Páginas

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

MÃOS NA CADEIA DE UNIÃO

(republicação)
O Respeitável Irmão Edison Carlos Ortiga, Rito Adonhiramita, sem declinar o nome da Loja, Obediência, Oriente (Cidade) e Estado da Federação apresenta a seguinte questão:
capituloadonhiramita@gmail.com 

Estamos elaborando um manual de procedimentos que pretendemos distribuir a todo o mestre por ocasião de sua exaltação. Trata desde a ornamentação do templo, deveres dos Irmãos em cada função, etc. É uma espécie do "livro do professor" que guiará em suas instruções para Aprendizes e Companheiros, já que é comum vermos Mestre saber de tal coisa ou procedimento sem saber das razões ou motivos para tal. Surgiu-me uma dúvida. Por ocasião da realização da Cadeia de União como é a posição das mãos? Como se segura na mão do Irmão ao lado? É palma da mão encostada em palma da mão ou os "dedos em gancho" (se posso assim dizer) enganchado nos dedos em gancho do Irmão ao lado. Sempre fui da teoria da palma com palma e os dedos segurando firmemente as mãos e quando fui corrigir a postura dos "dedos em gancho" pediram uma justificativa alegando que se as energias fluem mais pelas pontas dos dedos, seria esta posição (dedos em gancho) a mais apropriada. O que tem o Ir a falar sobre o assunto? 

CONSIDERAÇÕES:

É Até onde eu conheço a prática da Cadeia de União peculiar em alguns ritos maçônicos e até com finalidades distintas, os Irmãos formam o círculo e cada qual cruza os braços e antebraços, o direito sobre o esquerdo, dando as mãos normalmente àqueles que estiverem imediatamente à sua direita e à sua esquerda. As mãos são dadas como um aperto de mão, só desfazendo o círculo após o encerramento da Cadeia. 

A rigor, essa cadeia deveria ser feita apenas por ocasião da transmissão da palavra semestral, todavia alguns ritos preconizam outros afins para a ocasião, fato que eu não quero entrar no mérito desse procedimento. No Rito Escocês ela é feita somente quando houver a necessidade de se transmitir a palavra e nada mais. 

O costume de cruzar os braços não é particular no Rito Schröeder onde originalmente a Cadeia é realizada no final de todas as sessões onde cada qual dá as mãos normalmente (sem cruzar os braços) a cada qual que estiver imediatamente ao seu lado. 

Quanto ao Rito Adonhiramita pesquisando alguns documentos e rituais antigos, apenas encontrei referência à Cadeia de União sim, porém sem nenhuma alusão sobre energias que fluem pela ponta dos dedos, dedos em gancho, etc. 

Finalizando, devo recomendar a restrita observância aos Rituais em vigência legalmente aprovados. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.041- Florianópolis (SC) – quarta-feira, 10 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário