Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2024

O RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

(Desconheço o autor)
Algumas autoridades chamam este o Rito Antigo e Aceito, mas as Constituições Latinas da Ordem o designam como o Rito Escocês Antigo e Aceito, ou Antigo e Aceito Rito Escocês. Este título foi muito adotado e é tido como o correto nome do Rito.

Embora um do mais jovem dos Ritos maçônicos, não tendo surgido antes do ano 1801, este é atualmente o mais popular e o mais difundido. Supremos Conselhos ou Corpos Administrativos do Rito são encontrados em quase todos os países civilizados do mundo, e em muitos deles é a única Obediência maçônica. A história de sua organização é resumidamente esta: Em 1758, um Corpo de Maçons organizado em Paris chamados de o Conselho de Imperadores do Leste e Oeste, organizou um Rito chamado o Rito de Perfetdion que o consistiu em vinte e cinco Graus e o mais alto dos quais, era o Príncipe Sublime do Segredo Real.

Em 1761, este Conselho concedeu uma Patente ou Deputation a Stephen Morin, autorizando-o a propagar o Rito no Continente Ocidental. No mesmo ano, Morin chegou à Cidade de Santo Domingo dando início à disseminação do Rito, e designou muitos Inspetores, tanto para a Índia Ocidental como para os Estados Unidos. Entre outros, ele conferiu os Graus à Moses M. Hayes, com o poder de designar outros, quando necessário.

Hayes designou a Isaac Da Costa a Patente de Deputado Inspetor-Geral para Carolina do Sul que, em 1783, introduziu o Rito naquele Estado pelo estabelecimento de uma Grande Loja de Perfeição em Charleston. Foram designados outros Inspetores subseqüentemente, e em 1801 um Conselho Superior do Rito foi aberto em Charleston por John Mitchell e Frederick Dalcho.

Há muitas evidências nos Arquivos do Supremo Conselho que até aquele tempo foram reconhecidos os vinte e cinco Graus do Rito de Perfeição. Mas, subitamente, com a organização do Conselho Supremo, surgiu um novo Rito , criado pela adoção de mais oito dos graus avançados continentais, para fazer o Trinta e Três e não os Vinte e Cinco Graus do Rito.

O Rito consiste em Trinta e Três Graus, e dividido em seis seções, cada seção que está sob uma Jurisdição apropriada, como segue, abaixo:

I
LOJA SIMBÓLICA

II
LOJA DE PERFEIÇÃO

III
CAPÍTULO ROSA CRUZ

IV
CONSELHO DE KADOSH

V
CONSISTÓRIO OU PRÍNCIPE SUBLIME OU MESTRE DO SEGREDO REAL

VI
O SUPREMO CONSELHO

Estes às vezes são chamados os Graus Azuis ou Simbólicos. Eles não são conferidos pelo Rito escocês na Inglaterra, Escócia, Irlanda, ou nos Estados Unidos, porque os Conselhos Supremos se abstêm de exercitar jurisdição por respeito à mais velha autoridade nesses países do York e Rito americano.


A classificação dos anteriores Graus se dá conforme são organizados na Jurisdição Sulista. Na Jurisdição maçônica do norte os graus de Consistório começam na Pontífice Principal, o décimo nono, e incluem o trigésimo segundo, Príncipe Sublime do Segredo Real; e o Conselho de Príncipes de Jerusalém governa os décimo quinto e décimo sexto graus. Vários dos títulos dos Graus variam no uso deles pelos Conselhos Supremos mas a mesa anterior cobre a maioria destas variações. A Jurisdição Sulista omite a palavra, por exemplo, Principal dos nomes do décimo segundo, décimo quarto, décimo nono, vigésimo e vigésimo nono graus, e também usa Elu em vez das outras designações, omite o Chefe do trigésimo primeiro, e especifica o Mestre pelo trigésimo segundo.
A História completa e revisada do Rito está no livro do Doutor Mackey.

OS 33 GRAUS

O aprendizado do maçom está dividido por etapas. Cada etapa é desenvolvida numa Câmara própria, com seus respectivos graus. São elas:

Lojas Simbólicas
do 1º ao 3º graus

Lojas de Perfeição
do 4º ao 14º graus

Capítulos
do 15º ao 18º graus

Conselhos de Kadosch
do 19º ao 30º graus

Consistórios de Príncipes do Real Segr.
do 31º e 32º graus

Supremo Conselho
33º grau

Loja Simbólica
1º Grau : APRENDIZ - O Aprendiz deve, acima de tudo, saber aprender. É o primeiro contato com o Simbolismo Maçônico. Aprende as funções de cada um no templo e sempre busca o desenvolvimento das virtudes e a eliminação dos vícios. Muitos maçons antigos afirmam que este é o mais importante de todos os graus.
2º Grau : COMPANHEIRO - A fase de Companheiro propicia ao maçom um excepcional conhecimento de símbolos, além de avanços ritualísticos e desenvolvimento do caráter.
3º Grau : MESTRE - É o chamado grau da plenitude maçônica. No âmbito do Simbolismo (Lojas Simbólicas) é o grau mais elevado que permite ocupar quaisquer cargos. O Mestre possui conhecimentos elevados da história e dos objetivos maçônicos.

Loja de Perfeição
4º Grau : MESTRE SECRETO - Neste grau, além de outros conhecimentos, o maçom aprende as virtudes do Silêncio. Avança fantasticamente no conhecimento de símbolos utilizados na Maçonaria em geral.
5º Grau : MESTRE PERFEITO - Aprende-se no 5º grau a meditação interior. Privilegia este grau, o princípio moral de render culto à memória de honrados antepassados. Completa o conhecimento dos graus anteriores.
6º Grau : SECRETÁRIO ÍNTIMO ou MESTRE POR CURIOSIDADE - É dedicado à necessidade de se buscar o conhecimento, sem o qual não há progresso. Contudo, adverte para a vã curiosidade, capaz de gerar malefícios. Investiga-se a miséria social e as maneiras de combatê-las, dentre outras coisas.
7º Grau : PREBOSTE E JUIZ ou MESTRE IRLANDÊS - Neste grau estuda-se a eqüidade, os princípios da Justiça, o Direito Natural e alguns princípios éticos da liderança.
8º Grau : INTENDENTE DOS EDIFÍCIOS ou MESTRE EM ISRAEL - Dedica-se a estudar a fraternidade do homem por meio de valores como o trabalho e o direito à propriedade. Combate a hipocrisia, a ambição e a ignorância.
9º Grau : MESTRE ELEITO DOS NOVE - Estudam-se a realidade dos ciclos, as forças negativas e a força da reconstrução.
10º Grau : MESTRE ELEITO DOS QUINZE - Estudam-se a extinção de todas as paixões e as tendências pouco proveitosas, censuráveis.
11º Grau : SUBLIME CAVALEIRO ELEITO ou CAVALEIRO ELEITO DOS DOZE - Dedica-se à regeneração.
12º Grau : GRÃO-MESTRE ARQUITETO - Estuda o poder da representação popular.
13º Grau : CAVALEIRO REAL ARCO - Estuda os magos pontífices do Egito e de Jerusalém.
14º Grau : GRANDE ELEITO ou PERFEITO E SUBLIME MAÇOM - É o grau mais alto das Lojas de Perfeição. Proclama o direito inalienável da liberdade da consciência. Defende uma educação digna para que o homem possa ter governantes que assegure direitos e obrigações compatíveis.

Capítulo
15º Grau : CAVALEIRO DO ORIENTE - Dedica-se à luta incessante para o progresso pela razão.
16º Grau : PRÍNCIPE DE JERUSALÉM - Estuda a vitória da liberdade como conseqüência da coragem e perseverança.
17º Grau : CAVALEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE - Explora o Direito de reunião.
18º Grau : CAVALEIRO ROSA-CRUZ - É dedicado ao triunfo da Luz sobre as Trevas. É a libertação pelo Amor.

Conselho de Kadosh
19º Grau : GRANDE PONTÍFICE - Fala sobre o triunfo da Verdade, estuda o pontificado.
20º Grau : MESTRE AD VITAM - É consagrado aos deveres dos Chefes das Lojas Maçônicas.
21º Grau : NOAQUITA ou CAVALEIRO PRUSSIANO - Estuda os perigos da ambição e o arrependimento sincero.
22º Grau : CAVALEIRO DO REAL MACHADO ou PRÍNCIPE DO LÍBANO - Estuda o trabalho como propagador de sentimentos nobres e generosos.
23º Grau : CHEFE DO TABERNÁCULO - Dedica-se à vigilância dos valores propagados pela Ordem e ao combate da superstição.
24º Grau : PRÍNCIPE DO TABERNÁCULO - Dedica-se à conservação das doutrinas maçônicas.
25º Grau : CAVALEIRO DA SERPENTE DE BRONZE - Dedica-se ao combate ao despotismo.
26º Grau : PRÍNCIPE DA MERCÊ ou ESCOCÊS TRINITÁRIO - Estuda princípios de organização social por meio da Igualdade e da Harmonia.
27º Grau : GRANDE COMENDADOR DO TEMPLO - Defende princípios de governo democrático.
28º Grau : CAVALEIRO DO SOL ou PRÍNCIPE ADEPTO - Estuda a Verdade.
29º Grau : GRANDE ESCOCÊS DE SANTO ANDRÉ - É dedicado à antiga Maçonaria da Escócia.
30º Grau : CAVALEIRO KADOSCH - Fecha o ciclo de estudos no Kadosch. É um grau de estudos profundos a respeito do Simbolismo e Filosofia Maçônicos.

Consistório de Príncipes do Real Segrêdo
31º Grau : GRANDE JUIZ COMENDADOR ou INSPETOR INQUISIDOR COMENDADOR - Estuda o exame de consciência detalhado. Só os conscientes podem ser justos. Estuda-se História.
32º Grau : SUBLIME CAVALEIRO DO REAL SEGREDO - Estuda o poder militar.

SUPREMO CONSELHO
33º Grau : SOBERANO GRANDE INSPETOR GERAL -É o último grau. Fecha o ciclo de estudos. É, em última análise, o maçom mais responsável (pois todos o são!) pelos destinos da Maçonaria no país (no que tange ao Filosofismo). É o guardião, mestre e condutor da Maçonaria.

OBS.: O objetivo foi dar uma visão geral de cada um dos graus. Evidentemente eles têm muito mais conteúdo do que aqui foi comentado. Bons livros de Maçonaria, dedicados ao público em geral, podem - com certeza - subsidiar de forma mais apropriada àquele que pretenda saber mais. Há livros que comentam quase tudo da Maçonaria. Os verdadeiros segredos, contudo, permanecem exclusivos: palavras de passe, os toques e os diversos sinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário