja Acadêmica, Justiça e Lealdade, 3.302, REAA, GOSP, GOB, Oriente de Lins, Estado de São Paulo.
tiago.ravazzi@live.com

Gostaria de fazer uma pergunta ao Irmão Mestre Instalado que sempre nos abrilhanta com suas respostas sobre a ritualística. Minha duvida é a seguinte: Quando o Venerável Mestre não está presente e o mesmo tem que ser substituído pelo 1º Vigilante, este não usa a joia de Venerável Mestre nem  é chamado de Venerável Mestre durante a reunião (inclusive na ata), correto?

Considerando a afirmativa, como devo pedir a palavra dentro da reunião? Devo mesmo assim saudar o Venerável Mestre, Primeiro Vigilante e Segundo Vigilante? Ou devo usar Irmão FULANO, Primeiro Vigilante e Segundo Vigilante.?

CONSIDERAÇÕES:

O Primeiro Vigilante é substituto em caráter precário no caso do Venerável faltar. Assim, se ele não for um Mestre Instalado ele assume normalmente para dirigir os trabalhos naquela Sessão sem a necessidade de usar a joia distintiva, pois ela é privativa daquele que foi Instalado. Sendo o caráter precário, não faz diferença alguma. 

Em sendo o substituto um Mestre Instalado (Primeiro Vigilante) ele usa a joia de ex-Venerável da qual ele já é possuidor ou mesmo a joia do Venerável (esquadro).

No caso de uma Sessão Magna de Iniciação, Elevação ou Exaltação e na falta do Venerável, o substituto obrigatoriamente deve ser um Mestre Instalado, de preferência o mais recente (está previsto no RGF).

Apenas a título de esclarecimento, esse preenchimento precário não pode ser definitivo, pois na ausência definitiva do Venerável, a Loja terá que realizar nova eleição, mesmo sendo o Primeiro Vigilante um Mestre Instalado.

Quanto ao título pelo qual é chamado aquele que estiver dirigindo os trabalhos, mesmo em caráter precário é o de Venerável Mestre mesmo. Quando alguém é substituído prevalece o nome do cargo para o substituto.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0898 Florianópolis (SC) 17 de Fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário