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quarta-feira, 31 de março de 2021

TRÍPLICE ABRAÇO

TRÍPLICE ABRAÇO
(republicação)

O Respeitável Irmão Hélio Brandão Senra, Mestre Instalado da Loja Perfeita União, 005, Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, sem declarar o Oriente (cidade), Estado de Minas Gerais. hsenra@cardiol.br 

Gostaria de ter um esclarecimento sobre o início do Tríplice Abraço.

1 - No Manual de Procedimentos Ritualísticos da Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro está descrito: “passar o braço direito por cima do ombro esquerdo do Irmão e o braço esquerdo por baixo do braço direito do mesmo batendo três vezes somente com a mão direita”...; no Ritual da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais o início é com o braço esquerdo sobre o ombro direito do Irmão e o braço direito na face lateral do tórax. Qual é o correto?

2 - A origem do abraço fraternal vem dos C∴PP∴ de P∴ do Mestre Maçom? Mais especificamente do quarto ponto? 

CONSIDERAÇÕES:

Os C∴PP∴PP∴ é um dos reconhecimentos mais antigos da Maçonaria a despeito de que o Grau de Mestre só viria abrolhar com o advento da Moderna Maçonaria, criado pelo Duque de Richmond na Philo Musicae et Architerure Societa Apolini em 1.724, e desconhecido na Constituição de Anderson de 1.723, só vindo aparecer por ocasião da segunda Constituição, a de 1.738.

Anteriormente ao Grau de Mestre ele era conhecido como os C∴PP∴PP∴ do Companheirismo, dado que a Antiga Maçonaria e mesmo a Especulativa (a partir de 1.600) possuía apenas dois graus – Aprendiz e Companheiro, legando-se essa forma de reconhecimento não raras vezes baseada em uma lenda Noaquita, muito parecida com a lenda que viria a posteriori – a de Hiram. 

O Tríplice Abraço está diretamente ligado com esses PP∴ pois em linhas gerais eles representam Estabilidade, Equilíbrio, Amparo, Apoio e Fraternidade, virtudes representativas oriundas do momento em que a Luz revive. Daí o Apoio (quarto P∴) ser a base inicial para o Tríplice Abraço.

Partindo dessa premissa, o Apoio está correlacionado com a mão esquerda apoiada sobre o ombro direito do antagonista dessa alegoria simbólica, já que a mão direita estaria ocupada com a G∴ da Fraternidade.

Assim, por dedução lógica, o abraço tem início a partir dessa posição deslizando braço esquerdo por cima do ombro direito do oponente, enquanto que o braço direito se posiciona por baixo do braço esquerdo do mesmo oponente. Ambos manterão as mãos espalmadas nas costas um do outro.

Quanto à bateria executada por ocasião do Tríplice abraço, o mais comum é que a mão que bate é aquela correspondente ao braço que estiver por cima do ombro do outro. Alguns costumes pregam a bateria apenas com a mão esquerda e outros com a direita. Não existe um consenso racional para o caso, salvo aqueles oriundos do ocultismo, fato que pelo meu caráter autêntico, não entro nessa seara.

O importante mesmo é que a bateria seja dada três vezes em cada abraço no tríplice enlace, pois ela corresponde à antiga saudação (presente em uma das formas de telhamento) - “três vezes três”, cujo produto é nove. O número nove na alegoria da Lenda representa a quantidade de meses que procuram os três (inverno) que deixaram a Terra viúva da Luz – completado o ciclo, o Mestre revive (os filhos da viúva).

Encerrando a prosa, alerto para a vulgarização do Tríplice Abraço nos dias atuais, fato que deveria ser mais bem compreendido na sua essência e origem.

Muito mais, mas muito mais mesmo poderíamos dissertar a respeito do tema, entretanto pela sua origem lendária e o elo com o Grau de Mestre Maçom, preferimos nos calar antes que tenhamos que enfrentar os “puristas de plantão”. 

T.F.A. PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 408 Florianópolis (SC) 13 de outubro de 2011.

MINUTO MAÇÔNICO

DECORAÇÃO DA LOJA

1º - Chama-se assim o conjunto de adornos que ornamentam a Loja, que variam conforme o grau em que funciona, e cuja descrição se encontra nos respectivos rituais.

2º - Assim, em uma Loja simbólicos, a decoração da Loja, varia de cores a serem usadas nas paredes, em função do grau e do rito ali praticado.

3º - Nos Altos Graus, as cerimônias se realizam, variando a decoração na disposição dos móveis, alfaias, utensílios e cor das paredes que têm então as cores: encarnada, verde, branca, abóbora, azul, púrpura, preta e vermelha.

4º - O Volume da Ciência Sagrada, o Esquadro e o Compasso, juntamente com a Carta Constitutiva, fazem parte da decoração da Loja simbólica.

5º - Normalmente compete ao "mestre arquiteto" a responsabilidade da decoração da loja em todas as reuniões e também a guarda do material utilizado.

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

O QUE É UM RITO?

O QUE É UM RITO?

Algo muitas vezes difícil de compreender tanto para os profanos como para os Maçons é a multiplicidade de ritos praticados pela Augusta Ordem. Os primeiros estão naturalmente desculpados uma vez que não entendem a não aplicabilidade da noção geral de rito à particularidade deste termo na Maçonaria.

Os segundo são geralmente vítimas, dado pertencerem a uma obediência que trabalha num só rito (o que não é uma falta) mas que padecem de falta de instrução adequada enclausurando-os no sistema iniciático que os viu nascer sem a subseqüente educação necessária.

Ora a Iniciação Maçônica é um ato libertador, pois que graças ao trabalho em Loja nos leva aos confins do Universo! Então o que é um Rito?

Uma definição muito profanadir-nos-ia tratar-se de um hábito cuja origem tem pouca importância, por vezes mesmo inexplicável, que rege certas fases da vida. Isto vale para a vida familiar, a vida profissional, (gestos dos artífices), a vida espiritual....

Mais significativa é a definição que se reporta ao espiritual, que entre outros nos diz: «conjunto de cerimônias em uso nas comunidades religiosas; organização tradicional das cerimônias».Esta definição é que nos interessará uma vez que situa o Rito no espaço-tempo sagrado onde os iniciados evoluem.

A Maçonaria transmite o seu conhecimento esotérico progressivamente permitindo que quem a procura tenha tempo de a digerir : faz-se por graus. Graus de conhecimento, concretamente, graus hierarquizando os Maçons na escada dos meios de aquisição que lhes é posta à disposição. Cada um destes graus comporta cerimônias de recepção, provas, discursos e instruções que só são valiosos e eficazes numa única condição: têm que se encadear entre eles numa perfeita coerência dialética.

Portanto o encadeamento dos graus de conhecimento de um método particular, na Maçonaria define-se como UM RITO. A idéia de coerência é fundamental, primordial, e condiciona a existência espiritual do Rito maçônico.

Tomemos por exemplo o R.E.R com uma Iniciação em seis graus, onde o primeiro constitui o Beabá e o sexto o toque final. Portanto não será bom ou mesmo correto interromper no grau de Companheiro e prosseguir a progressão num rito de coloração completamente diferente como por ex. no Memphis-Misraim sem que se tenha recomeçado ab initio toda uma educação, sob o risco de uma dissolução completa do conhecimento Iniciático adquirido.

Os meus Irmãos responder-me-ão que não é proibido mudar para um rito que parece corresponder melhor às suas necessidades espirituais precisas. Certo, mas prudência, e perseverança...... Já muito jovens maçons na sua ânsia de mudar de rito muito rapidamente se vieram a perder numa implosão radical ao nível do plano mental e espiritual.

Por quê a pluralidade dos Ritos?

Apesar de difícil confirmação julga-se que a nível mundial existiram em tempos cerca de 480 ritos maçônicos diferentes. Tal cenário fez com que eminentes movimentos maçônicos ao longo da sua história tenham tentado uniformizar os Ritos.

Entre 1717 e 1823 a Grande Loja de Londres tornou-se na Grande Loja Unida de Inglaterra e esforçou-se por uniformizar a Maçonaria, impondo progressivamente ao conjunto de Lojas que trabalhavam sob a sua jurisdição um método de trabalho que reduzia os rituais às bases estritas simbólicas das profissões de construtores.

De fato constata-se que este esforço deu os seus frutos na Inglaterra que pratica o rito de Emulação em cerca de 95% das suas Lojas..... Com um espírito completamente diferente e menos organizado, o Grande Oriente da França também tentou a uniformização das práticas rituais, com a finalidade de aproximar os seus membros.

O que veio quase praticamente a ser conseguido....- mas só no seu seio... Com efeito, aquilo que à cerca de 150 anos atrás parecia uma federação de ritos bem definidos, do Francês Moderno ao Escocês Antigo e Aceite, do Escocês Ratificado ao Misraim de Bedarride, veio a transformar-se numa simples federação de lojas que praticam uma versão muito livre do Rito Francês, de resto muito variável de Loja para Loja.

Portanto atente-se que a reforma inglesa que pretendeu revolucionar e uniformizar suavemente a Babilônia Maçônica, só conheceu sucessos notórios na Escócia e Irlanda, mas não conseguiu influenciar os novos países de cultura britânica que surgiram nos séculos XVII e XIX. A implantação do rito de Emulação nos países latinos e na França só conheceu um sucesso diminuto.

O mesmo se veio a passar com o Grande Oriente da França relativamente aos países francófonos. Esta dicotomia reformista chegou mesmo a ter efeitos perniciosos, com os ingleses a retirar o reconhecimento aos irmãos do Grande Oriente em 1877, data em que o espírito laico que pulsava nas terras da Gália levou a Obediência a permitir a livre escolha de invocar ou não o G.A.D.U.

Então como acreditar na cacofonia ritual que mais do que unir parece levar à desunião dos filhos da viúva? A resposta é simples: um sueco médio e um português médio não reagem da mesma maneira perante a mesma situação. Uma população tradicional possui um florilégio de culturas, de mentalidades e de cuidados espirituais próprios.

Isto parece uma argumentação pouco simplória para alguns, mas como se explica a nascença de um Rito Sueco na Suécia, e que por exemplo a França só conheça trabalho assíduo no Rito Francês? O primeiro responde com a Iniciação à demanda de uma população de forte componente luterana, a uma história rude, e por tal uma dialética muito cristã e muito impregnada por uma vertente cavalheiresca. O segundo faz eco a uma cultura mais latina, menos militarista, de um ecletismo mais marcado por uma ligeira atração ao misterioso, a um clero católico mais propenso a uma influência moral e espiritual mais diminuta.

Mais subtil mente dito, o francês poder-se-á sentir mais atraído para os trabalhos operativos e teúrgico dos santuários herméticos de Memphis e Misraim, enquanto que o outro, o sueco,se envolve na busca da moral e estabilidade mais prosaica, preferindo abandonar-se totalmente ao duro e longo caminho da aprendizagem do Rito de York.

Apesar de tudo a Torre de Babel Maçônica é Una!

Ela é Una porque todos os povos que a construíam partilhavam os mesmos ideais em múltiplas línguas. A Maçonaria é constituída por homens diferentes perante o Eterno.

Os Maçons utilizam os seus meios limitados e as suas contingências locais na busca da Palavra Única. Esta busca sublime em todos os Ritos, longe de ser desacreditada pela oposição permite o acesso de cada um a um método de regresso à Palavra Única transcendendo rivalidades e incompreensões.

É por isso que um Rito Maçônico, seja ele qual for, parte sempre de uma aprendizagem alegórica da Arte Real, passa pelo desaparecimento do Respeitável Mestre Hiram e dos seus segredos, e continua-se por uma aventura que nos conduzirá a encontrar algo de ainda mais sublime. E apesar de alguns Ritos ignorarem mesmo a pessoa de Hiram, as forças postas em movimento serão sempre da mesma natureza.

Fonte: https://focoartereal.blogspot.com

terça-feira, 30 de março de 2021

CADEIA DE UNIÃO E A PRANCHETA DA LOJA

CADEIA DE UNIÃO E PRANCHETA DA LOJA
(republicação)

Em 11/03/2017 o Respeitável Irmão Francisco Lucas, Loja Harmonia, nº 106, REAA, GLESP, Oriente de Registro, Estado de São Paulo, solicita informações do meu blog – http://pedro-juk.webnode.com/

1-    Cadeia de União. A mesma é feita após o encerramento ritualístico dos trabalhos? Após a Cadeia de União ainda se faz algum sinal?

2-    Prancheta da Loja. Existe o ornamento físico (a peça prancheta) ou ela é apenas virtual (um desenho)? Eu, só recentemente reconheci a mesma no nosso Painel do 2º Grau.

CONSIDERAÇÕES:

1 – Cadeia de União - sob o ponto de vista de tradição do REAA, nele a Cadeia de União é realizada unicamente para a transmissão da Palavra Semestral. Devido o aspecto legal relacionado a essa transmissão, a mesma dá ao Obreiro o penhor da sua regularidade, assim a Cadeia só pode ser formada por Irmãos regulares do Quadro da Loja. Portanto, dela não participam Irmãos visitantes, mesmo sendo eles da mesma Obediência.

A Palavra Semestral é instituída e enviada pela Obediência às Lojas regulares da sua constelação.

Sob esse influxo é que a Cadeia de União só é formada após o encerramento dos trabalhos, pois se estiverem presentes visitantes, eles ao final se retiraram sem que haja para eles a formalidade de cobertura pelo tempo que se fizer necessário durante a sessão (em Loja aberta). Assim, encerrados os trabalhos apenas os Irmãos da Loja com direito a receber a Palavra permanecem no recinto.

No que diz respeito a se fazer Sinal após a Cadeia de União, obviamente que não, pois a Loja já estará fechada. Aliás, nem durante e nem depois da Cadeia de União.

Infelizmente, há dois aspectos para se considerar em se tratando da Maçonaria brasileira. Um deles é que nem todos os rituais preveem e explicam práticas corretas nessas circunstâncias, fazendo com que em muitas oportunidades forme-se equivocadamente a Cadeia antes do encerramento e ainda com a participação de visitantes. O outro aspecto é o enxerto de praticas que não pertencem ao REAA.'., o que tem feito com que algumas Lojas escocesas ainda fiquem a professar orações, preces e outras coisas do gênero quando da formação da Cadeia. Isso ainda quando não ficam a juntar as suas pontas dos pés à dos outros, agitando os braços à frente, exclamando tríades, etc. Ora, isso não é e nunca foi prática autêntica do escocesismo. Infelizmente alguns ainda insistem em praticá-las o que só faz em denegrir ainda mais a pureza do Rito – crenças pessoais não deveriam caber no coletivo maçônico.

Em síntese, Cadeia de União no escocesismo simbólico, só para se transmitir a Palavra Semestral pura e simplesmente. Nela não cabem outros procedimentos.

Agora, se algum ritual do REAA.'. que ainda esteja em vigência prever o contrário, então... Enquanto ele não for corrigido... O que se fazer?

2 – Prancheta da Loja - essa é uma das três Joias Fixas da Loja e se relaciona ao Grau de Mestre, enquanto que as duas primeiras, a Pedra Bruta e a Pedra Cúbica, ao Aprendiz e ao Companheiro respectivamente.

Além de ela aparecer gravada no Painel da Loja (o do Grau), a Prancheta é um objeto de formato retangular (literalmente como uma prancheta mesmo) com medidas aproximadas de 50 cm de altura por 35 cm de largura que fica encostada no Altar ocupado pelo Venerável Mestre, cuja face gravada fica voltada para o Ocidente.

Símbolo da memória, alegoricamente demonstra o lugar onde o Mestre traça os planos da Obra. Nela vão gravados os emblemas das paralelas cruzadas (o que subsiste e é limitado) e a Cruz de Santo André em formado de um “xis” (o ilimitado e o infinito). Os dois ideogramas figurativos também são a chave para o alfabeto maçônico.

De fato, a Prancheta, como as duas outras Joias Fixas, existe como objeto e é palpável (concreta). A sua presença na Loja, bem como as outras duas Joias, como um código de moral, está aberta à compreensão de todos os maçons.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

TEMPLOS DA VIRTUDE

TEMPLOS DA VIRTUDE
Mauro Extratus
Repasse: Ir∴ Anderson Vasconcelos
(Loja Adolfo Barbosa Leite - Rio Branco – GOB/AC)

Os templos sempre foram construídos segundo uma estrutura determinada e com a propósito de serem consagrados e dedicados às forças superiores, consideradas criadoras do Universo. Em Roma, eram lugares descobertos e elevados consagrados pelos áugures (sacerdotes vaticinadores) às ações memoráveis e aos veneráveis princípios espirituais. Esta sempre foi a idéia de SAGRADO, um lugar solene e respeitável.

Os templos são o reflexo da habitação divina sobre a terra, o local da Presença Inefável, resumo do macrocosmo e imagem espelhada do microcosmo.

segunda-feira, 29 de março de 2021

GENUFLEXÃO: POSIÇÃO DOS JOELHOS

GENUFLEXÃO: POSIÇÃO DOS JOELHOS
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Gilmar Pazinato, Venerável Mestre da Loja Estrela de Morretes, 3.159, GOBPR, Oriente de Morretes, Estado do Paraná. 
pazinato.g@gmail.com

Gostaria de saber qual a posição correta dos joelhos na oportunidade que os Aprendizes, Companheiros e Mestres estão ajoelhados. Por que, essa posição?

CONSIDERAÇÕES:

Para os ritos que preceituam a genuflexão, em linhas gerais e a forma geralmente aceita é que o Aprendiz se ajoelha com o joelho esquerdo que corresponde a Coluna do Norte, local onde os portadores do Primeiro Grau trabalham. Já os Companheiros com o joelho direito que indica a Coluna do Sul e o lugar onde os mesmos labutam, enquanto que o Mestre, dominando todos os quadrantes (entre o Esquadro e o Compasso), ajoelha-se com ambos os joelhos. Essas referências são feitas pelo observador que estiver de frente para o Oriente.

Essa genuflexão – o ato de dobrar o(s) joelho(s) - normalmente está presente no instante da Obrigação (juramento), Consagração, primeiro e último trabalho na Pedra Bruta, o trabalho na Pedra Cúbica, dentre outros conforme o Rito.

Essa regra não é uma unanimidade universal, já que existem ritos que dão a liberdade ao maçom de só executar a genuflexão se a sua crença religiosa permitir, enquanto que outros possuem até mesmo um móvel que se denomina com “genuflexório” para o ato da genuflexão.

Para os ritos que durante a Iniciação possuem a passagem da oração em favor do candidato, a genuflexão é feita com os dois joelhos. Esse costume é haurido das corporações de ofício medievais que coexistiam lado a lado com a Igreja, sofrendo desta uma forte influência religiosa. 

T.F.A. - PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 407 Florianópolis (SC) 12 de outubro de 2011.

TRONCO DE SOLIDARIEDADE

TRONCO DE SOLIDARIEDADE
Charles Evaldo Boller

Sinopse:  Considerações a respeito do Tronco de beneficência ou de solidariedade; ritualística de coleta; interpretação mística e filosófica.

No Rito Escocês Antigo e Aceito é explicado ao neófito que o Tronco de Solidariedade arrecada dinheiro, denominado metais, que serão distribuídos depois aos necessitados. O obreiro coloca seu óbolo na mão e a fecha, coloca-a dentro da bolsa de coleta e lá dentro a abre e solta sua doação, deposita para si mesmo, soltam-se os fluídos da ponta de seus dedos, energizando o conteúdo da bolsa, fecha a mão e a retira fechada. Ao retirar a mão fechada significa que assim como ele pode colocar o que lhe ditar o coração, também poderá tirar quando necessidades o afligirem. Daí deduzindo que os necessitados a serem socorridos em primeira instância são os próprios irmãos do quadro.

Existem relatos que creditam a origem deste procedimento como remanescente ao tempo em foi construído o templo de Salomão, onde ferramentas, projetos, documentos e pagamento dos obreiros eram colocados dentro das colunas do templo, que eram ocas exatamente para esta finalidade. O pagamento de companheiros e aprendizes origina-se da tradição de retirar do interior do tronco das colunas o salário a que faziam jus.

Mas a origem mais convincente e lógica é francesa, pois naquela língua a palavra "tronc" pode ser usada tanto para tronco humano como para caixa de esmolas. Guarda-se apenas a simbologia deste procedimento, em verdade as colunas B e J dos templos atuais são meras figuras simbólicas e não são ocas.

A circulação ritualística da bolsa de solidariedade obedece ao formato de duas estrelas de seis pontas, que por sua vez são compostas cada uma por dois triângulos um dentro do outro, em posição invertida.

A marcha inicia no ocidente, entre colunas, em direção ao oriente. O irmão hospitaleiro coloca a bolsa colada a sua cintura, ao lado esquerdo do corpo e inicia a marcha. Sem olhar para o que é depositado na bolsa vai passando por todos os obreiros em loja. O venerável mestre, primeiro vigilante e segundo vigilante definem o primeiro triângulo; orador, secretário e guarda do templo definem o segundo triângulo, o que resulta na primeira estrela; depois passa pelos oficiais e obreiros do oriente, pelos mestres e oficiais da coluna do sul e pelos mestres e oficiais da coluna do norte, definindo o terceiro triângulo; companheiros, aprendizes e o cobridor externo formam o quarto triângulo e completam a segunda estrela. E por fim, o cobridor externo segura a bolsa, e o próprio hospitaleiro deposita seu óbolo na bolsa, retoma a bolsa, lacra-a e conclui o giro da bolsa postando-se entre colunas. Comunica ao venerável mestre que a tarefa está cumprida e recebe instruções do que deve fazer em seguida.

Normalmente o hospitaleiro leva a bolsa lacrada até o altar do tesoureiro e ambos conferem o valor coletado. Em seguida o tesoureiro comunica ao venerável mestre o valor arrecadado. Durante a circulação da bolsa nenhum irmão pode adentrar ou sair do templo. Normalmente é momento em que os obreiros aproveitam para recolhimento espiritual ou relaxamento, pois o ato de doar é tido como místico, é o sacrifício da oferenda que se faz como culto ao conceito de Grande Arquiteto do Universo de cada um. Para tornar o momento mágico o mestre de harmonia baixa a intensidade das luzes e executa músicas suaves. É uma parte do ritual que se não executado é considerado como se aquela sessão não foi válida, à exceção das sessões brancas.

O retirar de metais não ocorre no instante em que o obreiro retira a mão da bolsa, mas é solicitado ao venerável mestre que determinará a seu critério mandar efetuar sindicâncias, para só então fornecer os recursos financeiros ao irmão em necessidade. Normalmente sequer é o beneficiado quem faz a solicitação, na maioria das vezes tal ação parte do hospitaleiro, mas pode ser qualquer outro irmão do quadro.

O irmão que não consegue pagar suas contas tem direito ao uso destes recursos? Não! Isto não é situação válida para obter recurso deste fundo. O obreiro teve sua casa queimada ou uma doença grave sobre ele se abateu de forma inesperada, pode ser socorrido com recursos do Tronco de Beneficência? Sim! À critério do venerável mestre e da loja.

Sempre precisa haver razão válida, de real valor humanitário para se efetuar algum socorro. E esta ajuda é feita muitas vezes de tal maneira que o beneficiado sequer sabe de onde vem o recurso, é feita também de tal forma que não humilhe aquele; tem somente o objetivo de amenizar o sofrimento de quem realmente necessita. É por isto também conhecido como tronco da viúva, onde os filhos da viúva são os maçons.

Quando os fundos do tronco dos pobres ou da viúva atingem valor razoável, parte dele é destinado para obras de beneficência. Nunca é totalmente gasto, sempre fica um fundo para a eventualidade de haver necessidade de socorrer algum irmão em real necessidade emergencial.

Não colaborar com o ato litúrgico do tronco de solidariedade é o mesmo que fugir da prática da caridade e torna o maçom indigno de exercer todos os demais privilégios maçônicos. E se possuir posses que lhe permitam fazê-lo, e não o faz, torna-se desonesto para consigo mesmo, pois poderá ser ele próprio o beneficiário daquele óbolo que coloca na bolsa. Se não colabora por vaidade ou avareza o seu caráter não é bom, ele deve desconfiar que tenha algo errado consigo mesmo. Dar esmola não significa mixaria, ninharia, insignificância; é melhor que não coloque nada e arque com as consequências que sua consciência lhe exigir.

É pela beneficência que o verdadeiro maçom se torna digno na procura de alcançar a glória de merecer de parte daquilo que ele considera o Grande Arquiteto do Universo, o seu Deus, o prêmio de fazer parte da edificação da sociedade.

Em sendo tão séria esta disposição então porque abusar da sorte: hoje está tudo bem, mas quem sabe o que o amanhã reserva?

Bibliografia:

1. ASLAN, Nicola, Grande Dicionário Enciclopédico de Maçonaria e Simbologia, Volume I, ISBN 85-7252-158-5, segunda edição, Editora Maçônica a Trolha Ltda., 1270 páginas, Londrina, 2003;

2. CAMINO, Rizzardo da, Dicionário Maçônico, ISBN 85-7374-251-8, primeira edição, Madras Editora Ltda., 413 páginas, São Paulo, 2001;

3. CASTELLANI, José, Dicionário Etimológico Maçônico, A-B-C, Coleção Biblioteca do Maçom, ISBN 85-7252-169-0, segunda edição, Editora Maçônica a Trolha Ltda., 143 páginas, Londrina, 2003;

4. FIGUEIREDO, Joaquim Gervásio de, Dicionário de Maçonaria, Seus Mistérios, seus Ritos, sua Filosofia, sua História, quarta edição, Editora Pensamento Cultrix Ltda., 550 páginas, São Paulo, 1989;

5. Paraná, Grande loja do, Ritual do Grau de Aprendiz Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito, terceira edição, Grande loja do Paraná, 98 páginas, Curitiba, 2001.

Data do texto: 02/09/2008

Sinopse do autor: Charles Evaldo Boller, engenheiro eletricista e maçom de nacionalidade brasileira. Nasceu em 4 de dezembro de 1949 em Corupá, Santa Catarina. Com 61 anos de idade.

Loja Apóstolo da Caridade 21 Grande loja do Paraná

Grau do Texto: Aprendiz Maçom

Área de Estudo: Filosofia, Maçonaria, Ritualística

Fonte: http:///joseroberto735.blogspot.com

domingo, 28 de março de 2021

VELAS E A LUZ

VELAS E A LUZ
(republicação)

Em 11/03/202017 o Irmão Sílvio Biss, Loja Cavaleiros da Arte Real, 3.245, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, solicita o seguinte:

O meu contato com o Irmão se faz pela necessidade em apresentar uma peça de arquitetura para aumento de salário em minha Loja. O tema a ser trabalhado é as velas e acredito que o título do trabalho seja "As velas e seu simbolismo". Como no ERAC em que participei no meio do ano passado, o Irmão foi fonte de conhecimento ilimitada e exemplo de humildade, gostaria de poder contar com alguns comentários, dicas e curiosidades sobre este tema pouco discutido.

CONSIDERAÇÕES:

sábado, 27 de março de 2021

QUEM PODE DIRIGIR UMA SESSÃO?

QUEM PODE DIRIGIR UMA SESSÃO?
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Celso B. Bevilacqua, Venerável Mestre da Loja Luz e Esperança, 3.486, GOB-PR, Oriente de Cascavel, Estado do Paraná.

Solicito do Irmão uma Luz sobre o seguinte: Temos em nosso quadro de obreiros um irmão muito querido por todos que é grau 33, com seus 80 anos, frequenta quase todas as sessões da Loja. Esse irmão nunca foi Venerável Mestre.

Pergunta - Eu poderia fazer uma homenagem a ele passando o malhete número um da Loja para dirigir uma sessão de Aprendiz Maçom. Posso fazê-lo? Aguardo sua resposta.

RESPOSTA:

Em que pese o Irmão com oitenta anos de idade e um frequentador assíduo da Loja, esse tipo de homenagem não pode ser feita pelo fato de infringir os nossos regulamentos, já que o pretenso homenageado não tenha sido eleito para tal, não sendo um Mestre Instalado e nem mesmo eleito Vigilante para que em um caso precário pudesse assumir os trabalhos da Loja por ocasião da falta do Venerável Mestre. Quanto ele ser grau trinta e três não o distingue em hipótese alguma para receber homenagem em Loja Simbólica.

Em respeito ao merecimento devido, esse Irmão poderia ser homenageado pela Loja, porém de outra forma que não seja aquela pela qual ele receba o Primeiro Malhete temporariamente. Devo lembrar também que o único que recebe o malhete do Venerável Mestre para a direção dos trabalhos é o Grão-Mestre.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 406 Florianópolis (SC) 11 de outubro de 2011

DEGRAUS DE ACESSO AO ORIENTE

DEGRAUS DE ACESSO AO ORIENTE
Autor: Pedro Juk

De pronto é preciso lembrar que o REAA originalmente no seu primeiro ritual (1804) não trazia Oriente elevado e nem balaustrada separando parte do recinto para o Oriente.

Essa separação e a elevação só viria surgir pelo aparecimento das chamadas Lojas Capitulares, sistema esse criado em 1816 pelo Grande Oriente da França, cuja característica principal seria a administração pelo Grande Oriente a partir do grau de Aprendiz até o 18º Grau conhecido por Príncipe Rosa Cruz. Isso então significava que essa Obediência francesa passava a ter sob a sua tutela os graus 1º até o 18º, ficando os demais, do 19º (Kadosh) até o 33º (Consistório) sob a autoridade do Supremo Conselho da França.

Nesse sistema misto de simbolismo e altos graus, a Loja Capitular era dirigida por um Príncipe Rosa Cruz – em linhas gerais o Athersata era também o Venerável Mestre dos três primeiros graus.

Sobre o primeiro ritual do simbolismo do REAA ainda cabem mais alguns comentários.

Em outubro de 1804, era criado em Paris o Segundo Supremo Conselho do REAA, com a finalidade de difundir o Rito na Europa. É bom que se diga que o REAA fora em princípio concebido originalmente apenas com Altos Graus, isto é, do 4º ao 33º, já que nos EUA, onde se deu o seu nascimento em 1801 (baseado no Rito de Perfeição, ou Heredom), a prática dos três primeiros graus era suprida pelo empréstimo de rituais pertinentes às Lojas Azuis norte-americanas, que correspondem aos graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre praticados na Maçonaria dos EUA.

Com isso, quando o REAA chegou na Europa em 1804, o mesmo não possuía os três primeiros graus.

Cabe destacar que o termo “simbolismo” ainda não era conhecido na França.

Assim, para suprir essa lacuna, o Segundo Supremo Conselho então fundou em Paris, em outubro de 1804, uma Loja Geral Escocesa para organizar e gerir um ritual na França para o simbolismo do REAA – até então inexistente.

Esse ritual, ainda com resquícios de costumes das Lojas Azuis norte-americanas, trazidos por maçons franceses que retornavam dos EUA para a França, acabou temperado pela prática dos autoproclamados “Antigos” da Grande Loja surgida em 1751 na Inglaterra para fazer oposição aos “Modernos” da Primeira Grande Loja londrina que fora fundada em 1717 (vide essa história).

Boa parte desse primeiro ritual do REAA então seria influenciado pela exposure atribuída aos Antigos e conhecida pelo título de The Three Distinct Knocks (As Três Pancadas Distintas). Esse acontecimento mais tarde acabou dando um viés anglo-saxônico para o REAA, que é reconhecidamente um rito filho espiritual da França, portanto, latino.

Devido a essa influência é que o ritual de 1804 do REAA mencionava que o seu espaço de trabalho era tal qual a sala da Loja do Craft, isto é, na totalidade da sua extensão tudo ficava no mesmo nível. Não existia separação por balaustrada do Oriente para o Ocidente.

Nesse mesmo ritual, o que hoje conhecemos como Colunas do Norte e Sul, ambas se estendiam do Oriente até o Ocidente. O Oriente, em linhas gerais, era onde ficavam o Venerável Mestre e as autoridades. Detalhe é que a parede oriental era edificada em semicírculo.

No que concerne ao Oriente elevado em relação ao Ocidente do Templo, este costume somente surgiu pelo advento das Lojas Capitulares, época em que foi, em 1820, construído um outro ritual que se adequasse às então normas capitulares. É dessa época que a terça parte da área de trabalho da Loja foi elevada e separada por uma balaustrada com uma passagem central. Foi desse modo que o Oriente, à moda do Capítulo, acabou separado e elevado do Ocidente nos Templos do REAA.

Com isso, nas Lojas Capitulares, o acesso para o Oriente era feito por quatro degraus. Na verdade, o Oriente elevado fora na época concebido para representar o Santuário do Grau Roza Cruz. Esse espaço, durante os trabalhos da Loja, era ocupado apenas por aqueles colados no Grau 18 ou acima dele.

Mais tarde, com o desaparecimento das Lojas Capitulares, já que o Supremo Conselho do REAA havia reivindicado justamente para si os graus a partir do 4º até o 18º, as modificações produzidas no ritual das Lojas Capitulares pelo Grande Oriente da França em 1820, modificações essas concernentes à divisão e elevação do Oriente, ao invés de serem extirpadas, ao contrário, ficaram incorporadas definitivamente no simbolismo do REAA. Isto é, extinguem-se as Lojas Capitulares, mas o Oriente das Lojas Simbólicas continua dividido e elevado.

A bem da verdade, não é de hoje que o REAA vem sofrendo com enxertos e adaptações com práticas que não lhe dizem respeito.

Com a evolução e o aprimoramento dos rituais do escocesismo a partir do século XIX na França, a performance topográfica do Oriente concernente aos quatro degraus de acesso acabaria se dividindo em um degrau de acesso para o Oriente e três para o sólio.

Contudo, sob o aspecto doutrinário, o simbolismo do REAA requeria a presença de sete degraus no seu Templo, o que seria então somado aos quatro primeiros de acesso ao Oriente e ao sólio, mais dois degraus para a cátedra do 1º Vigilante e um degrau para a do 2º Vigilante.

Ao final, a soma desses desníveis totaliza o número de 7 degraus, cujo valor simbólico é incontestável no arcabouço doutrinário do REAA (o setenário do Mestre).

Quanto aos principais simbolismos desses degraus, esotericamente o número 7 alude ao shabat, ou o dia da criação (influência hebraica). De modo especulativo é a arte de criar um elemento humano que seja capaz de produzir templos à virtude universal (aprimoramento humano). Ainda, por influência anglo-saxônica, o número 7 também simboliza a presença na Loja das Sete Artes e Ciências Liberais estudadas desde a Idade Média. Divididas por Boécio em trivium e quadrivium, a primeira divisão ternária se relaciona com a Gramática, a Retórica e a Lógica (a arte de bem falar), enquanto a segunda divisão quaternária se pauta com a Aritmética, a Geometria, a Música e a Astronomia (a arte de conhecer os arcanos do Universo).

Entretanto, no que diz respeito à disposição correta dos degraus nos templos, sem dúvida ainda existem muitos deles que seguem rituais equivocados, ou seja, permanecem com o Oriente elevado, porém acessado por quatro degraus em vez de um apenas como descrito anteriormente.

Infelizmente essa contradição, dos quatro degraus de acesso, acabou se generalizando porque ao longo dos tempos muitos Templos do escocesismo acabariam sendo construídos com número de degraus à moda capitular ou mesmo copiando outros Ritos. O problema é que corrigir essa disposição equivocada acaba sendo dispendiosa, resultando muitas vezes em reformas caras e economicamente inviáveis para as Lojas. Dado a isso é que muitos, mesmo errados, preferem permanecer como estão.

Ao concluir, reitero que a maneira mais apropriada para a distribuição dos sete degraus consagrados no simbolismo do REAA, desde a extinção das Lojas Capitulares (ainda no século XIX), é a de um degrau para o Oriente, três para o sólio, dois para o 1º Vigilante e um para o 2º Vigilante – total igual a sete.

Fonte: opontodentrocirculo.com

sexta-feira, 26 de março de 2021

VISITA DO VENERÁVEL

VISITA DO VENERÁVEL
(republicação)

Em 10/03/2017 o Respeitável Irmão Nilson Alves Garcia, Loja Estrela da Serrinha, REAA, GOB, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, solicita o seguinte esclarecimento:

O Venerável deve visitar Lojas com os paramentos que usa na sua Loja. Meu posicionamento é que ele deveria usar somente o avental de MI.

CONSIDERAÇÕES PARA O REAA:

Eu penso que sim. Ele deve usar, pois enquanto estiver no exercício do seu mandato, o mesmo é um Venerável Mestre, tanto dirigindo os trabalhos da sua Loja, bem como visitando outras Oficinas.

Além do mais, ele pode ingressar em família ou em comitiva à frente da sua Loja quando em visita a uma coirmã, ou ainda em Loja Incorporada.

Independente de ele estar em comitiva ou individualmente, o seu cargo se encontra mencionado na primeira faixa do Art. 219, § 2º, I do RGF – Dos Visitantes, do Protocolo de Recepção e do Tratamento.

Como autoridade visitante e Mestre Maçom Instalado (faixa um) tem assento no Oriente da Loja visitada abaixo do sólio conforme se encontra especificado na planta do templo impressa no(s) Ritual(is).

A sua indumentária completa é composta pelo avental, colar com a joia, e os punhos (ex-Venerável não usa punhos).

Ratifico que isso se refere apenas aos Veneráveis Mestres, portanto aqueles que estão no exercício do seu mandato. Passado o seu tempo ele é o ex-Venerável cuja indumentária de Mestre Maçom Instalado está descrita no Ritual do Terceiro Grau em vigência.

Venerável Mestre em visita a outras Lojas não traz consigo o malhete. Esse é o seu instrumento de trabalho e só pode ser usado na sua Loja.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

O BOM MAÇOM

O BOM MAÇOM
Antonio Marcus de Melo Ferreira, A∴M∴ 
ARLS Evolução Gonçalense, 50, Rio de Janeiro - Brasil.

A partir do momento que alguém se torna Maçom, há de se conscientizar que haverá um caminho longo a percorrer. Pode-se dizer que é um caminho sem fim. Ao longo dessa caminhada há bons e maus momentos.

Os bons deverão ser aproveitados como incentivo, e os maus não poderão ser motivo de esmorecimento e desistência da viagem iniciada. A linguagem, sempre empregada nas Lojas Maçônicas, diz que o Aprendiz Maçom é uma pedra bruta que deve talhar-se a si mesmo para se tornar uma pedra cúbica. É o início da sua jornada Maçônica.

O nutrimento elementar para a viagem é conhecido do Maçom desde de nossa primeira instrução recebida: A régua de 24 polegadas, o maço e o cinzel. Com o progresso, nós Maçons vamos recebendo outros objetos, tais como o nível, o prumo, o esquadro, o compasso, a corda, o malhete e outros.

quinta-feira, 25 de março de 2021

TRONO OU SÓLIO?

TRONO OU SÓLIO?
(republicação)

Consulta que faz a Digníssima Loja Regeneração 3ª sobre o texto apócrifo recebido via correio eletrônico abaixo descrito – Grande Oriente do Paraná – Oriente de Londrina, Estado do Paraná.
O texto apócrifo recebido:

“O Venerável assenta-se no Trono ou no SÓLIO? Se você respondeu no Trono, acertou; no Sólio, também acertou. Mas se respondeu no Trono que está no Sólio cometeu uma enorme redundância; o mesmo que, subir para cima e descer para baixo. Certamente foi lhe instruído que, o Primeiro Diácono fica abaixo do sólio, e o sólio é onde fica a cadeira do Venerável, do Past-Venerável e da maior autoridade maçônica presente. Devo abrir um parêntese para explicar que esta informação é passada principalmente no Rito Escocês, mas há alguns ritos que não fazem menção do sólio e às vezes, nem dos diáconos e da divisão entre ocidente e oriente. O uso do palavra SÓLIO, como mobiliário de uma Loja Maçônica é corretíssimo, pois quer disser “assento do Rei”, “Trono” se levarmos em consideração que fazemos analogia entre a Loja Maçônica e o Templo de Salomão, nada mais plausível que chamemos a cadeira do Venerável Mestre de Trono de Salomão ou se quiserem Sólio de Salomão. Eu, particularmente, prefiro a palavra Sólio, Trono, dá-nos idéia de Realeza, Poder Temporal, Luxo, já, Sólio está mais ligado aos aspectos espirituais. Palavra de origem latina que designa assento elevado, por metonímia: poder ou autoridade real. O mais famoso dos sólios é o sólio estelífero que enfeita o teto de nossas Lojas e talvez o mais poderoso seja o Sólio Pontifício que é a Cadeira de São Pedro (não se usa o termo Trono de São Pedro). Tendo a oportunidade de ir ao Vaticano, visite a Igreja de São Pedro. Conte os degraus que elevam o Sólio Pontifício, de onde o Papa celebra as missas, irá encontrar 7 degraus. Não são 4 mais 3, são 7 degraus diretos, mesmo assim lembram alguma coisa! Fico à pensar, em quanta Força é necessária para um homem alcançar o sólio, não força bruta, mas, Força de Vontade, Determinação. É possível que usará a Força do Bom Propósito. Dotado dessa força, cabe estão o Trabalho. Um trabalho social e moral, onde o enquadramento do indivíduo, resultará num ganho para a sociedade, para o tanto ele deverá recorrer a Ciência para transpor um nível e favorecer a disposição da alma para a pratica do Bem, que é realmente a Virtude. Virtuoso alcançará um grau de Pureza, pois somente os puros, podem ser um foco de Luz, e fazer prevalecer a Verdade em nossa Sublime Ordem. Apenas como curiosidade: O Trono de Salomão era grande, todo em marfim finamente trabalhado e coberto de ouro puríssimo, o espaldar do trono ao alto era redondo; de ambos os lados tinha braços junto ao assento, e dois leões junto aos braços. Também havia doze leões um em cada extremidade lateral dos degraus. Nunca houve um trono tão bonito em nenhum outro reino. O Trono ficava sobre um estrado de seis degraus (Liv. dos Reis). O objetivo deste pequeno artigo é aguçar a curiosidade dos Irmãos, aos estudos. Qual a sua resposta para essa pergunta: - Se o Sólio de Salomão ficava no alto de 6 degraus, por que o do Venerável fica no alto de 7 degrau? Faça uma pesquisa e quando ela estiver pronta, leve para sua Loja enriquecendo seu Quarto de Hora de Estudos. Lembre-se independente do Grau ou de Cargos somos responsáveis pela qualidade das Sessões Maçônicas”.

RESPOSTA:

A ORIGEM DAS VELAS

A ORIGEM DAS VELAS

Desde tempos antiqüíssimos o fogo tem sido fonte de luz, calor e símbolo de conforto para o homem. Sempre representou o poder do bem.

A Mitologia Grega nos conta que Prometheu roubou o “fogo” sagrado dos deuses para animar sua criação que havia moldado em argila. Isto podemos interpretar como o despertar da consciência do homem que, a partir desse momento, tornou-se suficiente para poder raciocinar e filosofar sobre sua existência.

O homem aprendeu a cozinhar os produtos animais que caçava e verificou que assim se tornavam mais saborosos. Mais tarde percebeu que as gorduras que derretiam dessa cocção eram inflamáveis e emitiam assim uma LUZ melhor e, ainda, que uma fibra embebida nessa gordura, retardava a combustão e lhe dava uma iluminação mais intensa do que o fogo da queima da lenha. Assim, provavelmente, então, nasceu a VELA.

O fogo sempre esteve presente em todos os templos antigos e venerado como uma das manifestações de Deus. No centro de cada Templo da Antigüidade existia um Altar onde eram queimadas dádivas destinadas a conquistar a simpatia dos deuses, prestando a devida compensação por faltas cometidas, pois no raciocínio primitivo dos antigos, cada falta devia ser compensada pela perda de um bem material.

Assim, sacrificavam animais ou produtos da colheita sujeitando-se a um prejuízo material. Com o advento do cristianismo, que determinou a proibição desse sacrifício, este foi substituído pela missa e o fogo pelas VELAS. Como nossa Ordem é fiel à tradição ela adotou, como adota até hoje, o mesmo proceder

Fonte: http://joseroberto735.blogspot.com

quarta-feira, 24 de março de 2021

LEVANTAR OS CALCANHARES

LEVANTAR OS CALCANHARES
(republicação)

Em 10/03/2017 o Respeitável Irmão Paulo Chagas, Mestre Maçom Instalado da Loja Visconde Mauá, REAA, Oriente de Porto Alegre, GORGS (COMAB), Estado do Rio Grande do Sul, formula a seguinte questão:

Solicito orientação do motivo por que na Marcha do Mestre no momento de exclamação levantamos os calcanhares por três vezes, embora muitos anos de estudos não encontrei explicação plausível. Tenho orgulho do Irmão estar cumprindo tão bem a função de um Mestre que é dividir seus conhecimentos.  Gostaria da resposta por e-mail.

CONSIDERAÇÕES:

Penso que a “exclamação” que o Irmão menciona seja o Sin.'. de Adm.'. oriundo do teatro lendário protagonizado na Exaltação do REAA.'. quando o corpo de H.'. é reconhecido pelo Rei que, admirado e entristecido faz por três vezes o gesto conhecido ao mesmo tempo em que profere as palavras exclamando: A.'. S.'. M.'. D.'\!

Alguns rituais mencionam a efetivação do o Sin.'. de Adm.'. na sequência da Marcha do Mestre (antes da saudação às Luzes), enquanto que outros, nessa oportunidade, não o mencionam - embora corretamente ele também seja parte integrante do Cobridor do Grau.

Agora quanto a “levantar os calcanhares” (sic) na oportunidade em que se faz o Sin.'. de Adm.'. para mim é novidade. Obviamente que o Irmão não encontrará nenhuma explicação plausível sobre isso, simplesmente porque genuinamente no REAA ele não existe. Se essa prática estiver mencionada em algum ritual em vigência, cumpre-se incondicionalmente o escrito, entretanto explicar essa anomalia ritualística, talvez só mesmo por quem a tenha inventado e colocado no procedimento.

Ratifico que essas minhas considerações se pautam na tradição do REAA.'., rito esse que, diga-se de passagem, não é propriedade desta ou daquela Obediência. Menciono isso antes que apareçam os “contestadores” a dizer que se está no ritual existe. Se nele existe poderemos até concordar, entretanto esse objeto de enxerto não denota verdade alguma e não se ampara em nenhuma explicação aceitável.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

MINUTO MAÇÔNICO

DOGMA

1º - A palavra, em grego, significa opinião, mas, em Filosofia, é empregada no sentido de opinião explicitamente formulada como verdadeira.

2º - No Cristianismo, porém, chamam-se dogmas as verdades reveladas e que são propostas pela suprema autoridade da Igreja como artigos de fé, que devem ser aceitos por todos os seus membros.

3º - Pejorativamente, são chamados dogmas as afirmações que expressam opinião, sem os necessários fundamentos, mas que são proclamadas como verdades indiscutíveis.

4º - A Maçonaria não professa nem impõem dogmas maçônicos, visto que ela não se proclama depositária de nenhuma Revelação.

5º - A Maçonaria só tem princípios. Como, porém, não existe uma religião sem dogmas, a Maçonaria não condena o pensamento dogmático em si, deixando a cada Maçom o direito de ser ou não um dogmatista.

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

O QUE SIGNIFICA O "G" NA MAÇONARIA?

O QUE SIGNIFICA O "G" NA MAÇONARIA?
Kennyo Ismail

Qual o significado da letra “G” comumente presente no centro do Esquadro & Compasso?

Vários autores apontam vários significados, muitos dos quais absurdos: God, GADU, Grande Geômetra, Ghimel, Gama, Geração, Gênio, Gnose, Gomel, Glória, Gibur, Gibaltrar, etc.

Há ainda aqueles autores que, sem conseguirem se aprofundar na pesquisa sobre o tema, preferem afirmar que o verdadeiro significado do “G” é um grande mistério maçônico, talvez nunca revelado. Uma desculpa um tanto quanto poética.

A letra G é um daqueles tantos símbolos que sobrevivem aos séculos mas, infelizmente, perdem seu significado original, ganhando vários outros significados ao longo do tempo. E vez ou outra, um desses significados novos prevalece, sepultando de uma vez por todas o original.

Séculos atrás, conhecimento era algo raro, reservado a pequena parcela da população, restrito aos poucos com berço ou condições financeiras para tanto. Naqueles tempos, a Geometria era tida quase como uma ciência sagrada, mãe da arquitetura e da construção, sem a qual as Catedrais não podiam ser planejadas e concluídas. As crianças não aprendiam Geometria nas escolas, como ocorre atualmente. Apenas aqueles que trabalhavam com construções aprendiam tais lições. Em resumo, a Geometria era a ciência do maçom operativo, uma ciência que os distinguia dos demais, que tornava possível a execução da Arte Real, que levanta templos às virtudes.

A presença do “G” no Templo é representativo da Geometria como a ciência maçônica; como foco do estudo, conhecimento e prática do trabalho maçônico; e principalmente como origem da Arte Real, base para o uso de todas as ferramentas do maçom. Esse significado pode ser comprovado em todos os antigos Catecismos Maçônicos que se tem conhecimento.

A letra “G” definitivamente não é “God” ou qualquer outro nome relacionado ao Grande Arquiteto do Universo. Apenas nas línguas anglo-saxãs, a palavra referente a Deus começa com “G”, enquanto que o uso do “G” também sempre constou nos países de línguas latinas. Se “G” fosse God (inglês e holandês) ou Gott (alemão), então nos países como França, Espanha, Itália e Portugal utilizariam um “D”: Dieu (francês), Dios (espanhol), Dio (italiano) e Deus (português). E isso não aconteceu e não acontece, nem nesses países e nem nos que adotam as línguas latinas. Já a palavra “Geometria” mantém sua letra inicial tanto nas línguas anglo-saxãs como nas latinas: Geometry (inglês), Geometrie (holandês e alemão), Géométrie (francês), Geometría (espanhol), Geometria (italiano e português).

O surgimento de novos significados para o “G” foi surgindo entre o século XVIII e XIX, quando os intelectuais-maçons da época, achando a simbologia maçônica de certa forma simplista, começam a inventar significados considerados por eles mais profundos e adequados para os símbolos maçônicos e pegar emprestado símbolos de outras fontes (astrologia, alquimia, cabala, templários, etc), criando novos rituais e ritos.

Ao indicar num mesmo ritual que uma única letra tem 07 diferentes significados, não relacionados entre si, os “sábios da maçonaria” daquela época, assim como os de hoje, revelam uma informação importantíssima a todo maçom estudioso: na tentativa de “florear” nossa simbologia, se mostram grandes incoerentes.

Sim, “G” é apenas “Geometria”. Pode não parecer muita coisa hoje, mas na época era.

Espero que o próximo maçom a se aventurar em escrever sobre o “G” na Maçonaria não subestime a inteligência de seus irmãos. Não basta apenas pegar o dicionário, abrir no “G”, selecionar algumas palavras legais e depois filosofar um pouquinho sobre elas. É exatamente assim que perdemos a nossa história.

Fonte: Fonte: https://www.deldebbio.com.br

terça-feira, 23 de março de 2021

COLUNAS ZODIACAIS

COLUNAS ZODIACAIS
(republicado)

Pergunta apresentada em 30/08/2011 pelo Respeitável Irmão Laurindo Gutierrez, Loja Regeneração 3ª – Grande Oriente do Paraná - COMAB, Rito Escocês Antigo e Aceito, Oriente de Londrina, Estado do Paraná.
laurindo@sercomtel.com.br 

Quero desde já fazer uma pergunta ao Bro. Juk, em sua nova coluna. Aqui está: As 12 Colunas do Zodíaco fincadas nas Lojas brasileiras não existem em Loja alguma no mundo. Por que adotamos as Colunas, por invencionice ou por desconhecimento?

CONSIDERAÇÕES:

ALEGRIA, FRUSTRAÇÃO E REFLEXÃO MAÇÔNICA

ALEGRIA, FRUSTRAÇÃO E REFLEXÃO MAÇÔNICA
Lindemberg Mendes

A Alegria representa o sentimento da iniciação quando tudo gera em torno de novas descobertas, e ainda sem sabermos o porquê sentimos todo o carinho e Fraternidade dos Irmãos em nos receber em loja e sua preocupação em trilharmos um caminho justo e correto. Esta alegria se estende ainda quando percebemos a simplicidade de toda uma sessão e apenas podemos afirmar que MAÇONARIA é diferente de tudo que ouvimos ou pensamos.

A Frustração se dá quando somos julgados ou discriminados no meio profano, no meio religioso ou pela sociedade que mal sabe trabalhamos em prol dela. Também por profanos que julgam conhecer tão bem e na verdade nada sabem, suas comparações são absurdas e as informações que dizem saber foram dadas por Ex-Maçons. Existe isso?

A Bíblia diz::
“Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas.”Deuteronômio 10:17

Então, porque de muitas das vezes sermos julgados por nossa Liberdade de escolha, na verdade os irmãos adormecidos são apenas os que entraram na Maçonaria, pois, os que deixaram a Maçonaria entrar em sua vida são os que hoje orgulhosamente dizem ter seus tantos anos de Ordem.

Que a Reflexão seja nossa constante companheira todos os dias e que a empatia, faça parte de nosso cotidiano e possamos aceitar e respeitar as diferenças e divergências das diferentes crenças religiosas, mostrando que ser Maçom é ser um exemplo de cidadão e não um exemplo de religiosidade, e além do mais temos muito para contribuir no crescimento de nossa Pátria e um sentimento puro e verdadeiro de Igualdade seja nosso objetivo entre nossos irmãos respeitando-o sempre seu caráter sua personalidade e sua família.

Para finalizar deixemos de lado nossa própria vontade e realmente estejamos em Pé e Verdadeiramente à Ordem a todos que necessitarem de socorro e ajuda, independente do oriente, potência ou rito, desde que não sejam considerados espúrios por nossa Ordem e louvado seja nossa Sacrossanta Instituição que nos fez sermos todos Irmãos.

*O autor do texto é M∴M∴da A∴R∴L∴S∴Estrela do Rio Comprido, jurisdicionada ao GOERJ.

Fonte: www.revistaartereal.com.br

segunda-feira, 22 de março de 2021

IRMÃO ADORMECIDO

IRMÃO ADORMECIDO
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Jocely Xavier de Araújo, Mestre Instalado da Loja Hermann Blumenau, Rito Escocês Antigo e Aceito, GOB-SC, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina. – jxa@tpa.com.br

Por gentileza, poderia nos responder se existe a figura do Irmão Adormecido? Se for correto tratar o Maçom que pediu o Quite Placet e ou aquele que o recebeu ex-ofício de Irmão adormecido? Ele continua ou não sendo maçom?

RESPOSTA:

O termo “Maçom Adormecido” em maçonaria é figurado e significa em linhas gerais aquele que se encontra afastado da Ordem de modo que não esteja mais filiado a nenhuma Loja, ou seja, não exercendo os seus direitos e obrigações.

Um Irmão nessas condições é considerado irregular e para “acordar” precisa solicitar a sua regularização conforme preceituam as regras e leis da Obediência que ele tenha pertencido.

Um portador de Quite Placet que não esteja vencido pode pedir a sua filiação em uma Loja. O que por ventura estiver vencido, acordará pedindo a sua regularização. O portador de um Placet ex-ofício, poderá readquirir os seus direitos resolvendo de forma legal o motivo pelo qual o levou a ser placetado ex-ofício.

Quanto à questão de ser ou não maçom conforme vosso apontamento leva-se a uma reflexão sob o ponto de vista iniciático.

Todo aquele que foi iniciado na Maçonaria, será sempre um Maçom, mesmo estando ele placetado. A condição é iniciática, daí a atenção deve ser tomada antes da iniciação para que não se venha amargar uma decepção mais tarde.

É bem verdade, que cada caso é um caso e, por exemplo, um Quite Placet é direito e não há como menosprezar ninguém por ser portador desse documento maçônico.

Pode ser questionável o portador o ex-ofício, entretanto uma análise justa deve ser considerada. Em assim sendo, tanto em um caso quanto o outro, prevalece o caráter iniciático, ou seja, o Irmão que foi iniciado na Maçonaria é Maçom. O que difere é o direito do obreiro que ficará suspenso, talvez por vontade própria dele, ou a ele imposta pelo seu não cumprimento com o dever.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 404 Florianópolis (SC) 09 de outubro de 2011

PORQUÊ "MEU IRMÃO", E NÃO "MEU AMIGO"?

PORQUÊ "MEU IRMÃO", E NÃO "MEU AMIGO"?
Paulo M.

Os maçons tratam-se, entre si, por "irmão", tratamento que é explicitamente indicado a cada novo maçon após a sua iniciação. Imediatamente após terminada a sessão de Iniciação é normal que todos os presentes cumprimentem o novo Aprendiz com efusivos abraços, rasgados sorrisos e, entre repetidos "meu irmão", "meu querido irmão" e "bem vindo, meu irmão", recebe-se, frequentemente, mais afeto do que aquele que se recebeu na semana anterior.

O que seria um primeiro momento de descontração torna-se, frequentemente, num verdadeiro "tratamento de choque", num momento de alguma estranheza e, quiçá, algum desconforto para o novo Aprendiz. Afinal, não é comum receber-se uns calorosos e sinceros abraços de uns quantos desconhecidos, para mais quando estes nos tratam - e esperam que os tratemos - por irmão... e por tu! Sim, que outro tratamento não há entre maçons, pelo menos em privado - que as conveniências sociais podem ditar, em público, distinto tratamento.

O primeiro momento de estranheza depressa se esvai - e os encontros seguintes encarregam-se de tornar naturalíssimo tal tratamento, a ponto de se estranhar qualquer "escorregadela" que possa suceder, como tratar-se um Irmão na terceira pessoa... Aí, logo o Aprendiz é pronta e fraternalmente corrigido, e logo passa a achar naturalíssimo tratar por tu um médico octogenário, um político no ativo, ou um professor universitário. E de facto assim é: entre irmãos não há distinção de trato.

Não se pense, todavia, que todos se relacionam do mesmo modo. Afinal, não somos abelhas obreiras, e mesmo entre essas há as que alimentam a rainha ou as larvas, as que limpam a colmeia, e as que recolhem o néctar. Do mesmo modo, todos os maçons são diferentes, têm distintos interesses, e não há dois que vivam a maçonaria de forma igual. É natural que um se aproxime mais de outro, mas tenha com um terceiro um relacionamento menos intenso. Não é senão normal que, para determinados assuntos, recorra mais a um irmão, e para outros a outro - e podemos estar a falar de algo tão simples quanto pedir um esclarecimento sobre um ponto mais obscuro da simbologia, ou querer companhia ao almoço num dia em que se precise, apenas, de quem se sente ali à nossa frente, sem que se fale sequer da dor que nos moi a alma.

Mas não serão isto "amigos"? Porquê "irmãos"? Durante bastante tempo essa questão colocou-se-me sem que a soubesse responder. Sim, havia as razões históricas, das irmandades do passado, mas mesmo nessas teria que haver uma razão para tal tratamento. O que leva um punhado de homens a tratarem-se por "irmão" em vez de se assumirem como amigos? Como em tanta outra coisa, só o tempo me permitiu encontrar uma resposta que me satisfizesse. Não é, certamente, a única possível - mas é a que consegui encontrar.

Quando nascemos, fazêmo-lo no seio de uma família que não temos a prerrogativa de escolher. Ninguém escolhe os seus pais ou irmãos de sangue; ficamos com aqueles que nos calham. O mais natural é que, em cada núcleo familiar, haja regras conducentes à sua própria preservação e à de todos os seus elementos, regras que passam, forçosamente, pela cooperação entre estes. É, igualmente, natural que esse fim utilitário, de pura sobrevivência, seja reforçado por laços afetivos que o suplantam a ponto de que o propósito inicial seja relegado para um plano inferior. É, assim, frequente que, especialmente depois de atingida a idade adulta, criemos laços de verdadeira e genuína amizade com os nossos irmãos de sangue, que complementa e de certo modo ultrapassa, em certa medida, os meros laços de parentesco.

Do mesmo modo, quando se é iniciado numa Loja - e a Iniciação é um "renascimento" simbólico - ganha-se de imediato uma série de Irmãos, como se se tivesse nascido numa família numerosa. Neste registo, os maçons têm, uns para com os outros, deveres de respeito, solidariedade e lealdade, que podem ser equiparados aos deveres que unem os membros de uma célula famíliar. Porém, do mesmo modo que nem todos os irmãos de sangue são os melhores amigos, também na Maçonaria o mesmo sucede. Não é nenhum drama; o contrário é que seria de estranhar. Diria, mesmo, que é desejável e sadio que assim suceda, pois a amizade quer-se espontânea, livre e recíproca. E, tal como sucede entre alguns irmãos de sangue, respeitam-se e cumprem com os deveres que decorrem dos laços que os unem, mas não estabelecem outros laços para além destes. Pode acontecer - e acontece. Mas a verdade é que o mais frequente é que, especialmente dentro de cada Loja, cada maçon encontre, de entre os seus irmãos, grandes amigos - e como são sólidos os laços de amizade que se estabelecem entre irmãos maçons!

 Fonte: http://a-partir-pedra.blogspot.com.br

domingo, 21 de março de 2021

SUBSTITUIÇÃO E JÓIA

SUBSTITUIÇÃO E JÓIA
(republicação)

Em 08/03/2017 o Respeitável Irmão Danilo Rezende Lopes, Loja Oito de Maio, 3.927, REAA, GOB-PR, Oriente de Ubiratã, Estado do Paraná, formula a seguinte pergunta:

Peço sua ajuda para esclarecer se quando o Primeiro Vigilante substitui o Venerável Mestre em Sessão Ritualística, deve usar a Joia do Cargo (Esquadro), sem usar os paramentos (Punho e Avental de Mestre Instalado) ou deverá portar a Joia e paramentos de Primeiro Vigilante.

CONSIDERAÇÕES:

Basta que o substituto use a joia, já que a substituição é apenas temporária pela ausência do titular. As joias correspondem aos cargos e os seus respectivos lugares, portanto quem ocupa o cargo usa a insígnia correspondente.

O que não entra nessa classificação é o avental, pois ele é específico do Mestre Maçom que passou pela cerimônia de instalação. Os punhos são geralmente usados apenas pelo Venerável Mestre no exercício da sua função. No caso do cargo estar preenchido precariamente pelo Primeiro Vigilante não é necessário o seu uso.

Lembro que nas Sessões Magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, havendo ausência do titular, conforme previsto no GOB, somente assume um Mestre Maçom portador do título honorífico de Instalado da Loja, preferencialmente o mais recente. Nunca é demais mencionar que Mestre Instalado não é Grau.

Às vezes, procedimentos simples e singelos acabam se tornando um verdadeiro “abacaxi” para ser resolvido, isso porque não raras vezes surgem adaptações e enxertos que acabam se tornando Lei. Como não bastasse o enxerto do Mestre Instalado no REAA, o que não é original nessa vertente de Maçonaria, inventaram também paramentos diferenciados para os Vigilantes (avental e punhos). Nada disso é original no Rito em questão, entretanto viraram procedimentos legais por fazerem parte do ritual.

Para que não haja esse troca-troca de paramentos, em havendo preenchimento por ausência, o substituto usa a joia do titular.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

VENERÁVEL, É O CARGO MAIS HUMILDE DE UMA LOJA?

VENERÁVEL, É O CARGO MAIS HUMILDE DE UMA LOJA?
Ir∴Nicolau B. Lütz Netto - ARLS ACÁCIA PORTOALEGRENSE, 3612, RM, GOB/RS - Membro Correspondente da Loja Francisco Xavier Ferreira de Pesquisas Maçônicas

As escolhas para a composição de uma chapa para concorrer aos cargos diretivos da Loja nem sempre decorre de um consenso natural, espontâneo, pacífico e harmônico havido entre todos os mestres de seu quadro de obreiros.

Os arranjos para tais composições se realizam também através da observação feita por um grupo que é formado pelo entendimento de dar continuidade ao modelo administrativo vigente ou pelo entendimento de outro grupo que pretende implantar um novo modelo administrativo, dividindo-se entre grupos de situação ou de oposição, ambos visando o fortalecimento e engrandecimento da Loja, melhores condições de trabalho e de harmonia para todos os integrantes da Oficina e suas relações com a Obediência, com as demais coirmãs.

Também existe a possibilidade de se firmar a tentação vaidosa de algum dos integrantes pretendendo assumir o malhete do comando da Loja apenas para a satisfação de um projeto pessoal no desafio da competição visando impor sua pretensão de se sentir líder, através de ardilosos argumentos, promessas feitas até mesmo garantindo retribuições de repassar o cargo, no futuro, para cada eleitor que sufragar o seu nome na eleição presente.

Disputas acirradas podem ser constatadas não através de planos de gestão, mas, simplesmente pelas vinculações pessoais de amizade, identificações de simpatias pessoais que prejudicam o futuro da Loja, criando verdadeiros rachas, antagonismos que, não raro, resultam em defecções de dedicados Irmãos para a formação de outra oficina quando não resultam em filiações coletivas em oficina existente.

O cargo de Venerável Mestre muitas vezes é o principal objetivo a ser conquistado por aquele Irmão que se acha capacitado para exercer o Primeiro Malhete, independente da avaliação dos demais Irmãos. O cargo de Venerável Mestre, autoridade máxima da Loja Maçônica, pode ser ambição pessoal de alguém que nunca exerceu responsabilidades de Primeiro ou Segundo Vigilante, de Secretário, Orador ou de Tesoureiro, daquele Irmão que frequenta a Loja burocraticamente, opinando em tudo, questionando tudo e todos, trazendo sua contribuição de inteligência na resolução de problemas eventuais... Aquele que se encarrega de dirigir uma comissão para uma festa, um evento, uma programação que lhe possibilite brilhar sob os holofotes do sucesso do empreendimento e que lhe permita receber os aplausos por tal missão isolada cumprida com esmero.

Assim, com os olhos vendados pela vaidade, muitos candidatos de si mesmos ao cargo de Venerável Mestre deixam de ver a profundidade das lições contidas nas disposições da dinâmica do exercício do Rito adotado por sua Loja, tal como se configuram no desenvolvimento da prática do Ritual, conforme sugerem as lições contidas na dinâmica de qualquer Sessão que se realizam em Loja.

Com efeito, todos os ritos sugerem a conduta do Venerável Mestre como função mais dependente e de humildade no desenvolver das atividades em Loja.

O Venerável Mestre, nas lições trazidas pelo conteúdo dos rituais é aquele que indaga sobre as atividades em loja. O Venerável Mestre é aquele que solicita providências para serem transmitidas pelos Irmãos Vigilantes aos Irmãos ocupantes dos demais cargos. Cabe ao Venerável Mestre indagar o que é necessário para se realizar uma Sessão Ritualística. É ele quem pergunta o horário para início dos trabalhos e busca respostas de perguntas que se transferem do Primeiro para o Segundo Vigilante para o início dos trabalhos.

O Venerável Mestre é quem pergunta ao Secretário o relatório das sessões anteriores, a correspondência emitida ou recebida, as anotações das alterações havidas no quadro de obreiros.

É o Venerável Mestre é quem anuncia as alterações de temas que se desenvolvem durante a Sessão e incumbe aos demais ocupantes de cargos as providências que devem ser tomadas para execução do ritual.

Sem as respostas dos Irmãos Vigilantes o Venerável Mestre não poderá declarar aberta uma sessão ritualística assim como, sem a resposta do Irmão Orador, não poderá providenciar no encerramento dos trabalhos.

A dinâmica contida no ritual que rege a Sessão Maçônica traz consigo a lição sobre as condutas do Venerável Mestre em Loja e sua postura maçônica diante de todo o quadro de loja, sintetizada na mensagem de humildade, de prestação de serviços sob dependência e sob subordinação das respostas vindas de todas as direções da Loja para que o Primeiro Malhete possa exercer as suas funções.

É na simples leitura do Ritual de qualquer sessão maçônica que se infere as condutas sugeridas para o Venerável Mestre, posto que, todos os requisitos essenciais para o funcionamento Justo e Perfeito de uma Sessão Maçônica se diluem entre os integrantes da Loja contribuindo com informações e atividades que permitam ao Venerável Mestre dirigir os trabalhos em Loja.
Através da simples leitura do Ritual da Sessão Maçônica colhemos a lição sobre a necessidade de humildade que o cargo exige, pois, sem a harmoniosa interação com os demais cargos, o Venerável Mestre não poderia agir posto que todas as suas ações em Loja dependem da cooperação imprescindível do atendimento das necessidades apresentadas pelo Venerável Mestre, o impossibilitando de dirigir os trabalhos sozinho.

Diante da simples leitura do Ritual da Sessão Maçônica, fica expressamente afastada qualquer hipótese de vaidade, de soberba, de arrogância e até mesmo de Poder Absoluto do Venerável Mestre sobre os demais integrantes do quadro de obreiros de sua Oficina.

Fonte: http://goeam.com.br