Páginas

domingo, 4 de fevereiro de 2024

PALAVRA SEMESTRAL

(republicação)
O Respeitável Irmão Valquir Longarai, Membro da Loja Duque de Caxias, 29, Grande Oriente de Santa Catarina (COMAB), sem declinar nome do Oriente (Cidade), Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão: 
vlongarai@yahoo.com.br 

Tenho uma dúvida sobre a Palavra Semestral. Minha Loja é da COMAB e a Palavra Semestral recebida é válida somente na COMAB, ou nas três Obediências – GOB, Grandes Lojas (CMSB), Grandes Orientes Independentes (COMAB) por um consenso entre os Grão-Mestres ou existe outra Palavra de convivência entre as Potências? 

CONSIDERAÇÕES:

Cada Obediência brasileira possui a sua própria palavra. Em relação ao Grande Oriente do Brasil ela é uma só emitida pelo Poder Central para todas as Lojas da federação. Em relação à COMAB e CMSB que possui seus Grandes Orientes (estaduais) e Grandes Lojas (estaduais) respectivamente eu não sei bem qual é o processo no tocante a que cada Grande Oriente ou Grande Loja estadual possua a sua própria palavra. 

No tocante ao Grande Oriente do Brasil oficialmente não existe troca da palavra semestral com outros Grandes Orientes ou Grandes Lojas estaduais. Já em relação às outras duas Obediências se existem entre elas essa reciprocidade eu não posso informar já que pertenço aos quadros do G∴O∴B∴. Se existe outra palavra de “conveniência” entre as Obediências, ao que parece, porém sem uma afirmativa, em alguns Estados brasileiros existem certos tratados para esse afim, todavia eu não poderia informar o aspecto legal da prática.

Em minha opinião, como dito, pessoal e não oficial, sou defensor de que houvesse um consenso entre os dirigentes da Maçonaria brasileira de se haver apenas uma Palavra Semestral para todo o território brasileiro que viesse a suprir as três Obediências conhecidas. 

Não sei até que ponto isso seria possível, todavia se assim fosse, certamente o objetivo da Palavra seria verdadeiramente atingido. Sabemos perfeitamente que há entre nós Maçons a intervisitação - GOB, CMSB e COMAB, porém cada uma das Obediências possuindo veladamente a sua própria Palavra. Nesse caso, se a questão for à regularidade do Irmão visitante e a palavra for distinta, o objetivo fica totalmente prejudicado. 

Assim, salvo melhor juízo, o que me parece é que a Palavra Semestral cumpre a sua missão apenas no seio de uma Obediência distinta, isso se obviamente, as Lojas fizerem dela, a Palavra Semestral, uma obrigação legal. 

Na hipótese de que no futuro venha prevalecer uma só Palavra Semestral para as três Obediências reconhecidas (GOB, COMAB E CMSB), indubitavelmente haveria um melhor controle daqueles obreiros que realmente viessem pertencer a essas Obediências. 

Trocando em miúdos, elementos pertencentes a certos grupos que vem se proliferando como ervas daninha e que auto intitulam como maçons regulares, não teriam mais a oportunidade de vez por outra bater nas portas da verdadeira Maçonaria Regular. Bom também seria se as três Obediências regulares unificassem os seus rituais dos diversos ritos por elas praticados.

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.037- Florianópolis (SC) – sábado, 06 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário