Páginas

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

LOCALIZAÇÃO DO PAINEL

(republicação)
O respeitável Irmão José Augusto Diefenthaeler, Mestre Instalado da Loja Cidade de Viamão, 99, REAA∴, Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, Oriente de Viamão, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a questão que segue:
diefenthaeler@via-rs.net 

Surgiu uma dúvida em relação ao Painel da Loja (AM∴,CM∴ e MM∴). Sabemos que em Loja Aberta à localização dele é junto ao Altar de Juramentos - (REAA). Porém antes de abrir a Loja o Painel tem algum lugar apropriado para ficar? Os nossos estão colocados no Ocidente junto a Grade do Oriente ao lado do Mestre de Cerimônias.

CONSIDERAÇÕES:

Geralmente existe um dispositivo que abriga os três respectivos Painéis, ficando apenas virado para o Ocidente aquele que estiver de acordo com o Grau em que a Loja estiver trabalhando. Esse móvel receptáculo, fica sempre posicionado no centro do Ocidente sobre o eixo da Loja. Assim, originalmente ele não fica junto ao Altar dos Juramentos que é na verdade uma extensão do Altar ocupado pelo Venerável. 

Assim, o Altar dos Juramentos corretamente do Rito Escocês Antigo e Aceito fica no Oriente, na frente do Altar mencionado. O Painel da Loja (que é o único do Rito Escocês) fica no centro do Ocidente, exposto pelo Mestre de Cerimônias quando a Loja estiver aberta. 

Não existe também no Rito em questão outro painel geralmente denominado “painel alegórico”. Esse Painel na verdade é um enxerto conforme alguns rituais, posto que o Painel Alegórico nada mais seja do que a Tábua de Delinear do Craft inglês e, por extensão do Craft americano – isso não existe no Rito Escocês. 

Infelizmente o que ocorre no Brasil, é uma mistura de procedimentos e costumes de outros Ritos. Não quero com isso incentivar desrespeito aos rituais legalmente aprovados por algumas Obediências brasileiras.

Entendo perfeitamente que existem rituais que ainda apregoam a colocação do Altar dos Juramentos no centro da Loja, formam pálio, colocam um painel junto ao Altar dos Juramentos e outro no Oriente, etc. Se assim está escrito e aprovado, o jeito é cumprir a Lei, todavia não me impede de apontar esses gravíssimos erros que ainda povoam o Rito Escocês Antigo e Aceito. 

Finalizando, espero que minhas considerações não sejam interpretadas por defender esse ou aquele ritual aprovado nas Obediências do Brasil. Estas versam apenas e tão somente no que é puro e verdadeiro no Rito Escocês. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.038 – Campo Grande (MS) – domingo, 07 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário