Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

SAUDAÇÃO

Em 16/11/2019 no 1º Encontro de Orientação Ritualística do Centro Sul Fluminense, realizado no Oriente de Três Rios, Estado do Rio de Janeiro, o Respeitável Irmão João Carlos de Carvalho Almeida, Loja Caminho da Luz, 2.635, REAA, GOB-RJ, Oriente de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte questão:

SAUDAÇÃO

Qual é a forma correta e local de saudação ao ingressar e deixar o Oriente?

CONSIDERAÇÕES:

No REAA, conforme especificam as orientações dispostas no GOB RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/ o obreiro em deslocamento, ao ingressar no Oriente faz o Sinal de Ordem do Grau ao Venerável Mestre. A entrada no recinto se dá pelo lado Nordeste do acesso (mesmo lado do Orador). Assim que o protagonista ingressar, tendo como referência a balaustrada a sua esquerda, ele para, compõe o Sina do Grau correspondente e imediatamente o desfaz em saudação pelo Sin∴ Pen∴. Ato seguinte, sem voltar ao Sinal de Ordem, prossegue no seu deslocamento. Em síntese a saudação acontece assim que ele atingir o nível do Oriente na linha da balaustrada.

Em retirada, o protagonista, agora pelo lado Sudeste (mesmo lado do Secretário), antes de descer, tendo como referência a balaustrada à sua direita, volta-se para o Venerável Mestre e o saúda do mesmo modo que fizera quando do seu ingresso. Feita a saudação, sem retomar o Sinal, retira-se do Oriente em direção à Coluna do Sul. Sintetizando, faz a saudação imediatamente antes de descer do Oriente para o Ocidente, isto é, na linha da balaustrada.

Destaca-se ainda que se o obreiro estiver portando um objeto de trabalho ele simplesmente faz uma parada rápida e formal (não se faz Sinal com o objeto de trabalho). Durante a parada não há inclinação com o corço e nem meneios com a cabeça. Durante a parada mantém-se o corpo ereto.

Dando por concluído, reitero que essas saudações são feitas nessa oportunidade apenas e tão somente ao Venerável Mestre (página 42 do Ritual de Aprendiz). Durante o trânsito pelo Oriente, do Nordeste para o Sudeste do espaço, não há nenhuma saudação quando se passa pelo do Alt∴ dos JJur∴.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 25/11/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário