Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2019

APLAUSOS

APLAUSOS
(republicação)

Em 01.10.2014 o Respeitável Irmão Antonio Carlos Maia Pinto Gouveia, Loja Serra do Roncador, 2.240, REAA, GOB-MT, Oriente de Nova Xavantina, Estado do Mato Grosso, formula a seguinte questão:
antoniomaiagouveia49@hotmail.com 

Aplausos:

Numa sessão recente, surgiu à dúvida se é correto ou não aplaudir o Irmão quando termina a apresentação de trabalhos, estudos, etc., no "Tempo de Estudos". De forma geral, se é correto ou não o aplauso a irmãos em qualquer situação durante a ritualística. Fico assim aguardando sua orientação. Solicito ainda informações sobre Manual de Ritualística, já que, segundo nos informou já faz alguns meses, o Soberano Grão-Mestre tinha revogado todos. Acredito que algum Manual deverá ser aprovado brevemente, se é que não existe já um aprovado.

Considerações:

Como vivemos em uma matriz cultural de origem francesa de Maçonaria do “onde está escrito” ou o “vale o que está escrito” impera, sou obrigado a informar que se não está anotado o ato de “aplaudir” no Ritual em vigência, é prudente que assim não se proceda. Ademais, uma sessão maçônica não é palco para essas manifestações, já que se equacionado o ato, não sei se ele viria realmente somar alguma coisa para engrandecimento da sessão.

Penso que manifestações de elogio, louvor e gabo por demonstrações ruidosas de aprovação não se encaixam bem no sistema de trabalho maçônico, sobretudo de sendo de modo indiscriminado.

Nesse sentido, talvez o ato de aplaudir ficasse mais apropriado como demonstração de apoio e ovação em uma Sessão Pública, desde que o mesmo assim viesse merecer.

Evidentemente que existem aplausos maçônicos previstos, inclusive na ritualística, todavia, como mencionado: “os previstos”, não indiscriminados.

Quanto ao Manual de Dinâmica estamos ainda aguardando instruções que provavelmente somente virão após a apreciação dos provimentos do Primeiro Grau que já foram enviados ao GOB.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.598 - Florianópolis (SC) – quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário