(republicação)
Em 10/03/2017 o Respeitável Irmão Nilson Alves Garcia, Loja Estrela da Serrinha, REAA, GOB, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, solicita o seguinte esclarecimento:
VISITA DO VENERÁVEL
O Venerável deve visitar Lojas com os paramentos que usa na sua Loja. Meu posicionamento é que ele deveria usar somente o avental de MI.
CONSIDERAÇÕES PARA O REAA:
Eu penso que sim. Ele deve usar, pois enquanto estiver no exercício do seu mandato, o mesmo é um Venerável Mestre, tanto dirigindo os trabalhos da sua Loja, bem como visitando outras Oficinas.
Além do mais, ele pode ingressar em família ou em comitiva à frente da sua Loja quando em visita a uma coirmã, ou ainda em Loja Incorporada.
Independente de ele estar em comitiva ou individualmente, o seu cargo se encontra mencionado na primeira faixa do Art. 219, § 2º, I do RGF – Dos Visitantes, do Protocolo de Recepção e do Tratamento.
Como autoridade visitante e Mestre Maçom Instalado (faixa um) tem assento no Oriente da Loja visitada abaixo do sólio conforme se encontra especificado na planta do templo impressa no(s) Ritual(is).
A sua indumentária completa é composta pelo avental, colar com a joia, e os punhos (ex-Venerável não usa punhos).
Ratifico que isso se refere apenas aos Veneráveis Mestres, portanto aqueles que estão no exercício do seu mandato. Passado o seu tempo ele é o ex-Venerável cuja indumentária de Mestre Maçom Instalado está descrita no Ritual do Terceiro Grau em vigência.
Venerável Mestre em visita a outras Lojas não traz consigo o malhete. Esse é o seu instrumento de trabalho e só pode ser usado na sua Loja.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário