Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2019

SINAL E MARCHA

SINAL E MARCHA 
(republicação)

Em 12.08.2014 o Respeitável Irmão Ubaldino F. Marques, Loja Fraternidade, Caminho e Luz, GOB, REAA, Oriente de São Sebastião do Paraíso, Estado de Minas Gerais apresenta a questão seguinte: 
ubaldino_marques@uol.com.br

Dúvida – Sinal e a Marcha 

Em visita a uma Loja do GOB de Minas Gerais, pediram-me para exercer a segunda vigilância. O fiz com todo prazer, porém corrigi o procedimento na entrada do Templo dos Aprendizes, que fizeram a Marcha sem estar à Ordem. Aprendi que se marcha, estando à Ordem, terminado os passos de Aprendiz saudamos as Luzes. Não é isso meu Irmão Juk? O Primeiro Vigilante e o Orador, disseram-me que eu estava errado, que se marcha sem estar à Ordem e quando param, aí sim, faz-se o Sinal. Pode esclarecer-nos por obséquio sapiente Irmão? 

Considerações:

Eu realmente fico abismado com a falta de conhecimento maçônico demonstrada ainda por alguns Irmãos. É mesmo de estarrecer.

Mano Ubaldino, se o caso for aquele da entrada formal em Loja aberta com a Marcha do Grau, no caso a do Aprendiz, a vossa pessoa esteve irremediavelmente correta ao corrigir na oportunidade o procedimento conforme vosso relato. Nesse sentido, equivocados mesmo estiveram o Primeiro Vigilante e o Orador naquela ocorrência.

Para os passos do Grau no Rito em questão, o protagonista antes de romper a Marcha, primeiro compõe o Sinal do Grau (Gutural), ato seguido, com o Sinal ainda composto e sem desfazê-lo dá os três passos correspondentes. Concluída a Marcha o protagonista à Ordem saúda individualmente as Luzes da Loja pelo Sinal Penal (existe instrução para tal no ritual em vigência).

Em resumo, alguns Irmãos ainda precisam aprender que no REAA a Marcha em qualquer Grau simbólico é sempre feita com o Sinal composto. Daí a regra de que essa é a única situação em que se anda (movimenta) com o Sinal composto.

Finalizando, devo salientar que quando mencionado o título Sinal Gutural, Sinal do Grau, ou Sinal Penal é aquele mesmo aludido no Ritual como Sinal de Ordem. No caso do Aprendiz, o Sinal primeiramente é composto na região “gutural” (relativo ou pertencente à garganta), daí o título “Gutural”. O Sinal Penal se refere à execução da pena simbólica (t∴ a g∴c∴) aplicada a partir do Sinal Gutural (ao se desfazer o Sinal). Para todo esse conjunto de procedimentos dá-se o título de Sinal do Grau, geralmente também conhecido como Sinal de Ordem – estando à Ordem (corpo ereto e pés unidos pelos calcanhares formando uma esquadria) é que se compõe o Sinal com a mão, ou com as mãos conforme o caso (em outro Grau).

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 1.577 - Florianópolis (SC) – quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário