Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2024

ESPADA: MÃO DIREITA OU ESQUERDA?

(republicação)
Questão que faz o Respeitável Irmão Sidney Salomão Meneguetti, Loja Obreiros Adonhiramitas, 104, Rito Adonhiramita, Grande Oriente do Paraná (COMAB), Oriente de Maringá, Estado do Paraná:
salomao@usacucar.com.br

Gostaria de valer-me do vosso conhecimento para sanar-me uma dúvida: Na Sessão Magna de Iniciação, quando do momento do recebimento da luz, no momento em que os irmãos formam uma “meia-lua” ao redor do neófito para apontarem as espadas em sua direção; tenho duvida acerca de com qual das mãos deve-se apontar a espada ao neófito, se com a direita, esquerda, ou qualquer uma das mãos ou não existe determinação alguma a este respeito, eu sempre seguro com a mão esquerda nestas ocasiões, mas observo que não há esta prática entre os irmãos, por isso solicito a sua ajuda para esclarecer-me esta dúvida.

Considerações:

A questão deve ser sempre observada no que exara o ritual legalmente aprovado e em vigência. Não quero me intrometer onde não devo. Na minha vivência maçônica parto sempre daquilo que é racional. 

No caso do Rito Adonhiramita onde tradicionalmente todos os Mestres Maçons devem portar espadas e essas ficam presas à faixa do Mestre (originária dos talabartes franceses) vestida do ombro direito para o quadril esquerdo, implica que aquele que precisar empunhar a espada, o faz com a mão direita. 

No caso da meia-lua formada por ocasião da Iniciação, os portadores da espada se apresentam como defensores daquele que acaba de ingressar na Ordem. Nesse sentido e pelo modo prático, a espada é empunhada com a mão direita. 

Dadas essas assertivas, existem alguns pensamentos e opiniões místicas e até ocultas, conforme a doutrina do Rito em que a espada é empunhada com a mão esquerda. Não vou entrar nesse mérito, porque essa não é área de meu conhecimento. Parto sempre da praticidade e pela posição na qual a espada está embainhada, ou presa no talabarte (lado esquerdo que dá mobilidade à mão direita). 

Efetivamente é salutar não misturar as coisas. Procedimento de se empunhar a espada com a mão esquerda, somente para ritos que porventura assim apregoem com base na sua doutrina. Assim, essa não é uma regra universal. 

No Rito Escocês, por exemplo, a espada é sempre empunhada com a mão direita, salvo aquela dita Flamejante usada na consagração do Candidato que pelo óbvio motivo do ato iniciático demanda de empunhadura pelo Venerável com a mão esquerda. 

Finalizando. O costume de uso indiscriminado da espada não é prática unânime na ritualística de toda a Maçonaria Universal. Existem costumes e mais costumes, assim como também existem tradições e tradições. 

Nesse particular a Maçonaria é composta por ritos que não raramente se diferenciam pelas suas próprias origens culturais. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.099- Florianópolis (SC) – quinta-feira, 05 de setembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário