Páginas

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

POSICIONAMENTO IRMÃOS E LUVAS PARA AS CUNHADAS

(republicação)
Questão apresentada em 04 de outubro de 2.010 e recuperada em 06 de abril de 2.013. O Respeitável Irmão Antônio Raia, GOB, sem declinar o nome da Loja, Oriente (cidade), Estado de Pernambuco, apresenta a questão que segue: 
antonio_raia@hotmail.com 

Na página 45 do Ritual de Aprendiz, na verificação pelo Primeiro Vigilante - “Em pé e a Ordem em ambas as Colunas (todos se levantam à Ordem e o Primeiro Vigilante faz a verificação do seu lugar)”. Os Irmãos ficam voltados para onde? Para o eixo da Loja? Para o Oriente? 

Pagina 29 do Ritual de Companheiro, na verificação se todos os Irmãos são Companheiros (Todos nas Colunas e no Oriente levantam-se, ficam à Ordem e voltam-se para o Oriente)? 

Pagina 50/51 do Ritual de Mestre também na verificação se os Irmãos são Mestres (os Irmãos das Colunas voltam-se para o Oriente de sorte que nenhum veja o que se passa à sua retaguarda). E os Irmãos do Oriente ficam sentados? Ficam em pé e a Ordem?.... Como ficam? 

Nas Iniciações é dado ao Irmão Aprendiz um par de luvas destinadas àquela que mais direito tiver a vossa estima e o vosso afeto. E é explicado que: (em caso de emergência) que as portadoras dessas luvas colocariam o par de luvas no antebraço esquerdo e assim ficariam posicionadas até que um Irmão viesse em vosso socorro. Como também, algumas Lojas ensinam que a portadora deveria vestir a luva na mão esquerda e levantar o braço para o alto na espera que algum Irmão viesse ao vosso socorro. Qual a explicação correta?

CONSIDERAÇÕES:

No caso da Loja de Aprendiz não existe necessidade alguma de todos os Irmãos se voltarem para o Oriente. Quando da verificação do Vigilante, os Irmãos do Ocidente simplesmente se levantam, ficam à Ordem de acordo como esteja posicionado o assento. Em linhas gerais representa que aquele que estiver em pé nessa oportunidade, terá logo atrás de si o assento. Assim nos assentos ocupados e que fiquem de frente para o eixo da Loja, os Irmãos assim se posicionam. Nos assentos voltados para o Oriente, os Irmãos assim se distribuem. 

Na Loja de Companheiro apenas os Irmãos do Ocidente se levantam e ficam de frente para o Oriente. No Oriente não existe telhamento. Todos ficam sentados – o Ritual será arrumado. Estamos orientando que o procedimento seja igual ao do Mestre. Note que no próprio Ritual do Grau de Companheiro, o Venerável comanda “sentai-vos” e não “sentemo-nos”. No Ritual de Mestre as coisas já estão nos seus devidos lugares. Telhamento só no Ocidente. No Oriente todos permanecem sentados e nunca em pé e voltados para a parede ocidental. 

Quanto à questão das Luvas. Sinceramente eu não sei onde está escrita essa “aberração”. O texto do Ritual é claro (...) àquela que mais direito tiver a vossa estima e o vosso afeto. Nada mais. A lição é a de liberdade e não de libertinagem. Ao Aprendiz é dado o direito de escolher para quem entregar o par. Isso não implica que o recipiendário possa entrega-lo a uma amante, ou concubina, já que o mesmo passou por um processo de avaliação e sindicância e seria de uma inconsequência monstruosa a Loja que iniciasse alguém dado a pratica da imoralidade. 

Nesse sentido, o novo Irmão poderá optar em entregar, por exemplo, à esposa (se ele for casado), à mãe, à madrinha ou outra que lhe aprouver à vontade. Agora ainda por cima inventar procedimento de socorro para as Cunhadas expondo-as ao ridículo é mero produto de imaginação e desrespeito ao Ritual. 

Na sua questão do que seria correto, o correto mesmo é não usar prática inexistente. Destas, nenhuma das duas – “não existe sinal de socorro para as cunhadas!”. Aliás, também não existe nenhuma cerimônia de “entrega de luvas” para cunhadas. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr.1028, Florianópolis (SC ) - quinta-feira, 27 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário