Páginas

domingo, 3 de novembro de 2019

PRANCHETA

Em 22/07/2019 o Respeitável Irmão Neraldo de Araújo, sem mencionar o nome da sua Loja, Rito, Oriente, Grande Loja Maçônica do Mato Grosso do Sul, Estado do Mato Grosso do Sul, apresenta a dúvida seguinte:

PRANCHETA

Tenho acompanhado o vosso trabalho, por sinal, muito elucidativo. Sabe me dizer as medidas da Prancheta da Loja, tipo:

Tamanho 40 x 50 cm? Os ângulos do #, pelo que sei é de 90º. A dúvida é do X, quais os ângulos?

CONSIDERAÇÕES:

A Prancheta do Mestre. Em se tratando do REAA ela é uma das Joias Fixas da Loja. Seu formato se constitui num quadro retangular construído na proporção de três partes no seu lado menor e quatro no maior. 

Esse quadro fica apoiado no chão por um dos seus lados menores. Geralmente é colocado junto ao Altar ocupado pelo Venerável Mestre de modo que fique encostado na parte frontal do Altar tendo a sua face voltada para o Ocidente. Esse quadro geralmente possui medida de 0,36m x 0,48m.

Dois símbolos aparecem na Prancheta desenhados, um constituído por duas paralelas cruzadas que representa o “limitado”, e outro constituído um “X” (xis), também conhecido como Cruz de Santo André, cujo qual é a representação do “ilimitado”, ou do “infinito”. 

Na Prancheta as paralelas cruzadas sempre aparecem na parte superior do quadro e o “X” na parte inferior. Em primeira análise, as paralelas cruzadas correspondem à consciência limitada do homem, enquanto que as linhas cruzadas feito uma cruz disposta diagonalmente (X) mencionam a incompreensão do homem diante da sapiência do Divino – as linhas que constituem o “X”, se prolongadas apontam para o infinito, para o incomensurável. 

Esse conjunto alegórico remete à ideia de que o Mestre traça na Prancheta os planos terrenos, porém inspirado pela Sabedoria Divina.

As dimensões da Prancheta se dão pela união das hipotenusas de dois triângulos retângulos. O triângulo retângulo é tido como um símbolo de primeira grandeza, imprescindível na construção da esquadria – vide o Teorema de Pitágoras (47ª Proposição de Euclides). Graças a esse Teorema é que distâncias são calculadas, na astronomia e na engenharia. É sob essa lógica que ele é trado na filosofia iniciática como uma “Verdade Universal”. - Cabe lembrar que somos oriundos dos canteiros de construtores da Idade Média, portanto cálculos construtivos sempre estiveram presentes no Ofício.

O emblema das paralelas horizontais e verticais perpendicularmente cruzadas (feito o símbolo do jogo da velha) traz aspectos da esquadria e da figura geométrica plana do quadrado, enquanto que a o “X” (xis), ou Cruz de Santo André se apresenta como um símbolo heráldico no formato de uma cruz disposta diagonalmente. Os quatro ângulos internos concernentes ao cruzamento das linhas oblíquas representam cada um o quarto de círculo ou quadrante da circunferência, 90 graus, sistema altamente utilizado nas orientações. Sua característica de símbolo do ilimitado se dá porque cada uma das quatro pontas dos segmentos que formam a cruz disposta em diagonal pode se prologar ao infinito.

De modo prático, as Paralelas Cruzadas e a Cruz de Santo André também se constituem nos caracteres que formam o alfabeto maçônico.

Concluindo, a Prancheta é uma das Joias Fixas da Loja é representa a memória do Mestre, servindo de suporte para que ele trace os planos da Obra.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 31/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário