Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

DESLOCAMENTO EM LOJA

DESLOCAMENTO EM LOJA
(republicação)

O Respeitável Irmão Humberto Santos Soares, Chanceler da Loja Monte de Sião, 2.325, REAA, GOB, Oriente de Vitória da Conquista, Estado da Bahia, formula a questão que segue:
humbasoares@yahoo.com.br

Seguem algumas perguntas com o intuito de melhorarmos a ritualística dos nossos trabalhos.

1. Da circulação dos Diáconos: estes Oficiais podem circular em Loja, além dos momentos da transmissão da palavra sagrada na abertura e encerramento dos trabalhos? Se sim, em quais momentos?

2. Algum Irmão pode circular em loja livremente, sem o acompanhamento do Mestre de Cerimônias. Além dos momentos expressamente indicado no ritual (REAA)? Quais são e em quais momentos?

3. Quais são os casos em que a Sessão é aberta e/ou fechada a um único golpe de malhete?

CONSIDERAÇÕES:
1. Não. O ofício dos Diáconos está previsto no Rito em questão apenas para a Transmissão da Palavra. O que pode ocorrer é que eles venham previamente designados, compor, por exemplo, a Guarda de Honra do Pavilhão Nacional. É equivocada a ação de alguns Veneráveis que usam o Primeiro Diácono para conduzir mensagens e outros afins no Oriente. Essa função em qualquer instância é do Mestre de Cerimônias. O diálogo ritualístico dos Diáconos se faz presente apenas como tradição antiga onde no Craft (inglês) estes têm outras funções. O Rito Escocês pelo seu caráter “antigo” mantém simbolicamente a referida dialética.

2. Como bem disse o Irmão, somente se o ritual assim previr. Outras situações o Mestre de Cerimônias sempre conduz – vai à frente do conduzido.

3. Somente se o ato estiver previsto em algum dispositivo legal. Todavia essa não seria uma atitude de boa geometria. Genuinamente uma sessão aberta ou fechada com um só golpe de malhete não é uma sessão justa e perfeita. Em Maçonaria, qualquer sessão tem ritualística própria para o procedimento de abertura conforme o rito.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte JB News – Informativo nr. 1.278 Florianópolis (SC) – domingo, 2 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário