ELEMENTOS
1º - Os quatro elementos da tradição hermética foram incorporados no simbolismo maçônico: Terra, Água, Ar e Fogo, representam os quatro tipos primordiais das manifestações naturais.
2º - Cada um desses elementos simboliza a união de duas qualidades: Frio-Seco, Frio-Úmido, Quente-Úmido, Quente-Seco, qualidades elas mesmas derivadas da noção Qualidade-Quantidade. Os elementos reproduzem assim o ciclo das manifestações naturais.
3º - Na iniciação maçônica, as purificações se processam por meio dos quatro elementos. Jules Boucher vê nisso "um provável resíduo de uma simbolização totêmica do desenvolvimento da Vida com o auxílio e através dessas entidades elementares primordiais".
4º - O primeiro elemento é a Terra, domínio subterrâneo onde se desenvolvem germes e sementes e que o Recipiendário encontra na Câmara de Reflexão onde é encerrado. A primeira viagem é relacionada com o Ar, a segunda com a Água, a terceira com o Fogo.
5º - Aqui são encontrados de novo os dados da Astrologia tradicional: ao elemento Fogo corresponde o amor, o entusiasmo; ao elemento Água, a sensibilidade e a emotividade; ao elemento Ar, a intelectualidade; ao elemento Terra, a materialidade.
Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário