Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

DÚVIDA NO RITUAL - SAUDAÇÃO

DÚVIDA NO RITUAL - SAUDAÇÃO
(republicação)

Questão apresentada em 22/01/2014 pelo Respeitável Irmão Luiz Antonio Varzini, Loja Conselheiro Ramalho, 522, REAA, GOSP/GOB, Oriente de Mogi Mirim, Estado de São Paulo.
varzini@yahoo.com.br

Mais uma vez venho consulta-lo. Em uma resposta sobre Circulação e Saudação (JB News) o Irmão faz referência - Página 42 do Ritual de Aprendiz Maçom, onde consta que “A saudação maçônica feita somente ao Ven∴ Mestre quando da entrada e saída do Oriente e ao Ven∴ Mestre e VVig∴ quando da entrada e saída do Templo”. O Irmão acrescenta que “Outro procedimento dessa forma fere o próprio ritual que alerta para o seu cumprimento sem acrescentar práticas que nele não estiverem escritas”. Ocorre, todavia, que no mesmo Ritual (páginas 78 e 160), no encerramento da Sessão, na transmissão da Palavra Sagrada, consta que o 1º Diác∴ “coloca-se em frente o Ven∴ Mestre, fazendo a saudação”. Qual procedimento prevalece?

CONSIDERAÇÕES:
Não vamos confundir alhos com bugalhos. O primeiro caso é a da saudação para o Venerável quando do ingresso e saída do Oriente, ou quando da saudação às Luzes por ocasião do ingresso formal em Loja – após a Marcha.

Note que nesse caso o procedimento é executado apenas por um protagonista para uma das Luzes da Loja, que não se levanta para responder. Assim, é isso que o ritual exara nesse caso.

No segundo caso (citado pelo Irmão), trata de saudação entre os dois protagonistas que a executam por dever de ofício, pois ambos estarão em pé e parados em Loja aberta um de frente para o outro, portanto à Ordem.

Para que haja a transmissão, desfaz-se o Sinal. Transmitida à palavra, volta-se ao Sinal, desfazendo-o em seguida para o deslocamento do Diácono e do Venerável que volta à cátedra voltando-se novamente para o Ocidente.

O mesmo ocorre com os Vigilantes e com os Diáconos. Ratificando: existe a saudação para alguém e a saudação entre dois protagonistas que estarão em pé um de frente para o outro. Minúcias da ritualística meu Irmão.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.358 Florianópolis (SC) – terça-feira, 27 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário