Páginas

sábado, 19 de setembro de 2020

MAÇONARIA PARA TODOS

MAÇONARIA PARA ATODOS
Autor: Antônio José da Silva

Em nossas peregrinações, através de viagens e palestras, muitas vezes nos deparamos com Irmãos que sentem dificuldades para explicar aos não iniciados, sejam eles amigos, parentes, colegas de trabalho, escola ou clubes, alguns temas sobre a Maçonaria. A estes visamos trazer algumas explanações que, acreditamos, possam ser úteis em seu dia a dia.

Alguns Questionamentos

O que é a Maçonaria?

Nosso Irmão Chanceler normalmente responde em sua frase inicial: “É uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade…”

Quão auspicioso é este objetivo e como explicá-lo na prática?

Primeiro devemos entender o que é ser feliz. Ser feliz é ter prazer e satisfação, seja nas realizações pessoais, no trabalho, junto à família e na sociedade. Não precisamos mudar o mundo para isso, mas precisamos mudar a nós mesmos em primeiro lugar.

Como diria o filósofo: “seja você a mudança que você procura encontrar”.

Se não concordamos com a corrupção, mas damos exemplos de pequenos deslizes para a Sociedade, que espera ver em nós exemplos de mudanças, não estamos ajudando o mundo a ser feliz, não estamos sendo justos e nem contribuindo para que sociedade se transforme à nossa volta. São pequenos atos como gentilezas, não obter pequenas vantagens em filas e processos que nos fazem diferentes. Ajudar não é ser cúmplice, é amparar, proteger, orientar e estar à disposição do Irmão, em caso de necessidade e sem transgredir a lei.

O que é ser Maçom?

É ser um construtor social onde sua função é ajudar pelo exemplo de atitudes, de auxílio no dia a dia, a fazer um mundo melhor. É como o homem que retornava uma estrela do mar para o oceano, de milhares que estavam na praia, e quando perguntado sobre a importância desta ação, ele responde lançando uma delas de volta ao mar: para esta eu fiz a diferença.
O que é uma Loja? 

Loja é uma associação de Irmãos, constituída de 20 a 100 associados, que se reúnem, na maioria das vezes, uma vez por semana, para tratar de assuntos que tratam do aprimoramento mental, espiritual e administrativo, para contribuir com o bem-estar da sociedade.

O que se faz em uma Loja?

Nas Lojas os maçons aprendem como tornar a si mesmos e a sociedade, a cada dia, melhor.

Por que a Maçonaria se utiliza de símbolos?

Os símbolos na Maçonaria, ao contrário do que se supõe, não possuem uma função ritualística. Os símbolos, basicamente, possuem a função de um texto, e cabe a cada membro interpretar e apreender o significado dos mesmos. Os símbolos ajudam o maçom, através de um treinamento contínuo, a interpretar o ser humano, a captar os acontecimentos da vida e tentar promover as mudanças em benefício da coletividade.

A que aludem esses  símbolos?

Esses símbolos representam vários momentos da história da humanidade e levam os maçons a refletir sobre alguns enigmas da vida, tais como:

De onde  viemos?
Para onde vamos?
Porque estamos aqui?

O que faz um maçom para atingir seus objetivos?

O maçom deve instruir-se permanentemente para, assim, enxergar nas entrelinhas, ouvir o som do silêncio, ter consciência política e cidadã, a fim de atuar na sociedade revelando o seu verdadeiro papel como Construtor Social.

Esperamos com este artigo, ter clareado um pouco as dúvidas de alguns amigos não iniciados, que, sequiosos por conhecer um pouco mais sobre a Sublime Ordem, nos indagam a respeito da Maçonaria, e para alguns de nós mesmos, maçons, que sentem dificuldades em esclarecer a beleza que é a Instituição a que pertencemos.

Fonte: https://opontodentrocirculo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário