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sexta-feira, 27 de agosto de 2021

SIMBOLISMO DOS TRÊS DEGRAUS

Em 11.01.2021 o Respeitável Irmão Orlando dos Santos Souza, Loja Amor ao Trabalho do Rio, 10, Grande Oriente do Rio de Janeiro (COMAB), REAA, Oriente de Olaria, Estado do Rio de Janeiro, formula a seguinte questão:

ORIGEM E SIMBOLISMO DOS TRÊS DEGRAUS NA PORTA DO TEMPLO.

Gostaria de alguma informação sobre a origem, o significado e simbolismo dos três degraus que ficam a entrada da porta no Ocidente, na entrado do Templo. Ah, é interessante que ninguém contabiliza como degraus do Templo.

CONSIDERAÇÕES:

O número três como unidade ternária sempre está presente nas concepções iniciáticas da Moderna Maçonaria. Especialmente, no caso dos degraus, aqueles que levam ao sólio.

Corretamente (embora isso muitas vezes não se apresente), no REAA, o espaço de trabalho da sala da Loja deve conter sete degraus assim distribuídos: um degrau para o Oriente, três para o sólio, dois para a cátedra do 1º Vigilante e um para a do 2º Vigilante.

Essa distribuição de degraus na Loja, quando somada chega ao número sete, número este que tem alto valor para a doutrina iniciática.

Dentre outros, o número sete representa no REAA a criação; o shabat, e envolve as propriedades de uma obra construída conforme as exigências da Arte.

Ainda o número sete alude às Sete Ciências e Artes Liberais. Dividida por Boécio em trivium e quadrivium, menciona no primeiro grupo a Gramática, a Retórica e a Lógica e no segundo grupo a Aritmética, Geometria, Música e Astronomia. Todas matérias apropriadas para as instruções especulativas da Moderna Maçonaria, com destaque para a Quinta Ciência – a Geometria.

Assim o ternário menciona o trivium, como também representa os três graus da Moderna Maçonaria no seu franco-maçônico básico universal, ou seja, Aprendiz, Companheiro e Mestre. Alguns rituais apresentam os três degraus na Loja de Aprendiz, tanto no Painel (pórtico), assim como no sólio, como a representação hierárquica das Luzes da Loja – o 1º degrau para o 2º Vigilante; o 2º para o 1º Vigilante e o 3º para o Venerável Mestre. Essa distribuição pode ser conferida na disposição topográfica dos lugares das Luzes da Loja – três para o trono, dois para o 1º Vigilante e um para o 2º Vigilante.

Algumas gravuras também trazem nos degraus as respectivas joias desses cargos.

Três degraus também sugerem, simbolicamente, o tempo de aprendizado do iniciado na sua primeira etapa da jornada.

Infelizmente, nem sempre encontramos a decoração correta para o REAA, sobretudo na distribuição desses degraus. Tem sido comum encontrarmos quatro degraus para o Oriente, em vez de um, o que é um equívoco, mas que infelizmente é característica em muitos templos do escocesismo que sofreram influência do Rito dos 7 Graus, ainda no século XIX.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

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