Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

COR DO AVENTAL

COR DO AVENTAL
(republicação)

Questão apresentada em 21/01/2014 pelo Respeitável Irmão Samuel Chiesa, Loja Cavaleiros Templários, 32, Grande Loja Maçônica do Tocantins, Oriente de Palmas, Estado do Tocantins.
chiesasamuel@gmail.com

Acompanho sua coluna e aproveito para parabenizá-lo pelo belo trabalho. Tenho uma dúvida: Se o Rito Escocês é vermelho, por que as Grandes Lojas e Grande Oriente, utiliza um avental azul com três rosetas? E onde fica o MB? 

CONSIDERAÇÕES:
Sem dúvida a cor predominante no Rito em questão é a vermelha oficializada principalmente no Congresso de Lausane na Suíça em 1.875. Esse Congresso dentre outros viria regulamentar inclusive os paramentos do simbolismo do Rito, sendo o avental de Mestre aquele debruado em vermelho e nele bordadas as letras, também em vermelho, MB.

No Brasil por uma sucessão de erros históricos, primeiro as Grandes Lojas Estaduais fundadas a partir de 1.927 buscariam reconhecimento da Maçonaria Norte-americana que pratica na sua grande maioria através das Lojas azuis o Craft americano (filho espiritual do sistema inglês), cujo avental de Mestre é debruado em azul e decorado com as três rosetas. É bastante provável que esse é um dos motivos de se azular os aventais escoceses no Brasil.

O GOB não escaparia ao longo dos anos de sofrer também essa influência, fato que permanece até os dias atuais na contra mão da história um Rito Escocês azulado, tanto nas Grandes Lojas Estaduais como no Grande Oriente do Brasil.

Não vou me aprofundar no tema para que não haja melindres por parte de alguns Irmãos. Atualmente no Brasil, apenas quem conserva a tradição verdadeira na cor do avental do REAA são os Grandes Orientes Independentes (COMAB).

A propósito antes que apareçam os contestadores de plantão, sugiro um estudo profundo no Rito Escocês desde os primeiros rituais simbólicos a partir de 1.804 na França, a origem das Lojas Capitulares, o Segundo Supremo Conselho na França, o Grande Oriente da França, o Conselho de Lausane de 1.875 na Suíça, e no Brasil, os primeiros rituais e cobridores impressos no Século XIX no Grande Oriente do Brasil (1.834).

Aconselho aos pesquisadores que usem o método acadêmico de documentação primária e não se “agarrem” com certos rituais ultrapassados e repletos de enxertos publicados no Brasil.

Nunca é demais também lembrar que em termos de GOB, ainda existe a influência no escocesismo de outros ritos, também de origem francesa, dos quais eu destacaria o Rito Moderno, ou Francês que possui tradicionalmente aventais debruados de cor azul.

Finalizando, existe ainda o grupo de Irmãos que “acham” o azul “mais bonito” do que o vermelho...

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.356 Florianópolis (SC) – domingo, 25 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário