Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2019

BORLAS

BORLAS 
(republicação)

Em 27.08.2014 o Respeitável Irmão Marcos André, Venerável Mestre da Loja Experiência e Sabedoria, 47, GLMES, REAA, Oriente de Vitória, Estado do Espírito Santo, apresenta a seguinte questão: 
clinicadador@bol.com.br 

Uma duvida, foram retiradas as borlas do Templo. Agora minha duvida, existe algum tamanho para ser colocada, a altura das borlas? 

Penso que seria em torno de 1 metro do teto, tem alguma informação? 

Considerações:

Se a referência estiver relacionada às duas borlas localizadas na extremidade da Corda de 81 nós junto à porta de entrada, as mesmas geralmente terminam à meia altura de cada lateral da porta e ali estão assim dispostas para ornamentar a entrada da Loja ao mesmo tempo em que indicam estar à porta do Canteiro (Loja) da Maçonaria sempre aberta para a evolução da ciência e das artes.

Agora, se a referência estiver se relacionando às quatro borlas que representam a Justiça e a Prudência no Oriente; a Temperança e a Coragem no Ocidente, estas não se apresentam literalmente (fisicamente) “penduradas” nos quatro cantos da Sala da Loja (Templo), já que essa alegoria está representada em cada um dos quatro cantos da Orla Denteada (Marchetada) que contorna o conjunto simbólico que compõe o Painel da Loja.

Em resumo, as borlas estão literalmente representadas no Painel da Loja e não pendentes dos quatro cantos altos da sala, até porque o Painel já representa simbolicamente o conjugado de símbolos da Loja conforme o Grau e, dentre os tais está à representação da Orla Denteada conjuminada nos seus quatro vértices internos com os símbolos das respectivas borlas.

Daí tradicionalmente no simbolismo do REAA existir apenas um Painel da Loja por Grau de trabalho que fica posicionado para a compreensão de todos no centro do Ocidente em Loja aberta.

No Rito em questão verdadeiramente não existe o tal de “painel alegórico” que alguns rituais mencionam e o colocam no Oriente – isso é meramente um produto de enxertia.

É oportuno aqui salientar que essas considerações se prendem à tradição e a pureza do Rito, não querendo com isso se arvorar contrariamente aos rituais em vigência e legalmente aprovados que porventura destoem dessas minhas exposições.

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.579 - Florianópolis (SC) – sábado, 24 de janeiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário