Páginas

sábado, 26 de janeiro de 2019

PERJURO

PERJURO
(republicação)

Em 24.03.2014 o Respeitável Irmão Adilson Massucato, Loja 14 de Julho II, sem declinar o nome do Rito e Obediência, Oriente de Maringá, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão: adilsonmassucato-repres@tavex.com.br

Sei que em nosso ritual não consta mais fazermos o perjúrio, ou seja, o mesmo foi retirado há muitos anos, mas eu vi fazendo o perjúrio fora do templo (no átrio) momentos antes da sessão, algo em torno de uma hora.

Isto é também proibido antes de sessão e fora do templo? Pergunto por que achei muito forte e importante esta encenação... Os neófitos, depois de terminada a sessão normal de iniciação, perguntados acharam que marcou bastante pra eles, principalmente no que diz respeito ao sigilo maçônico... Tem algum problema em fazermos sem causar constrangimentos ou qualquer tipo de desrespeito aos neófitos e com a nossa Ordem?

CONSIDERAÇÃO:

Dois aspectos a serem considerados:

Primeiro – Se não está presente no ritual não se executa o procedimento. Assim, há problemas sim, pois isso é desconsiderar o que está escrito e não existe justificativa para tal. 

Segundo – se a referência for ao Rito Escocês Antigo e Aceito o ritual está corretíssimo em extirpar esse enxerto do Rito.

Ora essa prática é inexistente no escocesismo. Esse ato pertence sim a outro Rito que nele, pelo seu aspecto doutrinário, faz sentido e não porque tenha marcado bastante os Aprendizes. 

Quero deixar bem claro que nada tenho contra nenhuma passagem ritualística desse ou daquele rito maçônico. O que tenho contra e essa mania de inventar e enxertar procedimentos contrários à doutrina específica de um rito.

E ainda, o que me deixa mais indignado é esse tal de “achar bonito” transformando ritos em verdadeiras colchas de retalhos, quando não desrespeitando rituais legalmente aprovados.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.405 Florianópolis (SC) – domingo, 20 de julho de 2014.

2 comentários:

  1. Como costuma-se dizer, perfeita resposta. Sé possível gostaria de saber se a chamada "Cena de São João", realizada em algumas Potências é utilizada pelo GOB ou se já foi algum dia, ou seja, a de relacionar São João Batista com o castigo aos perjuros. Em minhas pesquisas encontrei no Guia regulador de 1834 e em um ritual de 1908 o texto, mas sem a relação com S.J. Batista e sem esquife. Me parece que foi em 1927 que houve a "alteração" no sistema de Grandes Lojas.
    Antecipadamente, muito obrigado.
    S:.S:.S:.

    ResponderExcluir
  2. O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir