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sábado, 17 de novembro de 2018

O GRANDE ARQUITETO... DO DEVER

O GRANDE ARQUITETO... DO DEVER
Jean-Michel Mathonière
Tradução J. Filardo

Aqui está um certificado atribuído ao Filho do Gênio provincial, em 30 de outubro de 1875, pelos companheiros fabricantes de rodas do Devoir de Marselha. “Filho de Mestre Jacques”, recebido companheiro em 24 de junho de 1873 em Paris, dia de São João, durante um Tour de France iniciado antes da guerra de 1870. Ele retornou a Marselha para “agradecer” à sua companhia de companheirismo e voltar para casa. Tendo se comportado com “probidade” e “fidelidade”, vinte e cinco companheiros assinam este certificado. 

Fundada em 1706, a companhia dos fabricantes de rodas está em seu auge. A tração equina é onipresente nas cidades e no campo, conforme evidenciado pelas memórias de Ferdinand Flouret *, Dauphine, a Boa Esperança (1851-1939), recebido companheiro em 1872, que Provençal, o Filho do Gênio, conheceu durante sua jornada. Impresso em litografia em Marselha, este certificado ilustra perfeitamente a ambivalência dos símbolos entre a compagnonnage, a maçonaria e o cristianismo.

Os empréstimos maçônicos

O tema das colunas J e B é onipresente na iconografia companhônica de antes de meados do século XIX. Além da referência ao Templo de Salomão, tanto maçons quanto companheiros tomaram emprestado o tema mais geral das duas colunas de uma iconografia comum dede o século XVI: o pórtico, elemento arquitetônico que servia de moldura para muitos frontispícios de livros. Mesmo que as colunas sejam aqui “companhonizadas” pelos troféus de canas, o empréstimo é claramente maçônico: as capitéis carregam granadas e as letras J(akin) e B(oaz) atestam que não há referência a Vedrera e Macaloe, nomes que, segundo uma lenda, traziam duas outras colunas esculpidas por Mestre Jacques, o promulgador do Dever, no canteiro de obras do templo de Jerusalém.

A tripontuação é uma prática tomada emprestada da Maçonaria que, por sua vez, tomou emprestada de usos populares onde os três pontos nas assinaturas, se referiam à Santíssima Trindade. Aqui, como ainda não é bem a época em que o catolicismo e a maçonaria vão se digladiar e que, além disso, os companheiros são quase exclusivamente católicos, nada surpreendente de ver assim abreviado, de do outro lado e outro da cúpula, as divisas características dos fabricantes de rodas: D∴P∴o∴D∴ (Deus protege o Dever) e D∴A∴o∴C∴ (Deus abençoa os companheiros). A amálgama mais notável, no entanto, continua a ser a da inscrição na banda desenrolada entre a lua e o sol por dois gênios alados de estilo antigo, simbolizando conhecimento (tocha) e a justiça: “Honra ao Grande Arquiteto do Dever do Universo”! “Honra” geralmente aparece nas divisas companhônicas. Então, “Trabalho & honra” forma a os companheiros passando a talhadores de pedra desde pelo menos o começo do século XVIII. Mas mesmo que a noção de Grande Arquiteto do Universo tenha suas raízes no cristianismo (ver Sabedoria, XI, 20) e que encontramos no primeiro volume da arquitetura de Philibert Delorme (1567), é bem claro que a maçonaria especulativa que emprestou aqui a base da fórmula, astuciosamente “companhonizada” pela adição de “Dever” que designa a regra dos companheiros.

Símbolos cristãos 

É, no entanto, no catolicismo que a maioria dos elementos que ocupam o centro do diploma cria raízes: Santa Catarina, padroeira dos fabricantes de rodas, que vemos no céu com uma das rodas quebradas de seu suplício e carregando em suas mãos palma do martírio e a cruz; no centro, sob uma cúpula cercada por duas rodas com doze raios, Mestre Jacques, o lendário fundador da maior parte do corpo de companhônicos. Ele é representado na forma de uma personagem portadora, se não de santidade, pelo menos de sacralidade conforme indicado acima de sua cabeça pelo delta irradiante com o olho divino (símbolo cristão antes de ser um símbolo maçônico). Seu costume é o de um sumo sacerdote (a estola evoca as “cores” dos companheiros). Ele segura o grande livro do Dever, enquanto que sobre uma mesa de pedestal vemos o esquadro e o compasso entrelaçados, um tinteiro e uma caneta, assim como uma folha de papel (testamento do destinatário) e um pergaminho desenrolado (a regra). No seu pé encontra-se um crânio com duas tíbias, evocando ao mesmo tempo o assassinato do Mestre Jacques em Sainte-Baume e o assassinato de Hiram. Um poodle real simboliza a fidelidade, uma virtude companhônica fundamental. Notemos também a presença perto do templo de dois arbustos simbólicos: um carvalho e uma oliveira. Em ambos os lados de Santa Catarina, há também o cruzamento de ferramentas cercadas por quatro letras não tripontuadas: UVGT em torno de um machado e uma plaina; IFAF em torno do compasso e do esquadro com a plaina, brasão dos companheiros fabricantes de rodas. Estas duas vezes quatro palavras remetem a fórmulas secretas dos companheiros. UVGT indica uma ligação desconhecida com os filhos do Padre Soubise, o outro lendário fundador dos companheiros de Dever.

Voltarei aqui regularmente sobre as lendas do Mestre Jacques e à relação com São Tiago Menor um suposto autor em outros tempos, da Epístola de Tiago.

Publicado na Revista FM FRanc-Maçonnerie

Fonte: https://bibliot3ca.com/2018/09/08/o-grande-arquiteto-do-dever/

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