Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2024

MUDANÇA DE RITUAL

(republicação)
Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Dalmo Luiz, Primeiro Vigilante da Loja Concórdia 0368, GOB, sem declinar o nome do Rito, Oriente (cidade) e Estado da Federação, apresenta a questão que segue:
dalmo.luiz@imcopa.com.br

Em conversa com Irmão Renê da nossa Loja, informou que estão sendo elaboradas várias mudanças na ritualística. Hoje em nossa Loja o Primeiro Vigilante é que dá as instruções para os Aprendizes e o Segundo Vigilante dá as instruções para o Companheiro. Tal procedimento está correto?

CONSIDERAÇÕES:

A questão não é de nenhuma mudança na ritualística, porém o seu aprimoramento e consertos em contradições, além de algumas explicações necessárias. 

Na questão da instrução, se for o caso do Rito Escocês Antigo e Aceito, o Segundo Vigilante instrui os Aprendizes e o Primeiro os Companheiros conforme disposto do Ritual de Aprendiz em vigência – está correto! 

O Rito Escocês Antigo e Aceito é um dos Ritos que conserva na sua tradição essa regra haurida da Maçonaria Operativa, quando nos tempos dantes o Iniciado era recepcionado pelo Segundo Vigilante que o instruía nos procedimentos. 

Infelizmente na Moderna Maçonaria (Especulativa) alguns Irmãos não entendem esse costume conservado e acham que pelo Aprendiz tomar lugar na Coluna do Norte essa obrigação é do Primeiro Vigilante. 

A regra é de tradição, uso e costume, levando-se em conta de que qualquer Mestre Maçom tem o direito, ou mesmo obrigação de instruir, não importando o espaço que ele ocupe no Canteiro (Loja). 

Ainda na questão de hierarquia, também essa obrigação está dividida entre os Vigilantes – Primeiro Vigilante para os Companheiros e Segundo para os Aprendizes. 

É comum nos Ritos Maçônicos oriundos de vertentes nascidas no Hemisfério Norte encontrarmos também os Vigilantes invertidos, porém Aprendizes em qualquer situação sempre tomam assento no Norte, enquanto que os Companheiros no Sul. 

Na questão do Ritual de Aprendiz em vigência no GOB e relacionado ao Rito Escocês, a questão é bastante clara no tocante a quem instrui, muito embora as justificativas sejam as que mereçam uma correção, pois as constantes no texto (ficar de frente para os Aprendizes, por exemplo) são pobres e desprovidas de uma afirmativa acadêmica. 

Finalizando vossa questão, se vossa Loja estiver praticando o Rito Escocês Antigo e Aceito, o procedimento citado está incorreto e desrespeitando o que exara o Ritual legalmente aprovado. 

Carece ao Orador da Oficina fazer cumprir a Lei. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.102- Florianópolis (SC) – domingo, 08 de setembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário