Páginas

terça-feira, 5 de março de 2019

PEDIR A PALAVRA - RITO MODERNO GOB

PEDIR A PALAVRA - RITO MODERNO GOB
(republicação)

Em 10.05.2014 o Respeitável Irmão Dalmir Laport, Loja Universitária PJSH, 3.404, GOB, Rito Moderno, ou Francês, sem declinar o nome do Oriente (Cidade) e Estado da Federação, apresenta o parecer seguinte: laportddl@uol.com.br 

Cordiais Saudações Fraternais. Em primeiro lugar, rendo minhas sinceras homenagens ao Irmão Pedro Juk pelos esclarecimentos acerca de questionamentos que lhes são levados, os quais muito contribuem para a minha cultura e conhecimento maçônico. Somente a guisa de colaboração acerca do aludido tema levado a questionamento no JB News nº 1341, recebido no dia de hoje, o "Pedir a Palavra", por exemplo, no Rito Moderno (ou Francês), é efetuado batendo-se "uma palma e mantendo-se o braço direito estendido". É uma forma ritualística prevista no Ritual do 1º Grau (Aprendiz Maçom) do GOB, Edição 2009. No Rito Moderno, portanto, consoante o que preceitua o seu próprio Ritual, a batida não se dá no dorso da mão esquerda.

Considerações: 
Aquelas considerações exaradas faziam referência ao Rito Escocês Antigo e Aceito conforme se identificara o consulente naquela oportunidade. Na minha resposta quando fiz referência à expressão “universal”, esta também relacionada aos costumes do Rito em questão (escocês). 

Cabe aqui uma justificativa. É justamente para não se cair no campo da contradição que sempre que possível eu solicito a identificação do consulente, quanto ao Rito e inclusive a Obediência, já que mesmo se tratando do mesmo Rito, é comum algumas diferenças entre os rituais dessa ou daquela Obediência, principalmente em se tratando da Maçonaria brasileira. 

De qualquer forma fica aqui o registro da informação prestada pelo Respeitável Irmão Dalmir, assim como seguem os meus agradecimentos pela elucidação e referência ao belíssimo Rito Moderno, ou Francês.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.454 Los Barrios (Espanha), domingo, 7 de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário