Páginas

domingo, 14 de janeiro de 2024

POSIÇÃO DA BOLSA

(republicação)
Questão apresentada em 04 de outubro de 2.010 e recuperada em 06 de abril de 2.010. Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Luis Augusto Barbieri, GOB, sem declinar o nome da Loja, Rito, Oriente (cidade) e Estado da Federação: 
guto1961@gmail.com 

Solicito esclarecimento se, a posição do saco para colher as Propostas ou o Tronco de Beneficência, deve ser do lado esquerdo ou direito do Ir∴ que faz o giro. 

Outra dúvida sobre a ritualística é se na circulação do Saco de Proposta e no Tronco é necessário fazer a circulação quando não se tem Companheiros nas Colunas para atendimento aos Aprendizes. 

CONSIDERAÇÕES:

É sempre do lado esquerdo. O caráter fora adquirido nas igrejas medievais quando um integrante (Esmoler) aguardava no lado de fora da porta de entrada oferecendo aos fiéis uma bolsa que ia presa a tiracolo da direita para a esquerda onde eram depositados donativos que seriam destinados aos carentes da paróquia. 

A Maçonaria latina adquiriu esse costume com base nessa prática e somou o procedimento também para a coleta das propostas e informações. Esse giro feito em Loja não é prática universal da Maçonaria, cabendo o costume apenas aos ritos maçônicos que assim procedem. Explico: dependendo da vertente maçônica, inglesa, por exemplo, não existe essa forma de coleta, seja ela de colheita de propostas ou de beneficência. 

Quanto à circulação nas propostas e no tronco, o Oficial circulante depois de cumprir os seis primeiros cargos (Luzes da Loja, Orador, Secretário e Cobridor Interno), o Oficial aborda todos os demais do Oriente. Ato seguido passa pela Coluna do Sul, recolhendo dos respectivos Mestres, vai para a Coluna do Norte e ali procede da mesma forma. 

Em havendo Companheiros no Topo do Sul ele para lá se desloca para cumprir o ofício. Presentes Aprendizes no Topo do Norte o Oficial fará a abordagem após os Companheiros. 

Finalizando o giro ele se desloca até o Cobridor Interno para que esse o auxilie a depositar a sua própria proposta, ou o óbolo se for o caso e em seguida posiciona-se entre as Colunas do Norte e do Sul no extremo do Ocidente (próximo à porta) e aguarda. 

No caso de não estar presente nenhum Companheiro e ele estando no Norte, não precisa voltar ao Sul para cumprir ofício. Nesse caso ele faz, após os Mestres, a coleta dos Aprendizes. Em resumo ele faz a coleta apenas dos que estão presentes, pois como ele abordaria Irmãos não estão presentes? 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr.1026, ( Florianópolis SC ) - terça-feira, 25 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário