Páginas

sexta-feira, 17 de abril de 2020

SAUDAÇÃO NA ENTRADA DO ORIENTE

SAUDAÇÃO NA ENTRADA DO ORIENTE
(republicação)

Em 13.07.2015 o Respeitável Irmão Perilio Barbosa Leite da Silva, Loja Arte e Virtude, REAA, GOB-MG, Oriente de Lajinha, Estado de Minas Gerais, solicita esclarecimento para o que segue: 
barbosaoilirep@gmail.com 

A saudação feita ao Venerável Mestre na entrada e saída do Oriente ela é feita somente depois da abertura do Livro da Lei? 

CONSIDERAÇÕES:

Salvo o Sinal composto por todos no Ocidente em cumprimento ao segundo dever do Vigilante por ocasião dos procedimentos de verificação para a abertura da Loja, Sinais são feitos apenas com a(s) mão(s) depois de declarada a Loja aberta pelo Venerável que ocorre imediatamente após a leitura do Livro da Lei. 

Assim, cumprindo o previsto no Ritual, a saudação somente é feita pelo Sinal ao Venerável Mestre toda vez que um Obreiro ingresse ou saia do Oriente. Em estando o protagonista com as mãos ou mão ocupada, ele fará nessa oportunidade apenas uma parada rápida e formal, porém sem inclinação do corpo ou maneios com a cabeça. 

A saudação pelo Sinal é também executada hierarquicamente às Luzes da Loja quando da execução da Marcha do Grau na entrada formal. 

Da mesma forma, se em retirada definitiva do Obreiro antes do encerramento dos trabalhos. Nesse caso o Obreiro entre Colunas e próximo à porta do Templo também saúda hierarquicamente pelo Sinal às Luzes da Loja.

Não existe nenhuma saudação e parada formal durante o deslocamento de uma para outra Coluna quando o protagonista porventura cruzar o eixo longitudinal do Templo (equador).

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.914 – Rio Branco (AC) – segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário