Páginas

domingo, 6 de setembro de 2020

AVENTAL DOS EXPERTOS

AVENTAL DOS EXPERTOS
(republicação)

Em 19/02/2016 o Respeitável Irmão Geraldo Marques de Sousa, Loja Cristais Paulista, 4.181, REAA, GOSC-GOB, Oriente de Cristais Paulista, Estado de São Paulo, formula a seguinte questão. sousa-geraldo@uol.com.br

O Primeiro e Segundo Experto na condução dos Candidatos, dentro do Templo, usam aventais pelo lado do avesso?

CONSIDERAÇÕES:

Aventais nunca foram feitos para usar no lado avesso. Isso é pura invenção, e até um modo desrespeitoso para com esse importante paramento maçônico (o verdadeiro traje do maçom) pelo lado contrário.

Infelizmente aqui no Brasil, ainda existem rituais que insistem nessas práticas equivocadas, como acontece em casos da cerimônia de Exaltação, quando em parte dela todos usam contraditoriamente o Avental pelo lado avesso. Toda essa bobagem é fruto de um esdrúxulo procedimento que supõe a prática momentânea de sentimento de pesar ou dor pela morte de alguém.

Esses entendidos deveriam saber que a Câmara do Meio é emblematicamente representada pela dor da perda do Mestre e isso já está explícito na decoração e adereços da Loja nessa oportunidade, porém nunca na obrigatoriedade de se vestir o Avental pelo seu lado contrário.

Isso é um verdadeiro disparate litúrgico que foi inventado no simbolismo do REAA por ocasião de cópia de práticas próprias do Grau 18 no tempo das hoje já extintas Lojas Capitulares. Atualmente essa prática é comum no Grau Capitular (que nada tem a ver com luto), pois o Avental desse Grau possui verdadeiramente duas faces que, obviamente, fazem parte da liturgia do Capítulo e assim e usado.

Como enganosamente forraram o Avental de Mestre do simbolismo escocês com a cor negra (que deveria ser vermelha), logo alguns inventores supersticiosos viram no costume capitular de usar o avental pelos dois lados à oportunidade para também inverter o lado do Avental do Mestre (agora negro) como um símbolo da consternação. Assim, pela lei do menor esforço e em nome das “pardalices maçônicas”, além de oficializarem equivocadamente a cor negra no avesso do Avental de Mestre do REAA, ainda lhe deram um sentido imaginoso de ser usado às vezes pelo lado avesso.

Só para ilustrar, houve tempos em que certos Aventais inclusive traziam representados no seu forro ridiculamente o símbolo da morte, de tal modo que quando vestidos ao contrário, mais pareciam aglomerações de bandeiras de piratas ou uma convenção de corsários.

Embora equivocado, porém sem o símbolo estilizado da morte, o Ritual de Mestre do REAA em vigência no GOB infelizmente ainda prevê (para todos os obreiros) esse barbarismo ritualístico - o de se usar pelo lado avesso as insígnias em determinada parte da cerimônia de Exaltação (veja a partir da página 99 até a 128). Desse modo, até que as coisas possam ser corrigidas, mesmo errado, cumpre-se o Ritual.

Agora no que diz respeito especificamente aos Expertos nas cerimônias usarem o Avental pelo lado avesso, para mim é novidade (durma-se com um barulho desses). Se existe essa previsão, mesmo que equivocada, ela se restringe apenas para cerimônia de Exaltação como anteriormente mencionada, todavia extensiva a todos os Irmãos, nunca somente aos Expertos e muito menos nas cerimônias Iniciação e Elevação. Isso não está previsto ritualisticamente.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 2.160 – Florianópolis (SC) – quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário