Páginas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

OFÍCIO DO CHANCELER

Em 27/08/2019 o Irmão Douglas Ricardo Dianin de Lara, Companheiro Maçom da Loja Fraternidade Mourãoense, 4.313, REAA, GOB-PR, Oriente de Campo Mourão, Estado do Paraná, apresenta a questão seguinte:

OFÍCIO DO CHANCELER

Prezado Irmão Pedro Juk, algum tempo atrás tivemos uma reunião aonde, começaram a falar sobre o cargo do Chanceler, pedindo para ele não falar mais datas comemorativas e nem justificativa de faltas dos irmãos.

Gostaria de saber, o Irmão quando vai faltar a sessão ele tem que justificar para o Chanceler ou não precisa justificar? E sobre as datas comemorativas, o chanceler tem que falar todas, ou apenas as datas comemorativas em Loja? Deixando de lado os feriados nacionais e a datas comemorativas nacionais?

Desde já agradeço sua atenção.

CONSIDERAÇÕES:

Um dos ofícios do Chanceler é manter e atualizar o livro de presenças. Do mesmo modo deve manter o registro das efemérides pertinentes à Loja em particular e à Maçonaria em Geral.

Sob o aspecto de "justificar falta" ao Chanceler isso não existe, até porque não é função desse oficial abonar faltas. Ora, se houve falta por parte de alguém, simplesmente esse alguém faltou e está acabado. Nada vai alterar o resultado de um trabalho concluído como justo e perfeito. Justificativa de falta ao Chanceler, nem com antecedência e nem depois de ocorrida a ausência.

É costume inapropriado o Chanceler ficar anotando desculpas pelos outros por motivo de falta – simplesmente coisas de viés latino que só servem para "enfeitar o pavão" e encher a paciência dos outros.

Quanto as efemérides, desde que com critério, é bastante salutar que o Chanceler as comunique a Loja no momento apropriado. Sem exageros e de bom juízo, sem dúvida comunicações desse tipo trazem contornos de boa geometria. Efemérides apropriadas são aquelas relativas aos obreiros do quadro, à Loja e à Obediência. Não menos importante também são as datas comemorativas que envolvem a Nação, o Estado e o Oriente onde se situa a Loja. 

Desde que elas mereçam registro, de tudo o necessário é ter bom senso e objetividade nas informações nas comunicações.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 01/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário