Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

ORDEM DA COLETA NA CIRCULAÇÃO

Em 02/08/2018 o Respeitável Irmão Francisco Monteiro de Sales, Loja Dr. Pedro Germano Costa, 2.349, REAA, GOB-RN, Oriente de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, formula a seguinte questão:

ORDEM DA COLETA NA CIRCULAÇÃO

Alguns Irmãos têm dúvidas como deve circular o Saco de Propostas e Informações e o Tronco de Beneficência.

O Ritual nos permite uma visão da circulação, porém para algumas ocasiões, falta uma clara explicação.

Exemplo: Estando o Venerável Mestre ao centro, há cadeiras que ladeiam o Trono, denominadas "de honra". Em se tratando do Venerável Mestre convidar para sentar ao seu lado um Mestre Instalado (ex-Venerável), como deve o Saco de Propostas e Informações e/ou o Tronco de Beneficência circular? Inicia pelo Venerável Mestre, depois Primeiro Vigilante, Segundo Vigilante, etc., deixando para o final ou quando for circular no Oriente, o Venerável de Honra? Ou o Saco deve ser passado ao Venerável de Honra logo depois do Venerável Mestre (que preside à Sessão)?

Agradeço a atenção do Irmão com esse esclarecimento.

CONSIDERAÇÕES:

Separo um trecho de resposta que dei a um consulente e que está publicada no Blog do Pedro Juk em outubro do corrente ano. Creio que esse extrato responderá a sua questão:

“(...) a abordagem é exatamente aquela que está descrita no ritual. Destacando que em qualquer situação, por primeiro a abordagem será sempre feita hierarquicamente entre aqueles que estiverem portando o malhete – Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes. Na sequência segue-se o que está previsto no ritual. Desse modo os ocupantes das cadeiras de honra só serão abordados pelo oficial circulante quando da coleta dos demais Mestres que ocupam o Oriente, ou seja, nesse momento os dois primeiros - a partir do da direita do Venerável – que virão logo após ter sido abordado o Cobridor Interno conforme prevê a tradição e o ritual. Não existe nenhum procedimento que recomende a coleta dos demais ocupantes do altar junto com a do Venerável. Se assim fosse, sem dúvida isso estaria explícito no ritual”.

T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário