Páginas

segunda-feira, 4 de março de 2019

LUZES EM VISITA

LUZES EM VISITA
(republicação)

Em 02.05.2014 o Respeitável Irmão Marcelo Guazzelli, membro da Loja Fraternidade VII, REAA, GORGS, Oriente de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, formula a questão seguinte: marcelo.guazzelli@gmail.com 

Falando em REAA. Quando uma das Luzes (Venerável ou Vigilantes) vão em visita a uma Loja, da mesma ou de outra Potência, isso é indiferente, como devem ser seus paramentos? Apenas o avental que estão usando atualmente ou o paramento completo: avental, colar com a joia do cargo e punhos?

Considerações:Enquanto Luzes de uma Loja os protagonistas têm o direito de se apresentar com os paramentos completos mesmo em visita a outras Lojas. 

Cabe aqui um pequeno comentário. À bem da verdade os Vigilantes não deveriam ter paramentos diferenciados (avental e punhos) conforme é tradição no Rito. 

Infelizmente ao longo dos tempos inventaram paramentos diferenciados para estes e a moda pegou. Assim, nas Obediências que adotaram essa prática é de direito também dos Vigilantes, todavia apenas enquanto exercem os respectivos cargos pelo tempo que foram eleitos. 

Já o Venerável sim possui paramentos distintos tradicionalmente. Mesmo ao deixarem os seus cargos, genuinamente eles mantém os aventais de e joia distintiva de Ex-Venerável - aqui no Brasil no Rito em questão também conhecido como Mestre Instalado. 

Geralmente um Ex-Venerável não possui punhos como parte dos seus paramentos, sendo estes restritos apenas ao Venerável da Loja. 

O correto para se distinguir um Venerável de um Ex-Venerável seria a joia distintiva que se diferencia de uma para outra, bem como o conjunto dos três nível/prumo presos ao avental que em um Ex-Venerável tem esses cobertos por um bordado na mesma cor da orla do avental. 

Para melhor esclarecer os três nível/prumo são os símbolos dispostos sobre o avental. Por pura falta de conhecimento das particularidades da Sublime Instituição esse importante símbolo acabou sendo interpretado como a letra grega “TAU” e ainda por cima invertida. 

Na realidade o símbolo representa o nível e a perpendicular, inclusive como parte integrante de um dos Sinais Causais na lenda de Balkis (rainha de Sabá) e do Rei Salomão inerente à Instalação no trono. Imagine, já chegaram até a interpretar esse conjunto simbólico com “o martelo de Thor” !!!

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 1.453 Los Barrios (Espanha), sábado, 6 de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário