O Respeitável Irmão Emerson Cesar Vaccaro, Assessor do Gabinete do Grão-Mestre Geral, Loja Pilar da Arte Real, 3677, REAA, GOB, Oriente de Pilar do Sul, Estado de São Paulo, apresenta as dúvidas seguintes:
DO SINAL PARA A BATERIA
Tomei a liberdade de pedir seu apoio como grande sábio do REAA para dirimir algumas dúvidas.
1 - Quando estamos no sinal de ordem e precisamos fazer a bateria do grau, o correto é: a) desfazer o sin∴, levando a m∴ até o o∴ d∴, descender o braço sobre o corpo e depois fazer a bateria do grau. b) retira a mão direita da g∴ e já faz a bateria do grau.
2 - Vi sua postagem desta semana no Facebook sobre as novas orientações do Mestre Maçom que estão no SOR e que devemos implantar imediatamente. O mesmo se aplica aos demais orientações publicadas no SOR dos graus de Aprendiz Maçom e Companheiro Maçom?
3 - Existe alguma previsão para emissão de novos rituais que contemplem estas novas orientações?
Amanhã com certeza estarei assistindo sua palestra.
CONSIDERAÇÕES:
1 - Quando dessa passagem ritualística na abertura dos trabalhos o procedimento é o que está indicado no Sistema de Orientação Ritualística do 1º e 2º Grau, isto é, nessa oportunidade, antes de executar a Bat∴ não se volta ao Sinal de Ord∴. Explica-se: faz-se o Sin∴ Pen∴ e, sem voltar ainda ao Sin∴ de Ord∴, coloca-se primeiro a m∴ esq∴ espalmada à frente - que fica parada - e nela se dá com a m∴ dir∴ as ppanc∴ do Grau – depois volta-se à Ordem. Notadamente, em se estando com o Sin∴ de Ord∴ composto, em nenhuma condição ele é desfeito se não pelo Sin∴ Pen∴ respectivo, isto é, não se desfaz o Sin∴ diretamente sem antes completa-lo pela pen∴ simbólica (vide explicações no Cobridor do Grau – SOR, Aprendiz). Dada a essa regra ritualística é que na ocasião mencionada (antes da Bat∴), não se volta à Ordem naquele momento, mas imediatamente prepara-se o gestual para a execução do aplauso pela Bat∴.
2 – O Sistema de Orientação Ritualística, amparado pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral é para aplicação imediata nos rituais dos três graus simbólicos. Destaco que o guardião dos Rituais do GOB é o Grão-Mestre Geral.
3 – Creio que em breve o Soberano Grão-Mestre autorizará as novas edições e, certamente nelas estarão inseridas todas as correções e orientações previstas pelo SOR.
Concluindo, os rituais por muito tempo vêm sendo editados com vícios e equívocos. O Sistema de Orientação Ritualística busca assimilar e justificar as práticas antes de uma nova edição.
Esse é o principal objetivo do SOR, ou seja, justificar e ensinar a ritualística para que o maçom saiba dos porquês do Rito e da sua liturgia maçônica. A estrutura dos rituais permanecerá a mesma, contudo, aperfeiçoada.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário